Router NOS 4.0

Para mim o importante mesmo é o Ethernet. O Wi-Fi G é muito mau, mas o N safa para as coisas básicas.
Troca o router.
mesmo que o uses apenas como modem (ONT) e faças bypass para bridge mode ficas muito melhor servido com um 6.0 pois tem muito melhor oscillator no ONT interno

Meu irmão mudou um 4.0 para um 6.0 e tem infraestrutura propria tb e voilá os sinais oticos melhoraram dos -8.0 dB para cerca de -4 dB (para leigos isso é o dobro da potencia - brutal)
 
Troca o router.
mesmo que o uses apenas como modem (ONT) e faças bypass para bridge mode ficas muito melhor servido com um 6.0 pois tem muito melhor oscillator no ONT interno

Meu irmão mudou um 4.0 para um 6.0 e tem infraestrutura propria tb e voilá os sinais oticos melhoraram dos -8.0 dB para cerca de -4 dB (para leigos isso é o dobro da potencia - brutal)

O meu ONT neste momento é externo. Estás me a dizer que o interno dos routers é muito melhor?
 
Se o ONT externo da Huawei é melhor ou pior que o usado pela Sagemcom nos routers deles não sei, mas que o 4.0 é um cancro mesmo sem ser no wifi, isso seguramente.
Onde notei isso particularmente foi na UMA. Com o 4.0 estava sempre com bugs a toda a hora. Quando mudei para o 5.0, os bugs da box desapareceram instantaneamente. E a performance de Wi-Fi nem tem comparação.
 
Se o ONT externo da Huawei é melhor ou pior que o usado pela Sagemcom nos routers deles não sei, mas que o 4.0 é um cancro mesmo sem ser no wifi, isso seguramente.
Onde notei isso particularmente foi na UMA. Com o 4.0 estava sempre com bugs a toda a hora. Quando mudei para o 5.0, os bugs da box desapareceram instantaneamente. E a performance de Wi-Fi nem tem comparação.

Acredito nisso tudo. Admito perfeitamente que já estou em modo de velho de 80 anos. Funciona, safa-me, quanto menos malta aqui a mexer e a fazer mudanças, melhor. Tenho a cablagem do ONT toda arrumadinha dentro do ATI, os cabos Ethernet a passar dentro da parede, o router funciona nos mínimos aceitáveis.

A mim só me interessa que o uptime seja bom e o Ethernet estável. O use case crítico que tenho é me ligar remotamente a servidores e fazer downloads de sosreports.

Eu sei bem que posso meter o novo router a fazer simplesmente de ONT e meter outro. Mas não tenho espaço para isso nem vai ficar bonito.

Em relação à pergunta que fiz, sinceramente foi porque tive anos e anos em HFC e nem me lembrava que o router neste caso não faz de modem ou ONT, logo não tenho de me preocupar com o máximo de velocidade a que ele sincroniza.
 
Última edição:
Acredito nisso tudo. Admito perfeitamente que já estou em modo de velho de 80 anos. Funciona, safa-me, quanto menos malta aqui a mexer e a fazer mudanças, melhor. Tenho a cablagem do ONT toda arrumadinha dentro do ATI, os cabos Ethernet a passar dentro da parede, o router funciona nos mínimos aceitáveis.

A mim só me interessa que o uptime seja bom e o Ethernet estável. O use case crítico que tenho é me ligar remotamente a servidores e fazer downloads de sosreports.

Eu sei bem que posso meter o novo router a fazer simplesmente de ONT e meter outro. Mas não tenho espaço para isso nem vai ficar bonito.

Em relação à pergunta que fiz, sinceramente foi porque tive anos e anos em HFC e nem me lembrava que o router neste caso não faz de modem ou ONT, logo não tenho de me preocupar com isso.
Sim sim. Claro que cada um é como cada qual :D Eu só estava a fazer o alerta para o caso de eventualmente notares problemas na rede ou no serviço e n saberes a que se devia e que tal podia estar relacionado com o router, isto porque eu notei bastante diferença. Mas se no teu caso só apanhas problemas no WiFi, 5 estrelas... No teu caso ainda é melhor pq convém mesmo que tenhas o router separado do ONT.
sem duvida. Os ONTs externos da Alcatel e Huawei que a NOS instala (ou instalava) são todos inferiores aos internos que vêm nos Sagemcom
Podes detalhar um pouco melhor? Em que medida mexe com os sinais ópticos? Como é que chegaste a essa conclusão?
Desculpa tanta pergunta, mas fiquei mesmo com curiosidade :D
 
Podes detalhar um pouco melhor? Em que medida mexe com os sinais ópticos? Como é que chegaste a essa conclusão?
Desculpa tanta pergunta, mas fiquei mesmo com curiosidade :D
Os sagemcom tem maior sensibilidade - o oscilador interno do ONT dos sagemcom deve ser de melhor qualidade
Em várias alterações que acompanhei de familiares meus que passaram do Huawei ou Alcatel para o Sagemcom 6.0 verificou-se um aumento de cerca do dobro na potencia nos sinais óticos - por exemplo, a minha mãe qd trocou o Router 4.0 para 6.0 a potencia do sinal ótico 1550nm (CATV) passou dos -8dB para -4dB (para leigos isso é mais do dobro)
 
@migabc eish, isso era o que eu precisava que me acontecesse :D
Porque o meu sinal de CATV tb está muito baixo (-6.9dB), mas eu já tenho o 5.0 (F5657)... Sabes se faria diferença do F5657 para o F5670?
 
