1. Serve.Malta deixem-me fazer duas perguntas rápidas:
1. Se fizer upgrade para 500 mbps este router já não serve?
2. Se tiver de fazer upgrade para outro router, será que a NOS me deixa manter o ONT separado como é a configuração atual?
Obrigado.
Os routers da NOS todos permitem tambémNão é melhor mudar para a meo? O router deles permite fazer modo bridge e essas questões deixam de ser um problema
Os routers da NOS todos permitem também
Não é bem isso. Não dá para manter o ONT separado mas podes meter o router em modo bridge, que te permite ter um IP público novo se te ligares na porta 4 do router.Trocaste-me as voltas. Então quer dizer que posso fazer upgrade para um router dos novos da NOS, e manter o ONT separado?
Não é bem isso. Não dá para manter o ONT separado mas podes meter o router em modo bridge, que te permite ter um IP público novo se te ligares na porta 4 do router.
Se não for indiscrição, porque pretendes o ONT separado do router? É por alguma questão de espaço em casa ou logística? Ou tem uma motivação mais técnica?
Repara que até ao router vai um finíssimo cabo de fibra. Mais espaço que um cabo de rede não ocupa.Ah já entenibcera6edi. No fundo é ao contrário, em bridge posso meter um router a fazer apenas de ONT.
Espaço em casa e preguiça de mexer no que já está em termos de tomadas e tubagem.
Repara que até ao router vai um finíssimo cabo de fibra. Mais espaço que um cabo de rede não ocupa
Bridge é como se o teu router de outra marca qualquer que não o da operadora estivesse ligado directamente à wan.
Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.Sim eu sei, é como eu disse, o router fica a fazer praticamente de mero ONT. Quando o modo bridge está ligado, a LAN do router fica automaticamente desativada certo?
Atenção que não precisas de recorrer a um pigtail ou a uma tomada nova. O cabo de fibra que vem do exterior (que é um pouco mais grosso mas mais fino do que qualquer cabo de rede) pode vir do exterior, passar pela tubagem e ligar diretamente na divisão em que queres. Depois é só fazer um pequeno buraco na parte inferior da tomada para o cabo de fibra sairMas fica feio. Quero passar por dentro da tubagem, e para isso tenho de tirar um dos cabos LAN e alterar a tomada terminal. Eu sei que é algo possível, e sei como o fazer eu mesmo, mas ando demasiado ocupado e sem tempo para me meter a fazer isso. Não quero o técnico a fazê-lo.
Quando for para meter um router AIO, chamo a NOS já com o pigtail de fibra puxado da ATI para o sítio do router, e terminado decentemente na tomada.
Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.
Tudo o resto (as outras LAN e o wifi do router) continuam a funcionar normalmente.
Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.
Tudo o resto (as outras LAN e o wifi do router) continuam a funcionar normalmente.
Atenção que não precisas de recorrer a um pigtail ou a uma tomada nova. O cabo de fibra que vem do exterior (que é um pouco mais grosso mas mais fino do que qualquer cabo de rede) pode vir do exterior, passar pela tubagem e ligar diretamente na divisão em que queres. Depois é só fazer um pequeno buraco na parte inferior da tomada para o cabo de fibra sair
Sim, é exactamente isso. No meu caso está configurado como 192.169.1.0/24 e 192.168.100.0/24
Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XDMas fica feio. Quero passar por dentro da tubagem, e para isso tenho de tirar um dos cabos LAN e alterar a tomada terminal. Eu sei que é algo possível, e sei como o fazer eu mesmo, mas ando demasiado ocupado e sem tempo para me meter a fazer isso. Não quero o técnico a fazê-lo.
Quando for para meter um router AIO, chamo a NOS já com o pigtail de fibra puxado da ATI para o sítio do router, e terminado decentemente na tomada.
Sim eu sei, é como eu disse, o router fica a fazer praticamente de mero ONT. Quando o modo bridge está ligado, a LAN do router fica automaticamente desativada certo?
Os técnicos da NOS não são mesmo 100% de confiança. A quantidade de problemas e histórias que já ouvi e que eu próprio vivi...Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XD
Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XD
Estou para fazer esta troca também, a NOS quer muito trocar-me para um GigaRouter...
@Jotenko quando eu falei em LAN 1 e LAN 2 estava a falar das portas físicas LAN 1 e LAN 2, duas ligações RJ45 que existem em todos os routers.
O bridge cria-te um IP público para o exterior adicional, é como uma rede nova. Ficas com dois IPs públicos 95.X.X.X e 82.X.X.X