Router para escola com R grande!

Ha uns quantos anos que tenho uma relação de Amor-Ódio com os routers thomson - speedtouch, tendo sido estritamente de ódio durante muitos anos, mas tendo vindo a melhorar ao longo dos anos.

Sempre foram bons routers em termos de estabilidade na ligação, mesmo em cenários de clientes muito longe da central .

O pior sempre foi o software, aqui não há keep it simple ... ou melhor, acho que tentaram desenhar uma interface simples, mas que na pratica é confusa / complicada

Nos outros routers tudo é intuitivo ... ja configurei centenas de routers de todas as marcas na minha vida, e em quase todos ha cenas comuns ... mas os thomson - speedtouch são um mundo à parte numa série de aspectos ... isto para pior ! Então aquilo dos "detalhes" e "configurar" é maravilha mesmo

Simpatizo com os TG787 e TG784 , ou seja os Routers brancos do MEO, ainda por cima o mercado está encharcado de routers desses, basta ir aos sites de usados e é facil encontra-los a começar nos 10€, o que é um preço fantastico para um router tão completo .

E é nesse sentido que lanço este post, tenho participado neste outro tópico, mas tenho tantas duvidas sobre routers Thomson-Speedtouch,... Até porque gostaria de aprender mais sobre estas caixas brancas.

TG787 :
20100119-045534_528_thomson-tg787-backside-490x325.jpg


TG784
tg784n_back_4c3c285ff0889189822197.jpg



AS coisas que mais gosto nestes routes :
>São estaveis mesmo que a linha seja problemática
>Têm VOIP e consegue-se inserir operadores populares de VOIP : Megavoip, Voipraider, 12VOIP, Freevoipdeal
>O Wireless tem qualidade
>possibilidade ligar um disco USB ou impressora nas portas USB e partilha-lo na rede local


AS coisas que menos gosto nestes routes :
>Não dá para mudar a antena sem bricolagem
>Detesto o software (mas gostava de o perceber melhor)
>É complicado para fazer algo tão simples como mudar uma gama de IP´s ... e ainda não percebi porque vem com duas gamas de IP´s de origem
>500 utilizadores que vêm de fabrica, por ex


Utilizador: meo
Palavra-Passe: meo

Utilizador: sumeo
Palavra-Passe: m30acc355 OU bfd,10ng


Utilizador: microuser
Palavra-Passe: !C0nf16,M30


Utilizador: Administrator
Palavra-Passe: 3!play


O que gostava de conseguir fazer nestes routers (muitas destas coisas até deve de dar para fazer, eu é que não sei) :
>Mudar para um firware alternativo, estilo DD-WRT
>Usar uma porta USB para ligar uma pen 3G
>Conseguir usar a porta vermelha de WAN do TG784 , para conseguir usa-lo enquanto router broadband
>Conseguir acedecer ao router remotamente , tanto menus do router, bem como a um disco USB nele ligado (pelos vistos da por FTP)
>Conseguir criar multiplos SSID, por ex ter uma segunda rede wireless Guest para acesso somente à net
>Aceder-lhe enquanto VPN router.
 
tambem estou a precisar duma ajuda...

Aqui no trabalho actualmente estamos com ADSL da Vodafone e com o router fornecido por eles, um Technicolor TG582n (q so serve mesmo pra net, a voz ta com outro equipamento), mas isto é um atraso de vida...
Telefonei pra Vodafone e até pensava q so daria pra por o TG582n em bridge, coisa q ja tentei fazer com um Linksys com dd-wrt, mas n consegui por o linksys a apanhar a net do 582, mas afinal eles deram me os dados para se eu quiser por outro router a substiuir completamente o 582.

Posto isto, estou a pensar em comprar um novo router, tava a pensar num Draytek.
A minha duvida é, caso num futuro proximo, mudemos de ADSL para Fibra, e caso seja Vodafone, para continuar a usar o Draytek, será depois facil fazer a passagem da net do ONT para o Draytek?? É que n queria ficar com um pisa papeis carote...
 
tambem estou a precisar duma ajuda...

