Router para MEO e partilha de impressoras/ficheiros

tiagojgs

Membro
Viva,

Já procurei aqui no forum alguns tópicos, mas não encontrei nada que me esclarecesse plenamente nem nada tão especifico quanto aquilo que procuro.

Recentemente aderi ao serviço MEO, e dado o homegateway ficar longe do pc de secretária (no piso superior) estou a utilizar a ligação por wireless tanto no pc de secretária como no portátil.

Acontece que no pc de secretária tenho muita dificuldade em captar sinal wireless.

Para suprir esse problema, que pelo que já li no forum e na net é um pouco comum, pensei em adquirir um router com maior cobertura e é nesse aspecto que peço ajuda a quem perceba da coisa aqui no forum! :D

Pretendia que cobrisse os seguintes aspectos:

- Boa cobertura de wireless para um apartamento de dois pisos;
- Partilha de impressoras (preferencialmente por wireless);
- Possibilidade de partilha de ficheiros (ligação de disco rigido por usb?).

Na pesquisa que já fiz a minha escolha recaiu sobre o Asus WL-500W.

Quais as opiniões?

Muito obrigado! =D
 
Boas!

Eu tenho um ASUS WL520GU, tem 4 portas LAN 10/100, 1 porta WAN e 1 porta USB .

Tenho 3 PC's ligados por cabo, qd necessário ligo a antena qd tenho o portatil da namorada la em casa, e tenho a impressora directamente ligada no router.

A nivel de cobertura nao te posso ajudar mto porque moro num apartamento de 1 só piso . O que te posso dizer é que com o portatil na cozinha (+- a 10 metros de distancia do sitio onde tenho o router e com 3 paredes no meio) consigo apanhar sinal com 86%.

Quanto á partilha da impressora é facil, liga-la ao router e depois configuras em cada PC o endereço da impressora (que neste caso será o do router, por defeito 192.168.1.1).

Deverá ser assim:

Add printer -> Next -> Local printer attached to this computer -> Next -> Create New Port (Standard TCP/IP Port) -> Next -> Printer IP: 192.168.1.1; (A port Name preencher-se-á sozinha (IP_192.168.1.1) -> Next -> Device Type: Custom -> Settings -> LPR -> LPR Settings metes LPRServer -> OK -> Next -> Ok -> OK e pronto! (De qq forma podes ver essa info no manual que vem com o router! :P)

Quanto á partilha de disco, nao sei mas deve ser mais ou menos como a impressora, vê aqui .

Deixo aqui um link com algum feedback sobre o router que encontrei ai pela net...e aqui outras infos quiçá uteis tb, ou pelo menos que se devam saber...

Cumps
 
Última edição:
O wl500w é uma boa escolha, mas tens de ver se a diferença de preço para ao wl500gp compensa (se os computadores não tiverem norma n, não vale muito a pena). Quanto à partilha de disco quer o wl500w e wl500gp são uma grande treta, uma vez que as velocidades de transferência muito baixas (na ordem dos 1.5/2 MB/seg).
Nos wl500gp/w tens duas portas USB pelo que podes ligar impressora e disco, enquanto que o 520 só podes ter um ligado.
Para fazeres o que pretendes (wireless bridge) não sei se o firmware original em qualquer um dos routers está preparado para isso. Consegues fazer WDS mas com limitações ao nível da segurança e da velocidade (entre routers passa a estar reduzida para metade). Com o firmware dd-wrt já consegues fazer o que queres (vê aqui). Mas convém meteres a versão com suporte USB (de origem não tem suporte USB pelo que, para conseguires ter esse suporte, tens de andar a instalar software no router. Está explicado na wiki do firmware e há akguns versões disponiblizadas ne comunidade dd-wrt que já têm isso). O problema do dd-wrt é que não tem suporte para o wl500w, pelo menos com suporte norma n, apenas g.
 
Boas.

Para teres mais cobertura basta uma antena wireless mas se tiveres um orçamento mais elevado, troca o router e as placas por norma N.

Quanto à partilha de ficheiros: podes partilhar a partir de um disco de rede ou de o disco de um pc.

Cumps
 
Boas,

Inicialmente pensei em comprar outra antena com mas alcance... mas a actual antena do Roouter Thompson é fixa, não permite remoção.

Optei por comprar o Router Asus WL-500W!!! Design estrondoso!

Mas aquando a configuração estou a ter alguns problemas :(

Tenho o Modem/Router Thompson (original que vinha com o serviço MEO) e tenho o recente Asus.

