Router para mais de 500 utilizadores

Dsimao90

Membro
Boa tarde Povo,
Alguém me consegue ajudar a escolher um router que tenha capacidade para cerca de 500 utilizadores ?

Pelo que pesquisei, devo comprar um router, um switch, e um Access Point.

Quais serão as melhores sugestões ?

Obrigado.
 
Em teoria a versão inicial do wifi5 vai até 128 clientes, a segunda versão de wifi5 vai até 256 clientes e wifi6 pode ir até 512 clientes.

Na prática ir acima de 30-40 clientes sob o mesmo AP começa a ser problemático com performance e estabilidade a serem comprometidos. O ideal será um sistema de Mesh com múltiplos APs devidamente bem configurados com potências e posicionamento de cada AP de forma a gerar a menor sobreposição entre áreas de APs possível.

Depois há a questão de que muitos APs e switchs baratos não suportam mais de 254 clientes por não suportarem mais entradas nas tabelas de roteamento.

Há algumas soluções como um unify USG-Pro com uns 20-30 APs devidamente localizados deverá suportar as tuas necessidades. Há múltiplas outras alternativas a unify mas nunca ir para soluções domésticas baratas como tp-link, netgear, etc.

Estamos a falar claramente de equipamento de gama empresarial e como tal não esperes soluções baratas.
 
Um router ou vários AP?

É que 500 users em simultâneo realmente so com vários AP, tens várias opções da ubiquiti e tb AP's da Cisco com grandes capacidades
 
Em teoria a versão inicial do wifi5 vai até 128 clientes, a segunda versão de wifi5 vai até 256 clientes e wifi6 pode ir até 512 clientes.

Na prática ir acima de 30-40 clientes sob o mesmo AP começa a ser problemático com performance e estabilidade a serem comprometidos. O ideal será um sistema de Mesh com múltiplos APs devidamente bem configurados com potências e posicionamento de cada AP de forma a gerar a menor sobreposição entre áreas de APs possível.

Depois há a questão de que muitos APs e switchs baratos não suportam mais de 254 clientes por não suportarem mais entradas nas tabelas de roteamento.

Há algumas soluções como um unify USG-Pro com uns 20-30 APs devidamente localizados deverá suportar as tuas necessidades. Há múltiplas outras alternativas a unify mas nunca ir para soluções domésticas baratas como tp-link, netgear, etc.

Estamos a falar claramente de equipamento de gama empresarial e como tal não esperes soluções baratas.

500 clientes não é trabalho para um sistema a correr unifi os. Demasiado amadorismo da ubiquiti, é bom para nerds usarem em casa.

Mais vale começar a olhar para soluções Aruba, ou meraki
 
Mas isso é entrar para patamares de preço upa upa. Pela forma q foi escrito o post inicial algo me diz q é para soluções mais em conta xD
 
Também não vai ser com ligação fibra partilhada pelo operador de 1gb que vai servir 500 pessoas…

Tem que ser linha dedicada, de dezenas de gb, para garantir que consigam pelo menos efectuar uma videochamada.
 
Sem descrever o cenário em pormenor tudo o que se possa dizer são palpites...

São 500 utilizadores num auditório? São espalhados por um edificio? São vários andares? São todos por wifi ou alguns são servidos por cabo? É espectavel que os 500 utilizadores esteja online ao mesmo tempo?
Qual o orçamento disponivel?

Não me leves a mal, e atenção que não tenho conhecimentos minimos para responder a esta questão independentemente do cenário, mas da maneira que a pergunta é feita parece-me que tens que fazer uma pesquisa mais profunda sobre as alternativas existentes...
 
Última edição:
Para um cenário de 500 utilizadores, deverá ser realizada uma arquitetura correta ao cenário de rede. Tanto para não haver bottlenecks na rede como com as questões inerentes de segurança.

Firewall para NAT e L7 e um multilayer switch (L2 + L3) para inter VLAN Routing e routing com a firewall.

Quanto ao Wireless, Cisco. É para aguentarem "porrada" sem se estrossenharem com meia dúzia de clientes.

Não há almoços grátis e, como tal, para um cenário destes (500 devices), tem o seu custo.

Se quiserem ir "brincando" e gastando o dinheiro do investimento às prestações com Ubiquitis, TP-Links, D-Links, etc. é uma abordagem...

Cumps
 
Obrigado pela respostas.
Sim pretendo um solução +/- barata.

Objetivo é disponibilizar wifi para cerca de 400/500 utilizadores numa sala de um restaurante.

neste momento tenho o fiber da MEO e coloquei 3 AP, mas quando está mais de 30 pessoas começa a falhar.

Pelo que pesquisei penso que vou optar pela Ubiquitis, posso manter o fiber da MEO em bridge ou tenho que solicitar uma fibra dedicada?
 
Obrigado pela respostas.
Sim pretendo um solução +/- barata.

Objetivo é disponibilizar wifi para cerca de 400/500 utilizadores numa sala de um restaurante.

neste momento tenho o fiber da MEO e coloquei 3 AP, mas quando está mais de 30 pessoas começa a falhar.

Pelo que pesquisei penso que vou optar pela Ubiquitis, posso manter o fiber da MEO em bridge ou tenho que solicitar uma fibra dedicada?
Aqui a questão é se tem banda para todos, eu acho.

Se por exemplo limitares todos os clientes a 10down/5upload, talvez não precises de meter ai um serviço empresarial, quanta velocidade tens contratada?
 
Não é uma solução barata e se não tem grande conhecimento nesta área o ideal até seria um primeiro survey no local para ver o espaço, assim como possíveis passagens de cabos para AP, ver o melhor local para a colocação dos mesmos etc.
Deve ser necessário também a colocação de uma controladora..
 
Back
Topo