Router NOS 4.0

Presumo que tens FTTH para estares a perguntar pelo ONT e nesse caso não sei sequer se precisas do router da NOS mas precisando e querendo fazer tudo fácil e rápido é colocar a porta 4 em bridge ligar ao ax3600 e configurar tudo lá. Vais é ficar com um IP externo que não é o da "tua casa" mas acho que não interfere com as boxes UMA V2 por isso não deve ter problemas.
 
Presumo que tens FTTH para estares a perguntar pelo ONT e nesse caso não sei sequer se precisas do router da NOS mas precisando e querendo fazer tudo fácil e rápido é colocar a porta 4 em bridge ligar ao ax3600 e configurar tudo lá. Vais é ficar com um IP externo que não é o da "tua casa" mas acho que não interfere com as boxes UMA V2 por isso não deve ter problemas.
A box uma nem me importa muito porque é muito raro usar mesmo, só não ponho pacote só net e telemóvel porque os preços não compensam, activando o modo bridge convém desligar o dhcp no router da nos? Achas que fico melhor servido com este router da xiaomi ou vale a pena negociar e tentar que me coloquem o giga router? Futuramente tenho intensao de comprar o ax 1800 também da xiaomi e colocar num ponto estratégico da casa e ligar por mesh ao ax 3600.
 
Presumo que tens FTTH para estares a perguntar pelo ONT e nesse caso não sei sequer se precisas do router da NOS mas precisando e querendo fazer tudo fácil e rápido é colocar a porta 4 em bridge ligar ao ax3600 e configurar tudo lá. Vais é ficar com um IP externo que não é o da "tua casa" mas acho que não interfere com as boxes UMA V2 por isso não deve ter problemas.
Continuo sem perceber, porque sempre que perguntam para ligar outro router, dizem para ligar na porta 4 e o modo bridge.
Para usar outro router não é necessário o modo bridge nem ele ser ligado na porta 4!
E vou repetir isto as vezes que forem precisas até que isto fique bem percebido!
 
A box uma nem me importa muito porque é muito raro usar mesmo, só não ponho pacote só net e telemóvel porque os preços não compensam, activando o modo bridge convém desligar o dhcp no router da nos? Achas que fico melhor servido com este router da xiaomi ou vale a pena negociar e tentar que me coloquem o giga router? Futuramente tenho intensao de comprar o ax 1800 também da xiaomi e colocar num ponto estratégico da casa e ligar por mesh ao ax 3600.
Ao ligares na porta Wan do novo router, estas a quebrar rede, pelo que o dhcp do outro router não interessa.
Primeiro, o dhcp do router da nos não dá para ser desactivado.
Segundo, se desse, depois não atribuía ip's nas restantes 3 portas que não liga as ao novo router.
 
Continuo sem perceber, porque sempre que perguntam para ligar outro router, dizem para ligar na porta 4 e o modo bridge.
Para usar outro router não é necessário o modo bridge nem ele ser ligado na porta 4!
E vou repetir isto as vezes que forem precisas até que isto fique bem percebido!
Mas por exemplo se não activar o modo bridge, depois quando quiser abrir portas terei de abrir nos dois routers?
 
Mas por exemplo se não activar o modo bridge, depois quando quiser abrir portas terei de abrir nos dois routers?
Certo, nesse caso é exactamente porque se usa o modo bridge.
O modo bridge não tem nada a ver com usar outro router e sim em facilitar apresentação de serviços internos para a Internet. Resumindo para facilitar o acesso a partir da Internet à rede interna.
Nesse cado o melhor é ligar o modo bridge no router da nos e depois configurar os portos necessários no novo router para se aceder da Internet aos equipamentos internos.
Edit: mas por favor não me reencaminham o porto 3389 (RDP) da Internet para uma máquina interna! É uma das maiores idiotices que já vi!
 