Interliguei os routers da seguinte forma: cabo de rede ligado a uma porta LAN do Thomson e à porta WAN do Asus.

A partir do router Asus liguei um pc por cabo de rede e outro por wireless.

Acontece que apenas consigo aceder à página de configuração do Asus! Não consigo aceder a nenhuma página web!!

Penso que o problema esteja em alguma configuração na ligação do Thomson ao Asus!

Alguma susgestão que permita resolver este problema?

Muito obrigado!

cumprimentos
 
Ok, então é assim: a função do router é encaminhar pacotes entre redes diferentes, ou seja, para isso funcionar dessa maneira tens que criar duas sub-redes lógicas. O meu conselho é meter o router wireless em modo AP (access point) e o router passa a funcionar como tal, sendo então apenas necessário mudar o ip do AP para um ip da mesma rede :001:

Se precisares de ajuda nisso, apita.

Abraço
 
Boas,

Já tentei a configuração do Asus em ACESS POINT e sim, consigo ter acesso à internet tanto por cabo, como por wireless, mas acontece que me surgem outro problemas: deixo de conseguir entrar na pagina do router Asus e logo não consigo configurar a partilha de ficheiros no disco rigido ligado ao USB do router Asus entre outras opções.

Já li noutros locais na net que configurando o router Asus como HomeGateway e em vez de ligar o cabo que vem do router/modem Thomson à WAN do router Asus ligando a uma porta LAN normal ficaria tudo funcional! Será assim?

Abraço

PS: Eu não sou lá muito expert em redes :( O máximo que fiz foi num SpeedTouch (o meu anterior router/modem ADSL antes de ter o serviço MEO) foi ligar uma impressora em rede! lol
 
Boas,

Com a configuração que a minha casa tem, há zonas em que há falta de sinal. No quarto (com 3 paredes até ao Thomson) e com o portatil (WVista) consigo captar metade do sinal e as vezes mais de metade.
No piso de cima, onde tenho o pc desktop é muito instavel (tanto o sinal é "bom" como "muito baixo" como não existe) e é aí que residia o problema que me fez adquirir o Asus WL500W (que já suporta a norma 'n' e também tem muito melhor alcance).

Estou é a ter alguns problemas (dificuldades) na sua configuração pois não sou nenhum expert nisto...lol

(ver post's em cima)

Abraço
 
Problema resolvido!

Quando tiver mais disponibilidade descrevo os passos da configuração e até meto os printscreens aqui, não vá alguém vir a ter o mesmo problema que tive ;)

Obrigado a todos!

Abraço
 
Problema resolvido!

Quando tiver mais disponibilidade descrevo os passos da configuração e até meto os printscreens aqui, não vá alguém vir a ter o mesmo problema que tive ;)

Obrigado a todos!

Abraço
Podias explicar o que fizeste?
Substituiste o router ou estas a trabalhar com dois??
Eu não tenho problemas com a wireless (por enquanto) mas um dia vou levar um computador para o sótão e é provavel que o sinal seja fraco lá.
 
Boas,
Estou a trabalhar com dois Router's (o Homegateway Thomsom do serviço Meo e o Asus WL500W).
O Thomsom funciona apenas em norma b/g enquanto que o Asus já suporta a norma n que dado tanto o desktop como o laptop terem compatibilidade com esta norma aumenta em muito a estabilidade e alcance do wireless.
Cumprimentos
 
Talvez este seja o tópico mais correcto para esclarecer a minha duvida.
Tenho fibra à dias e tenho o router thomson e já li o tutorial de como configurar uma pen usb por exemplo (li aqui) e não consigo que funcione, pois sempre que vou ao browser e digito o que manda no tutorial ele me diz "404 Not Found".
Alguém me pode ajudar ?

Obrigado.
 
É necessário que seja o IE ou que digas explicitamente que pretendes um ficheiro colocando antes file:\\. Mas não vás por aí.
Se tens tudo configurado correctamente bastar-te-á dirigires-te a 'O meu Computador' ou 'Computador' no Win 7/8 e carregares em cima em 'Adicionar novo unidade de rede' ou 'Map network drive' aí inseres o endereço \\192.168.1.253\Disk_1 e já deves conseguir aceder. Se não, vai a Rede ou Network e selecciona o computador que representa o teu router, deverá chamar-se qualquer coisa como FILESERVER. Carrega duas vezes e se tudo estiver a funcionar deverás ver a pasta Disk_1 correspondente à pen.
 
Back
Topo