1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router SMC num iMAC com OS 9.1

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por split, 4 de Janeiro de 2006. (Respostas: 11; Visualizações: 1008)

1. Olá!
    Queria pedir a vossa ajuda para configurar um router no meu iMAC com OS 9.1. Tenho ligação ADSL. O router em questão é SMC 7804WBRA. Seguuindo os passos de instalação não consigo abrir a página de configuração do router e o endereço IP que obtenho não tem nada a ver com o que é suposto (192.168.2.x). Sabendo o meu IP, o que posso fazer? Alguém já fez algo do género? Ou será que o sapo bloqueia este tipo de acessos?
    Agradeço a vossa ajuda.
    Cumprimentos,
    Split

2. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

eu n sei se varia da speedtouch pr smc...ms experimenta aceder ao teu router através d ip k vem pr defeito.... http://10.0.0.138 eu tenh aki 2 speedtouch e ambos têm esse ip....

3. Obrigada pela dica. Posso tentar, mas o IP que vem por defeito é o 193.168.2.1 e não abre.

4. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

s tiveres net vai à linha d comandos e faz: tracert www.google.com ....voilá....tens o ip do teu router....ah s n tveres internet n sei s isso funciona!!

edit: lol isto era em windows....ms o mac tb deve ter...eu vou confirmar....lol

edit2: já confirmei, s tiveres net, vai ao utilitário de rede e em traceroute põe www.google.com (pr. exmplo!) e o primeiro ip k aparece é o ip do teu router.... se n tiveres net n sei s funciona!!!! espero ter ajjudad

Última edição: 4 de Janeiro de 2006
  5. bsod

bsod Power Member

No terminal, podes fazer na mesma o comando tracert. Só que é traceroute. Não te esqueças que é UNIX, do bom! :D

Já agora consegues aceder ao router via outro computador qualquer... mas à partida redes LAN são das coisas + fáceis de configurar. Pediste para fazer o assigning por DHCP? Se for via manual vai dar-te mais trabalho... nesse range de IPs tens de dar ao teu 192.168.0.x e a subnet creio que é 255.255.255.255... mas não tenho a certeza disso. Eu trabalho noutra range de IPs... :P

6. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

OS 9 não tem terminal e não é Unix.
    Verifica o IP no painel de controle do TCP/IP. Tens de selecionar Ethernet no drop menu.
    Tens de ter um IP 192.168.2.xxx com submask 255.255.255.0 (eu sei q isto se pode mudar mas assim nao há como errar) e no gateway/router esse IP do router (192.168.2.x).
    Depois é só confar.

7. bsod

bsod Power Member

Ahhh oops. :P

tinha-me esquecido que isto era OS 9 :D

Exacto, seria isso que eu sugeriria... com o meu router fiz tal e qual como dizia no manual (meter um ip dentro daquela range, e uma subnet...), e deu direitinho. Também dava com DHCP mas eu prefiro o ip fixo... para as permissões da firewall.

No TCP/IP, podes também escolher que a atribuição seja feita manually, ou via DHCP server (ainda há outros, mas eu não faço ideia de para que servem...). Isto partindo do principio que é Open Transport 1.1 ou superior (o que vinha com o Mac OS 7.6...)

Sorry por (quase) te ter induzido em erro :P

8. Pois, eu fiz isso. Coloquei em DHCP e introduzi o IP que vem no manual, só que não consigo abrir a página de configuração. Será que o router tem algum problema? É novo, mas nunca se sabe.

9. Ah, e outra coisa, ado fecho o TCP/IP e volto a abrir, os IPs que aparecem nada têm a ver com os que deveriam aparecer de acordo com o manual.

10. Encarnado

Encarnado [email protected] Member

Isso é por causa do dhcp.
    Nao uses dhcp.
    Tens a certeza que tens isso pa ethernet?

11. É assim: tentei com DHCP e manualmente e não dá. Simplesmente, não abre a página de configuração http://192.168.2.1
    Mais alguma sugestão?
    O que cloco no DNS? TAlvez tenha a ver com isso, mas tb tentei deixar os mesmos endereços que no PPP e apagá-los. e sem resultados...
    Já tou a passar-me com isto!
    Please, se alguém souber, digam qqr coisa

12. bsod

bsod Power Member

O PPP não é para aqui chamado. Esse control panel só é usado para ligações dial-up, utilizando um modem. Só deves actuar no TCP/IP. Seleccionas Ethernet, e metes no IP 192.168.2.x, no subnet mask 255.255.255.0. Na gateway metes o ip do teu router: 192.168.2.1... e no dns deves pôr o nome dele - mas se nem consegues lá entrar, não deves conseguir sequer saber o nome. Mas provavelmente deve ser algo como homenetwork :)

Partilhar esta Página