Certo, nesse caso é exactamente porque se usa o modo bridge.
O modo bridge não tem nada a ver com usar outro router e sim em facilitar apresentação de serviços internos para a Internet. Resumindo para facilitar o acesso a partir da Internet à rede interna.
Nesse cado o melhor é ligar o modo bridge no router da nos e depois configurar os portos necessários no novo router para se aceder da Internet aos equipamentos internos.
Para ti qual a melhor configuração, já vi que percebes disto, a minha ideia será desactivar a rede Wi-Fi do router da nos mas caso seja possível usar as portas de rede do mesmo caso seja possível ficar tudo na mesma rede, ou seja puder por exemplo ter um servidor e aceder a ele de qualquer equipamento(estando ligado tanto ao router da nos como ao xiaomi), caso não seja possível compro um switch e ligo ao router da xiaomi para ficar com mais portas, falo nisto porque pretendo configurar um server com emby e a máquina em questão não tem capacidade para fazer transcoding (que só é feito quando acedes a ele através de uma rede externa), se ficar tudo como rede local ele faz direct play, não sei se me fiz entender [emoji38][emoji38]
 
Se queres ter tudo na mesma rede tens que por um switch.
Ao usares a porta Wan no router estás a "quebrar" a rede e a colocar uma Nat firewall no meio.
Teoricamente conseguias, se não ligasse o modo bridge no router da nos, o que faria com que a porta Wan do xiaomi recebesse um ip interno do router da nos, e depois configurasses rotas nos pc's ligados ao router da nos, para mandar para o xiaomi, e desabilitasses a firewall deste.
Mas não compensa o esforço.
 
Se queres ter tudo na mesma rede tens que por um switch.
Ao usares a porta Wan no router estás a "quebrar" a rede e a colocar uma Nat firewall no meio.
Teoricamente conseguias, se não ligasse o modo bridge no router da nos, o que faria com que a porta Wan do xiaomi recebesse um ip interno do router da nos, e depois configurasses rotas nos pc's ligados ao router da nos, para mandar para o xiaomi, e desabilitasses a firewall deste.
Mas não compensa o esforço.
Então a melhor solução será ligar por modo bridge e usar apenas o router da nos para alimentar o xiaomi, ligando depois tudo o resto ao xiaomi, nesta opção fica o dhcp activo no xiaomi ao contrário é que se desactiva certo?
 
Se usares a porta Wan do xiaomi tens que ter sempre o dhcp ativo neste, a não ser que tenhas outro servidor dhcp nesta rede.
Só não ligava caso não ligasse a porta Wan e sim a uma das internas, nesse caso estavas a usar o xiaomi como switch+ap, e estava tudo na mesma rede com o da nos, sendo o dhcp do da nos o ativo.
 
Se usares a porta Wan do xiaomi tens que ter sempre o dhcp ativo neste, a não ser que tenhas outro servidor dhcp nesta rede.
Só não ligava caso não ligasse a porta Wan e sim a uma das internas, nesse caso estavas a usar o xiaomi como switch+ap, e estava tudo na mesma rede com o da nos, sendo o dhcp do da nos o ativo.
Nesta situava vês algum sentido em tentar trocar o power router 4.0 pelo novo 5.0?
 
Quero expandir a cobertura wifi em minha casa e precisava de uma ajuda.
Tenho o Power Router da NOS no sótão e passei um cabo de rede para o andar de baixo, que liguei a um mi router 4 (versão gigabit). Tenho algumas lâmpadas inteligentes, assistentes de voz, chromecast e impressora sem fios e tenho tido alguns problemas de conectividade.
Apenas um router não é suficiente para toda a casa, pelo que gostaria de saber qual a melhor maneira para fazer uma espécie de rede mesh aqui em casa com os dois routers que tenho, de modo a ter apenas uma rede única por causa da compatibilidade entre os dispositivos.
Obrigado desde já pela ajuda!
 
Última edição:
Isso é uma das hipóteses, cado não se ligue o bridge.
A porta Wan do xiaomi recebe um IP interno, e no router da nos colocas esse IP na dmz.
Mas se é mesmo necessário ter serviços acessíveis da Internet para dentro, é mais fácil o bridge.
 
Continuo sem perceber, porque sempre que perguntam para ligar outro router, dizem para ligar na porta 4 e o modo bridge.
Para usar outro router não é necessário o modo bridge nem ele ser ligado na porta 4!
E vou repetir isto as vezes que forem precisas até que isto fique bem percebido!

