1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router permanentemente ligado à corrente?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por todo.roto, 10 de Janeiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1439)

1. Sei que é uma questão tipica de noob, mas a realidade é que não encontrei nenhum tutorial nem manual que esclarecesse estas dúvidas:

- um router wireless tem de estar permanentemente ligado à corrente, caso contrário perde as configurações? É por isso que não possui botão on/off?

- em caso afirmativo, no momento em que tanto se fala em racionalizar o consumo energético (ao fim de um ano de ligação permanente durante 24h, o consumo eléctrico não deve ser desprezável...) porque é que as empresas que fabricam routers já não incorporaram uma tecnologia que permitisse desligar o router quando não está a ser usado?

- a ligação permanente leva ao aquecimento do aparelho; isto significa que o seu tempo de vida útil diminui significativamente?

2. cerbero

cerbero Power Member

podes desligar o router que ele não perde as configurações.

3. vicnuno

vicnuno Power Member

podes sempre desligar o transformador, ou por numa extensão com interruptor para ser mais fácil.

E não te preocupes, só perde as definições se fizeres reset

4. Armadillo

Armadillo Folding Member

Espero nao ser muito off-topic mas nao ia criar um post novo.
    tenho um router asus wl500(acho que é este) e ele de vez em quando passa-se, ou seja, perde as configurações todas, ou fico sem ligação á net. O router tá 24h 7dias por semana ligado ja vai praí uns meses. Isto é normal acontecer?

5. NooZes

NooZes Power Member

Acho esquisito, pessoalmente :o

6. Armadillo

Armadillo Folding Member

ok deixa lá. nao é nada de grave também (acho eu)
    é que ja antes me acontecia o mesmo com um linksys, que depois deu o pifo (troquei-o pelo asus).
    obrigado na mesma.

7. Confesso que é a 1ª vez que utilizo um router mas as informações preliminares que recolhi não se revelaram com o meu equipamento que é um SMC BARRICADE N (300 Mbps), que não possui botão on/off. Já me aconteceu falhar a electricidade e depois quando regressou, já não consegui aceder á net, e tive de configurar tudo outra vez na página do router. Aliás, basta desligar o modem para stand-by, e as config do router vão à vida. Ou seja, tenho de estar com o modem e o router sempre ligados para não perder as config do router.

8. Morais

Morais Power Member

É, especialmente com routers antigos, o meu Linksys, de vez em quando, só lá vai com um reset... à firmware.

9. rav3n

rav3n Power Member

provavelmente nao guardas as configs...

10. Guardo as config, porque a pág. de config o "save settings". Ainda na 6ª-F falhou a electricidade e perdeu as config, assumindo as de fábrica. :confused:
    Suponho que deve ser do modelo...

11. Purex

Purex Power Member

Não sabia que a maioria dos routers não tinha On/Off...isto pq o meu primeiro foi um wl-600g e trás esse botão. A partir daí pensei q fosse mesmo básico e nao fosse de outra maneira. Epá mas um router em stand-by não gasta electricidade quase nenhuma..

12. kei

kei Power Member

Não sendo nenhum expert na matéria,isso deve acontecer devido às falhas de electricidade. Também já me aconteceu depois de uma noite de trovoada...acho que é por causa dos picos de corrente,foi o que me disseram.

13. bom dia

acho que a minha duvida se enquadra neste topico assim sendo não estou a criar nenhum novo é o seguinte:

tenho um Asus WL500G premium , que há uns dias deixou de trabalhar ou seja fiquei sem ligação á net , fiz o reset e continuei sem ligação , fiz mais um reset e nada , ao final do terceiro o gajop passou-se e deixou de inicializar , quando o ligo à corrente acende só as luzes das LAN e da WAN , que ficam acesas em continuo, estou desconfiado que o firmware deu o berro , agora como não consigo entrar lá dentro ligando atraves do browser e como ele não responde ao botão reset , queria saber se ainda existe salvação para este router , ou se é de desistir , tenho pena de o deitar fora visto ser um router 5* e que permite fazer n coisas , agradeço desde já toda ajuda que me possam dispensar.

14. nomadeh

nomadeh Power Member

Boas.

Esses sintomas nos linksys sao os transformadores externos que berraram. È so trocar de transformador.
    Nos asus, pelo menos nos wl320ge, no cd tens um soft de recuperação de firmware.

15. ou seja o transformador que fica ligado à corrente certo ?

sim no cd wl500gp acho que existe tambem essa ferramenta o que acontece é que como está actualamente não consigo aceder ao gajo ...bem vou ver essa cena do transformador a ver o que dá ...

16. miraportuga

miraportuga Power Member

Experimenta meter o asus em modo de recuperação. Com ele desligado da corrente fica a carregar no botao de reset, liga o router(ainda a carregar no botao) aguarda uns 5 segundos e a luz de power deve comerçar a piscar. Nessa altura usas o Asus firmware restoration tool(está no cd) e envias novo firmware lá para dentro que podes sacar na página da asus.

Cumps

Partilhar esta Página