Aqui no trabalho actualmente estamos com ADSL da Vodafone e com o router fornecido por eles, um Technicolor TG582n (q so serve mesmo pra net, a voz ta com outro equipamento), mas isto é um atraso de vida...
Telefonei pra Vodafone e até pensava q so daria pra por o TG582n em bridge, coisa q ja tentei fazer com um Linksys com dd-wrt, mas n consegui por o linksys a apanhar a net do 582, mas afinal eles deram me os dados para se eu quiser por outro router a substiuir completamente o 582.

Posto isto, estou a pensar em comprar um novo router, tava a pensar num Draytek.
A minha duvida é, caso num futuro proximo, mudemos de ADSL para Fibra, e caso seja Vodafone, para continuar a usar o Draytek, será depois facil fazer a passagem da net do ONT para o Draytek?? É que n queria ficar com um pisa papeis carote...

E porque nao metes logo um draytek 2820, que tem ADSL + WAN ?

Vigor2820.jpg



draytek-vigor2820_ports.jpg
 
Por acaso comprei um destes tambem , será que tem o mesmo limite ? Draytek 2930 Dual Wan

A limitação é no débito da porta, o teu vem "limitado" a 85mbs (http://www.visus.pt/draytek/serie_vigor2930.htm)

Eu recentemente adquiri um Daytek Vigor 2830, ainda estou a tentar aprender a trabalhar com a coisa, pois é o primeiro router a sério que tenho. Entretanto vou ficar numa situação semelhante a do colega Onesolo, pois neste momento tenho ADSL, mas brevemente irei optar por IPTV da Vodafone, e o thomson deles irá ficar para box e telefone, e o meu vai ficar a gerir a internet.

O 2830 tem 4 portas gigabit e tem um débito de 150mbs na porta Wan2 (já que a WAN 1 é o modem ADSL)

No serviço Vodafone fibra ainda não dá para substituir completamente os routers deles, mas é possível que daqui a uns tempos apareça alguém que descubra a maneira de dar a volta a coisa.
 
E não chega ?

E esse limite é derivado a quê ?

E o limite é tanto no upload como no download ?

Por acaso comprei um destes tambem , será que tem o mesmo limite ? Draytek 2930 Dual Wan

http://www.i-lan.net.au/downloads/Vigor2930/Images/Vigor2930.jpg

qual a utilidade de dual Wan?

PS: isso merecia mais 4 portas gigabit :D

Tambem nao gosto, acho que so deve ser usado na completa e total inbiabilidade de qualquer outra solução

Recuperando este tema, acabei por comprar o repetidor. Passar cabo de rede o meu primo não quer, nem mesmo até o corredor e por ai o repetidor a servir de AP. Tambem não encontrei nenhuma solução powerline com entrega rápida.

Por enquanto resolveu parte do problema, que é a cobertura do sinal nas zonas fracas, como a varanda, onde dantes o iPhone raramente apanhava.
 
Última edição:
qual a utilidade de dual Wan?

PS: isso merecia mais 4 portas gigabit :D

O router ter Dual WAN tem a ver com o laod balancing e o fail-over, estas gamas são "projectadas" para pequenas e médias empresas, as quais "não" pode perder a ligação internet por inúmeras razões (VPN's, ligação VOIP, assistencias remotas....), logo se tiveres dois ISP's em caso de um falhar o router detecta logo o outro e muda automaticamente em poucos segundos, não perdendo o trabalho que se estava a realizar.

No caso do utilizador doméstico, pode sempre ter uma ligação de reserva (no caso dos router com 3WAN ->2820/2830) basta para isso um pen banda larga configurada correctamente na porta usb.
 
Última edição:
Pois, era uma coisa destas que se calhar precisava onde trabalho, visto que temos 3 ISP.

Portanto se tiver 2 ISP configurados, dá para usar os dois em simultaneo e o router distribui a carga automaticamente entre as máquinas?
 
Pois, era uma coisa destas que se calhar precisava onde trabalho, visto que temos 3 ISP.

Portanto se tiver 2 ISP configurados, dá para usar os dois em simultaneo e o router distribui a carga automaticamente entre as máquinas?

