Router permanentemente ligado à corrente?

todo.roto

Membro
Sei que é uma questão tipica de noob, mas a realidade é que não encontrei nenhum tutorial nem manual que esclarecesse estas dúvidas:

- um router wireless tem de estar permanentemente ligado à corrente, caso contrário perde as configurações? É por isso que não possui botão on/off?

- em caso afirmativo, no momento em que tanto se fala em racionalizar o consumo energético (ao fim de um ano de ligação permanente durante 24h, o consumo eléctrico não deve ser desprezável...) porque é que as empresas que fabricam routers já não incorporaram uma tecnologia que permitisse desligar o router quando não está a ser usado?

- a ligação permanente leva ao aquecimento do aparelho; isto significa que o seu tempo de vida útil diminui significativamente?
 
podes sempre desligar o transformador, ou por numa extensão com interruptor para ser mais fácil.

E não te preocupes, só perde as definições se fizeres reset
 
Espero nao ser muito off-topic mas nao ia criar um post novo.
tenho um router asus wl500(acho que é este) e ele de vez em quando passa-se, ou seja, perde as configurações todas, ou fico sem ligação á net. O router tá 24h 7dias por semana ligado ja vai praí uns meses. Isto é normal acontecer?
 
Espero nao ser muito off-topic mas nao ia criar um post novo.
tenho um router asus wl500(acho que é este) e ele de vez em quando passa-se, ou seja, perde as configurações todas, ou fico sem ligação á net. O router tá 24h 7dias por semana ligado ja vai praí uns meses. Isto é normal acontecer?

Acho esquisito, pessoalmente :o
 
podes sempre desligar o transformador, ou por numa extensão com interruptor para ser mais fácil.

E não te preocupes, só perde as definições se fizeres reset

Confesso que é a 1ª vez que utilizo um router mas as informações preliminares que recolhi não se revelaram com o meu equipamento que é um SMC BARRICADE N (300 Mbps), que não possui botão on/off. Já me aconteceu falhar a electricidade e depois quando regressou, já não consegui aceder á net, e tive de configurar tudo outra vez na página do router. Aliás, basta desligar o modem para stand-by, e as config do router vão à vida. Ou seja, tenho de estar com o modem e o router sempre ligados para não perder as config do router.
 
Espero nao ser muito off-topic mas nao ia criar um post novo.
tenho um router asus wl500(acho que é este) e ele de vez em quando passa-se, ou seja, perde as configurações todas, ou fico sem ligação á net. O router tá 24h 7dias por semana ligado ja vai praí uns meses. Isto é normal acontecer?

É, especialmente com routers antigos, o meu Linksys, de vez em quando, só lá vai com um reset... à firmware.
 
Confesso que é a 1ª vez que utilizo um router mas as informações preliminares que recolhi não se revelaram com o meu equipamento que é um SMC BARRICADE N (300 Mbps), que não possui botão on/off. Já me aconteceu falhar a electricidade e depois quando regressou, já não consegui aceder á net, e tive de configurar tudo outra vez na página do router. Aliás, basta desligar o modem para stand-by, e as config do router vão à vida. Ou seja, tenho de estar com o modem e o router sempre ligados para não perder as config do router.

provavelmente nao guardas as configs...
 
Guardo as config, porque a pág. de config o "save settings". Ainda na 6ª-F falhou a electricidade e perdeu as config, assumindo as de fábrica. :confused:
Suponho que deve ser do modelo...
 
Não sabia que a maioria dos routers não tinha On/Off...isto pq o meu primeiro foi um wl-600g e trás esse botão. A partir daí pensei q fosse mesmo básico e nao fosse de outra maneira. Epá mas um router em stand-by não gasta electricidade quase nenhuma..
 
Guardo as config, porque a pág. de config o "save settings". Ainda na 6ª-F falhou a electricidade e perdeu as config, assumindo as de fábrica. :confused:
Suponho que deve ser do modelo...

Não sendo nenhum expert na matéria,isso deve acontecer devido às falhas de electricidade. Também já me aconteceu depois de uma noite de trovoada...acho que é por causa dos picos de corrente,foi o que me disseram.
 
bom dia

acho que a minha duvida se enquadra neste topico assim sendo não estou a criar nenhum novo é o seguinte:

tenho um Asus WL500G premium , que há uns dias deixou de trabalhar ou seja fiquei sem ligação á net , fiz o reset e continuei sem ligação , fiz mais um reset e nada , ao final do terceiro o gajop passou-se e deixou de inicializar , quando o ligo à corrente acende só as luzes das LAN e da WAN , que ficam acesas em continuo, estou desconfiado que o firmware deu o berro , agora como não consigo entrar lá dentro ligando atraves do browser e como ele não responde ao botão reset , queria saber se ainda existe salvação para este router , ou se é de desistir , tenho pena de o deitar fora visto ser um router 5* e que permite fazer n coisas , agradeço desde já toda ajuda que me possam dispensar.
 
ao final do terceiro o gajop passou-se e deixou de inicializar , quando o ligo à corrente acende só as luzes das LAN e da WAN , que ficam acesas em continuo, estou desconfiado que o firmware deu o berro ,

Boas.

Esses sintomas nos linksys sao os transformadores externos que berraram. È so trocar de transformador.
Nos asus, pelo menos nos wl320ge, no cd tens um soft de recuperação de firmware.
 
Boas.

Esses sintomas nos linksys sao os transformadores externos que berraram. È so trocar de transformador.
Nos asus, pelo menos nos wl320ge, no cd tens um soft de recuperação de firmware.
ou seja o transformador que fica ligado à corrente certo ?

sim no cd wl500gp acho que existe tambem essa ferramenta o que acontece é que como está actualamente não consigo aceder ao gajo ...bem vou ver essa cena do transformador a ver o que dá ...
 
Experimenta meter o asus em modo de recuperação. Com ele desligado da corrente fica a carregar no botao de reset, liga o router(ainda a carregar no botao) aguarda uns 5 segundos e a luz de power deve comerçar a piscar. Nessa altura usas o Asus firmware restoration tool(está no cd) e envias novo firmware lá para dentro que podes sacar na página da asus.

Cumps
 
Back
Topo