@migabc eish, isso era o que eu precisava que me acontecesse :D
Porque o meu sinal de CATV tb está muito baixo (-6.9dB), mas eu já tenho o 5.0 (F5657)... Sabes se faria diferença do F5657 para o F5670?
sim, já vi melhorias do 5.0 para o 6.0 mas neste caso não será para o dobro como qd se vem do 4.0
ao mudar do 5.0 para o 6.0 deves conseguir melhorar 1 ou 2 dB apenas - o que é bom
Mas melhor que isso pede para te verificarem os sinais no poste (ou na entrada do prédio se for caso disso) - verifica tb todo o drop (desde o poste até a tua casa) e mesmo o cabo amarelo dentro de casa - a fibra como usa sinais óticos (feixes de luz) não deve ter curvas apertadas - sempre que seja necessário uma curva confirma que a mesma tem diâmetro não inferior a 5cm
 
@migabc o último técnico que cá esteve (por outro assunto - instalar uma box) é que reparou que o sinal estava baixo e prontificou-se proativamente a ver o que se passava. Viu o patchcord (e disse que estava ok), refez a fusão da fibra dentro de casa (nada mudou), foi ao PLC (disse que o cabo de drop não ficou bem amarrado por quem instalou e, em vez de estar fixado no suporte próprio do PLC, ficou pendurado por si próprio - ele amarrou devidamente, o sinal melhorou umas décimas, de -7 para -6.9). E disse que não conseguia fazer mais... Mas não é só CATV (o sinal de internet RX está igualmente baixo, nos -24.5... acho que só o de TX está ok)
 
@tomas_loeps és de uma zona onde foi a VDF a fibrar? Eu também tenho sinais dessa ordem, e na altura o técnico disse que esta zona tinha sido fibrada pela VDF (que eu já sabia), e que em zonas como esta os sinais por norma são piores porque a VDF não presta tanta atenção a estas oscilações. Ele disse mesmo que para a VDF o sinal CATV não era importante.
Inclusive ele fazia também instalações VDF e lá as margens do sinal “aceitável” eram muito menos restritas que a NOS (a NOS é mais exigente).
Por acaso nunca tive problemas, ainda bem, mas sei que os valores podiam ser melhores. Mesmo com nova fusão os valores melhoram pouco.
 
@celituhh por acaso, não :D
Fibra da NOS mesmo. Mas o problema até pode nem ser nas fibras em si, talvez. Não sei se até nem pode estar no OLT, por exemplo :\
E, nesse caso, até podes ter melhor na Vodafone do que na NOS. Ou seja, apesar de partilharem a mesma infraestrutura passiva, a componente ativa também pode fazer a diferença.
 
@celituhh humm, então não deve ser problema na parte ativa :D
Já agora, uma questão, como se comporta a tua ligação para speedtests fora de Portugal?

É que há uns tempos para cá noto que para vários pontos da Europa para lá de Madrid, Paris, Londres não consigo o download contratado (500 Mbps). Como cá dentro e até às cidades que falei atrás até conseguia atingir, ainda pensei que fosse alguma congestão/falta de capacidade no backbone da NOS. A questão é que começaram aí aparecer speedtests de ligações Gigabit FTTH da NOS a conseguir dar o máximo exatamente para os mesmos servers que eu não consigo. Logo, a hipótese de ser do backbone diria que fica afastada... Será o router? Tenho o F5657
 
@celituhh humm, então não deve ser problema na parte ativa :D
Já agora, uma questão, como se comporta a tua ligação para speedtests fora de Portugal?

É que há uns tempos para cá noto que para vários pontos da Europa para lá de Madrid, Paris, Londres não consigo o download contratado (500 Mbps). Como cá dentro e até às cidades que falei atrás até conseguia atingir, ainda pensei que fosse alguma congestão/falta de capacidade no backbone da NOS. A questão é que começaram aí aparecer speedtests de ligações Gigabit FTTH da NOS a conseguir dar o máximo exatamente para os mesmos servers que eu não consigo. Logo, a hipótese de ser do backbone diria que fica afastada... Será o router? Tenho o F5657
Deixa aqui alguns servers específicos para que possa comparar com exatidão. ;)
 
Back
Topo