Podes definir políticas adequadas ao que pretendes. Podes eventualmente incluir uma redundância extra com Pen 3G.
 
Pois, era uma coisa destas que se calhar precisava onde trabalho, visto que temos 3 ISP.

Portanto se tiver 2 ISP configurados, dá para usar os dois em simultaneo e o router distribui a carga automaticamente entre as máquinas?


No caso do 2820 Dá para teres por ex Ligação ADSL + PEN USB (net movel) + Coaxial (zon) / Fibra Optica

São as 3 fichas da direita

Vigor2820.jpg
 
Olhando entre o 2820 e o 2830 as diferenças são minimas por fora =)

draytek_v2830.jpg



Entao mas q modelo aconselham?? Algum com Wifi integrado?!?

E no caso se mudar pra fibra (da vodafone), basta ligar do ONT ao draytek via WAN e fica a bulir ??

Boas, para mim o mais "completo" para o mercado doméstico acaba por ser o vigor 2830Vn+, eu adquiri a versão n+ sem voip.
Neste momento penso que com o serviço Vodafone Fibra apenas podes colocar o telefone e a net num outro router sem ser o thomson deles, ficando apenas o thomson a gerir as box's, pode ser que num futuro próximo apareça alguém que já é possível colocar o serviço iptv a funcionar, mas não sei nada a esse respeito.

Aconselho a dar uma vista de olhos neste post--> http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=627747
 
Última edição:
Acabei de fazer o tal modding /bricolagem na antena num TG787 !

dscf4359n.jpg



Antes disso, peguei num portatil com o Inssiser , e fiz uns testes.

Conclui que das duas fichas para antena (WJ1 e WJ2), praticamente só a a WJ1 é que faz tudo, ou seja, a olhometro diria que 70 a 80% do power está na WJ1 e o resto na WJ2.... Ou então isto aconteceu por o portatil que estava a usar ser a 54Mbps (802.11G), talvez se tivesse uma ligação com a norma N de 150mbps, já tivesse notado mais o efeito da WJ2.

Convem referir que a antena que vem ligada na WJ2 é a plaquinha interna, e que a antena exterior que pode ser rodada está na WJ1

No meu caso peguei numa D-Link direccional e liguei na ficha mais potente, ou seja precisamente na WJ1, e passei a antena existetente para o WJ2.
Fiz isto inspitado no caso deste chines : http://www.crystalradio.cn/thread-156795-1-1.html , do qual ja tinha falado aqui atras: http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=392270&page=5&p=10240602&viewfull=1#post10240602 .
Na minha opinião ele fez mal, pois meteu uma antena maior ligada na WJ2, a qual nao aquece nem arrefece...

AInda nao tive oportunidade de exprimentar muito profundamente, mas pareceu-me melhorar o sinal, sobretudo ao atravessar varias paredes.

Amanhã vou ver se faço a experiencia de comparar este com a direccional com um outro igualzinho , o qual ainda esta intocado .

dscf4360v.jpg


dscf4362d.jpg


dscf4363n.jpg


dscf4364q.jpg


dscf4365m.jpg
 
Olhando entre o 2820 e o 2830 as diferenças são minimas por fora =)

draytek_v2830.jpg





Boas, para mim o mais "completo" para o mercado doméstico acaba por ser o vigor 2830Vn+, eu adquiri a versão n+ sem voip.
Neste momento penso que com o serviço Vodafone Fibra apenas podes colocar o telefone e a net num outro router sem ser o thomson deles, ficando apenas o thomson a gerir as box's, pode ser que num futuro próximo apareça alguém que já é possível colocar o serviço iptv a funcionar, mas não sei nada a esse respeito.

Aconselho a dar uma vista de olhos neste post--> http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=627747

mas eu nem tou a falar do serviço iptv da vodafone fibra... isto seria fibra vodafone mas só internet... é para uma empresa...
sim eu ja tinha visto essa thread e o mais complicado para passar o sinal para outro router é a parte da TV/Telef... mas isso nem me interessa...
 
Back
Topo