Se tivesses lido o que disse não tinhas feito este comentário, eu disse que o modo mais fácil era ligar o bridge, porque já adivinhava as dúvidas sobre todo o processo ao não o fazer. Eu sei muito bem que não é necessário "bastando" atribuíres um IP fixo ao novo router e depois criares uma regra DMZ para esse IP e simulas assim, até um ponto, o modo bridge do router da NOS. Agora no caso de alguém que nitidamente está perdido nos passos a seguir o mais simples é atribuir bridge à porta 4 e depois configurar o router da Xiaomi como se fosse o router principal da rede e deixá-lo gerir tudo.

E só um aparte usar a porta WAN no router da xiaomi não tem de quebrar nada, isto se o firmware for semelhante ao do router 4 porque em modo AP ele usa todas as portas como se fosse um simples switch e deixa todas as características de router desligadas, como firewall, portforwarding e DHCP server...
 
Se tivesses lido o que disse não tinhas feito este comentário, eu disse que o modo mais fácil era ligar o bridge, porque já adivinhava as dúvidas sobre todo o processo ao não o fazer. Eu sei muito bem que não é necessário "bastando" atribuíres um IP fixo ao novo router e depois criares uma regra DMZ para esse IP e simulas assim, até um ponto, o modo bridge do router da NOS. Agora no caso de alguém que nitidamente está perdido nos passos a seguir o mais simples é atribuir bridge à porta 4 e depois configurar o router da Xiaomi como se fosse o router principal da rede e deixá-lo gerir tudo.

E só um aparte usar a porta WAN no router da xiaomi não tem de quebrar nada, isto se o firmware for semelhante ao do router 4 porque em modo AP ele usa todas as portas como se fosse um simples switch e deixa todas as características de router desligadas, como firewall, portforwarding e DHCP server...
O que eu comentei é que para ligar outro router, não é preciso bridge, dmz, IP fixo, nada! É ligar a porta wan do novo router a qualquer porta do router da nos e está a andar.

Em relação ao modo ap, assim não tem xiaomi a "gerir a rede". Gerir a rede é atribuir ip"s, ser dns server e gateway. E para isso tudo fica com um segmento de rede separado.

Eu tenho um router Asus que não está a gerir a rede, está somente a fazer de gateway, nat firewall, vpn server e adblocker. O resto da "gestão de rede" é feito numa máquina virtual Windows server que é controlador de domínio, dns server (role obrigatória para controlador de domínio) e role de dhcp.

Por isso estou perfeitamente a par do que é necessário.

No meu caso tenho modo bridge por causa dos serviços que quero ter disponíveis no exterior (vpn server, ftp server, etc) senão não era necessário.
 
O que eu comentei é que para ligar outro router, não é preciso bridge, dmz, IP fixo, nada! É ligar a porta wan do novo router a qualquer porta do router da nos e está a andar.

Pois e assim levas com o double NAT e tudo o que sejam serviços de direcionamento do exterior (como um simples DDNS) vão ter problemas porque o router que usas está a usar um IP interno, mas pronto isso são coisas que tu e eu mais ou menos percebemos mas que a esmagadora maioria não entende.

Edit: E sim eu sei que com ip fixo fica na mesma com problemas.

Em relação ao modo ap, assim não tem xiaomi a "gerir a rede". Gerir a rede é atribuir ip"s, ser dns server e gateway. E para isso tudo fica com um segmento de rede separado.

Sim fica com o xiaomi "burro" mas o interesse dele é ter alcance e velocidade WIFI logo não vejo impedimento nenhum, além de que o router da Xiaomi, se for como o 4, não tem DNS server.

No meu caso tenho modo bridge por causa dos serviços que quero ter disponíveis no exterior (vpn server, etc) senão não era necessário.

Ou seja, quem quiser gerir o básico com uns pózinhos acaba por ser mais simples usar o modo bridge porque tens essas opções, quem quiser só mesmo o básico um simples AP serve bem não precisam de comprar routers, ou então comprem-nos mas deixem-nos em modo AP que serve bem e não se metem em confusões.
 
Back
Topo