Router NOS 4.0

Malta deixem-me fazer duas perguntas rápidas:

1. Se fizer upgrade para 500 mbps este router já não serve?
2. Se tiver de fazer upgrade para outro router, será que a NOS me deixa manter o ONT separado como é a configuração atual?

Obrigado.
 
Malta deixem-me fazer duas perguntas rápidas:

1. Se fizer upgrade para 500 mbps este router já não serve?
2. Se tiver de fazer upgrade para outro router, será que a NOS me deixa manter o ONT separado como é a configuração atual?

Obrigado.
1. Serve.
2. Não. Depois do 4.0 é ONT integrado.
 
Trocaste-me as voltas. Então quer dizer que posso fazer upgrade para um router dos novos da NOS, e manter o ONT separado?
Não é bem isso. Não dá para manter o ONT separado mas podes meter o router em modo bridge, que te permite ter um IP público novo se te ligares na porta 4 do router.

Se não for indiscrição, porque pretendes o ONT separado do router? É por alguma questão de espaço em casa ou logística? Ou tem uma motivação mais técnica?
 
Não é bem isso. Não dá para manter o ONT separado mas podes meter o router em modo bridge, que te permite ter um IP público novo se te ligares na porta 4 do router.

Se não for indiscrição, porque pretendes o ONT separado do router? É por alguma questão de espaço em casa ou logística? Ou tem uma motivação mais técnica?

Ah já entendi. No fundo é ao contrário, em bridge posso meter um router a fazer apenas de ONT.

Espaço em casa e preguiça de mexer no que já está em termos de tomadas e tubagem.
 
Ah já entenibcera6edi. No fundo é ao contrário, em bridge posso meter um router a fazer apenas de ONT.

Espaço em casa e preguiça de mexer no que já está em termos de tomadas e tubagem.
Repara que até ao router vai um finíssimo cabo de fibra. Mais espaço que um cabo de rede não ocupa.

Sim, e podes meter um router de outra marca ou usar o da NOS. Se estás em FTTH em geral o giga router é bom
 
Repara que até ao router vai um finíssimo cabo de fibra. Mais espaço que um cabo de rede não ocupa

Mas fica feio. Quero passar por dentro da tubagem, e para isso tenho de tirar um dos cabos LAN e alterar a tomada terminal. Eu sei que é algo possível, e sei como o fazer eu mesmo, mas ando demasiado ocupado e sem tempo para me meter a fazer isso. Não quero o técnico a fazê-lo.

Quando for para meter um router AIO, chamo a NOS já com o pigtail de fibra puxado da ATI para o sítio do router, e terminado decentemente na tomada.

Bridge é como se o teu router de outra marca qualquer que não o da operadora estivesse ligado directamente à wan.

Sim eu sei, é como eu disse, o router fica a fazer praticamente de mero ONT. Quando o modo bridge está ligado, a LAN do router fica automaticamente desativada certo?
 
Última edição:
Sim eu sei, é como eu disse, o router fica a fazer praticamente de mero ONT. Quando o modo bridge está ligado, a LAN do router fica automaticamente desativada certo?
Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.

Tudo o resto (as outras LAN e o wifi do router) continuam a funcionar normalmente.

Mas fica feio. Quero passar por dentro da tubagem, e para isso tenho de tirar um dos cabos LAN e alterar a tomada terminal. Eu sei que é algo possível, e sei como o fazer eu mesmo, mas ando demasiado ocupado e sem tempo para me meter a fazer isso. Não quero o técnico a fazê-lo.

Quando for para meter um router AIO, chamo a NOS já com o pigtail de fibra puxado da ATI para o sítio do router, e terminado decentemente na tomada.
Atenção que não precisas de recorrer a um pigtail ou a uma tomada nova. O cabo de fibra que vem do exterior (que é um pouco mais grosso mas mais fino do que qualquer cabo de rede) pode vir do exterior, passar pela tubagem e ligar diretamente na divisão em que queres. Depois é só fazer um pequeno buraco na parte inferior da tomada para o cabo de fibra sair
 
Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.

Tudo o resto (as outras LAN e o wifi do router) continuam a funcionar normalmente.

Significa então que logicamente posso ter um único IP público do género 19.2.2.1, e depois posso ter 2 LANs, tipo 192.168.1.0/24 e 192.168.2.0/24, uma no router original e outra no 3rd-party?

