Router p/ rede wireless em Duplex

i_marqs

Power Member
Os routers são diferentes para adsl e cabo? Alguns dão para os dois.

Qual a diferença entre router e gateway? (É a mesma coisa?)
Já perguntei em locais que comercializem esses produtos mas não souberam responder.

Estou a pensar comprar um router, mas como não percebo nada de redes não sei as diferenças que existem nos diversos modelos.

Vi os seguintes modelos:
SMC Barricade g 2.4GHz 54Mbps Wireless
Router Wireless 10/100 4Portas 54Mbps com Print Server USB
ASUS WL-500gRouter sem fios 54Mbps / Partilha de Internet, Disco, WebCam / Printer Server

Há alguma vantagem em ter porta paralela, já que as impressoras agora vêm com ligação usb?

Quais serão as vantagens desvantagens destes dois modelos?
Já reparei que o alcance da Asus é bem menor. Será o suficiente para passar de um andar para o outro?
Apartamento Duplex - SALA (no andar de baixo) - só uma parede e porta de correr (quase sempre aberta) entre o hall com escada em caracol (não fechada) que dá acesso ao andar de cima ATELIER (sem divisões).

Quais são os aspectos básicos a ter em conta?

O portátil tem placa wireless a 54mbps. Modem netvisão (por cabo).
Um PC sem placa de rede. Impressora ainda não comprei.

O router deve ser de 54mbps ou pode ser os 22mbps (mas lento na transferência de dados, mas mais fiável - não perde facilmente o sinal - segundo o que tenho lido)?

Vou precisar do AP que referem noutros threads?

Quais as características que as distinguem os routers? Alcance (*m) / Velocidade(*mbps) / Tecnologia (*b/g)...
 
Última edição:
definicoes de router/gateway:

router
In a Windows environment, hardware that helps LANs and WANs achieve interoperability and connectivity, and can link LANs that have different network topologies (such as Ethernet and Token Ring). Routers match packet headers to a LAN segment and choose the best path for the packet, optimizing network performance.

gateway
A device connected to multiple physical TCP/IP networks capable of routing or delivering IP packets between them. A gateway translates between different transport protocols or data formats (for example, IPX and IP) and is generally added to a network primarily for its translation ability. A gateway is also called an IP router.

Basicamente é o mesmo.
 
vou-te responder na pratica, que e bem melhor q teoria! tenho um asus wl500g com um modem adsl ligado ao mesmo.no pc principal ligo via ethernet e no portátil via wireless. o funcionamento dele é muito básico e por isso muito fácil de trabalhar e configurar, o alcance é q deixa a desejar, tambem axo q deve acontecer com os outros o mesmo q me acontece, por ex:vou para a garagem c o portátil e perco 1 beca de sinal(1 andar de diferenca), e na sala com várias paredes à frente tb fica fraco o sinal, mas de resto é impec, não conheço o barricade mas info é q não falta neste forum...

btw: q portátil vais comprar?
 
wOmBaT_PT disse:
btw: q portátil vais comprar?
O Acer TM4001WLMi...

Obrigado pela info. Será que essa Asus e um AP é uma boa solução ou é melhor um router com maior alcance?

Entre esses dois modelos há mais alguma diferença significativa?
 
Última edição:
se nao puderes investir ja pergunta a algum amigo q tenhas ao pe de ti se pode emprestar o router e depois experimentavas a ver se tinhas alcance do 1º ao 2º andar (ou o duplex é no mesmo piso?).assim tiravas conclusoes. caso nao consigas, faz um investimento dentro das tuas necessidades, primeiro compra o router e faz um try-out outra x. mais tarde podes comprar uma antena/ap ou o q for...
 
Back
Topo