Está-me a fazer um bocado de confusão perceber como isto vai funcionar em termos de NAT, pois na prática é como se tivesses 2 routers em paralelo, e podem por coincidência usar o mesmo porto TCP para se referir a 2 hosts locais potencialmente diferentes.

Ficas com a LAN 4 ou LAN 3 a servir como WAN 2.

Tudo o resto (as outras LAN e o wifi do router) continuam a funcionar normalmente.


Atenção que não precisas de recorrer a um pigtail ou a uma tomada nova. O cabo de fibra que vem do exterior (que é um pouco mais grosso mas mais fino do que qualquer cabo de rede) pode vir do exterior, passar pela tubagem e ligar diretamente na divisão em que queres. Depois é só fazer um pequeno buraco na parte inferior da tomada para o cabo de fibra sair

Yep, eu sei. Não quero isso, quero uma terminação como deve ser numa tomada preparada para slot de fibra.
 
Sim, é exactamente isso. No meu caso está configurado como 192.169.1.0/24 e 192.168.100.0/24

Sim, mas não me respondeste.

Isso para mim só faz sentido se no modo bridge, o segundo router receber um segundo IP público também.

Se não imagina:

Host 192.168.1.16 no router original envia pacote para google.com com porta efémera de origem 56001 -> Tabela NAT do router original regista que respostas recebidas com destino 192.2.2.1:56001 é para fazer forward para o 192.168.1.16

Host 192.168.2.16 no router 3rd party envia pacote para abcd.com com porta efémera de origem - por coincidência - 56001 -> Tabela NAT do router third party regista que respostas recebidas com destino 192.2.2.1:56001 é para fazer forward para o 192.168.2.16

Portanto quando chegar um pacote TCP com destino 192.2.2.1:56001 como é? Vai para o 192.168.1.16 ou 192.168.2.16?

Se me disserem que a segunda WAN tem um segundo público IP tudo bem, resolve o problema.

EDIT: Esqueçam, já vi que é assim mesmo, as per: https://forum.nos.pt/internet-nos-4/dois-enderecos-ip-externos-20937
 
@Jotenko quando eu falei em LAN 1 e LAN 2 estava a falar das portas físicas LAN 1 e LAN 2, duas ligações RJ45 que existem em todos os routers.

O bridge cria-te um IP público para o exterior adicional, é como uma rede nova. Ficas com dois IPs públicos 95.X.X.X e 82.X.X.X
 
Mas fica feio. Quero passar por dentro da tubagem, e para isso tenho de tirar um dos cabos LAN e alterar a tomada terminal. Eu sei que é algo possível, e sei como o fazer eu mesmo, mas ando demasiado ocupado e sem tempo para me meter a fazer isso. Não quero o técnico a fazê-lo.

Quando for para meter um router AIO, chamo a NOS já com o pigtail de fibra puxado da ATI para o sítio do router, e terminado decentemente na tomada.



Sim eu sei, é como eu disse, o router fica a fazer praticamente de mero ONT. Quando o modo bridge está ligado, a LAN do router fica automaticamente desativada certo?
Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XD
Estou para fazer esta troca também, a NOS quer muito trocar-me para um GigaRouter...
 
Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XD
Os técnicos da NOS não são mesmo 100% de confiança. A quantidade de problemas e histórias que já ouvi e que eu próprio vivi...
Muitas vezes acabam a fazer um buraco quando existe uma tubagem já feita e adoram calhas técnicas, cola quente e cabos pendurados. Por isso acho que os receios deles são fundados
 
Não confias nos técnicos da NOS, para te isntalarem uma tomada de fibra onde queres o all in one ? XD
Estou para fazer esta troca também, a NOS quer muito trocar-me para um GigaRouter...

Amigo não confio em técnicos de coisa nenhuma para nada hoje em dia.

Sem falar que eu acho que os requirements técnicos deles não permitem fazer uma instalação com tomadas de parede. Apenas ponto a ponto.

@Jotenko quando eu falei em LAN 1 e LAN 2 estava a falar das portas físicas LAN 1 e LAN 2, duas ligações RJ45 que existem em todos os routers.

O bridge cria-te um IP público para o exterior adicional, é como uma rede nova. Ficas com dois IPs públicos 95.X.X.X e 82.X.X.X

Yap, já entendi. Eu estava a pensar que o IP público era o mesmo e estava-me a questionar como tal seria possível.

Agora que falas nisto pergunto me como não brinquei com isto dos ips públicos antes.

Se o DynDNS ainda for suportado pelas operadoras, isto é um mimo para fazer load balancing de serviços.
 
Última edição:
Back
Topo