Router TP-LINK MEO - MESH

mclaudio

Power Member
viva
a tp-link começa a ter routers com mesh.
queria comprar um que nao fosse muito caro....
o suporte respondeu-me que a pagina http://tp-linkportugal.pt/update/meo.html nao é oficial, ou seja esta desatualizada. a minha questão é: abaixo dos 100 euros existe algum router tp-link com firmware para usar com a MEO e que o firmware permita mesh?
obrigado
 
viva
a tp-link começa a ter routers com mesh.
queria comprar um que nao fosse muito caro....
o suporte respondeu-me que a pagina http://tp-linkportugal.pt/update/meo.html nao é oficial, ou seja esta desatualizada. a minha questão é: abaixo dos 100 euros existe algum router tp-link com firmware para usar com a MEO e que o firmware permita mesh?
obrigado
Vais ter alguns obstáculos ao que pretendes porque colocas barreiras diferentes e quase insuperáveis em conjunto.

Se é difícil ter um bom router abaixo dos 100 euros, torna-se mais difícil encontrar um igualmente bom que tenha suporte a firmware com as adaptações para a MEO - mas é possível...
Para teres um router com capacidade wifi mesh - e tirares utilidade dessa característica - terás que ter um equipamento composto por pelo menos dois elementos, o que sendo este tipo de equipamentos ainda uma "novidade", normalmente redunda em valores bem acima dos 100 euros, mais ainda se respeitarem as características referentes à MEO por serem ainda menos e carotes.
 
Viva
obrigado pelo feedback
entao o melhor sera eu lgiar em bridge e fazer mesh por ai certo?
Pode ser mas podes sempre tentar ligar normalmente e funcionar com o sistema em modo complementar do router MEO. Se tiveres rede instalada ou usares powerline até podes usar essa parte para servir as boxes e só utilizar o wifi mesh desativando o outro. Com maior espaço para cobrir podes aproveitar e beneficiar duma solução hibrida: usar o wifi do router MEO à volta dele e o mesh noutros pontos.

Não posso ajudar muito porque a questão do IPTV e vlans não me aflije já que sou cliente NOS e isso não é problema, mas uso o router deles como base - tem de ser - e depois a rede wifi é hibrida, gerida por mim... alimento-a por powerlines por não ter rede instalada.
 
Viva.
como o fibergateway nao faz mesh, o que acham deste para me ligar a ele e fazer mesh com equipamentos que ja tenho?

https://www.*****.pt/tp-link-archer-c6-router-gigabit-inalambrico-mu-mimo-de-banda-dual-ac1200

a lista é reduzida...
https://www.tp-link.com/pt/onemesh/compatibility/
Parece uma boa possibilidade e foi bom porque conheci algo que ainda desconhecia - atenção que ainda não devem ter saído os firmwares que o disponibilizam em alguns senão todos os equipamentos. Aliás se verificares na página das compatibilidades aparecem como "coming soon". Um deles possuo e sabia que nada havia de tão recente.
E ao que parece a lista será alargada. Fica interessante saber que a TP-Link segui outros como a Devolo ou a AVM que disponibilizaram atualizações a produtos já no mercado para acrescentar esta funcionalidade.
Só seria ainda mais amplo se fossem compatíveis com os DECO que comercializam...
 
Boa tarde pessoal,
tenho estado a matutar aqui numa coisa:
Recente comprei um Tp-Link AC750 (RE200) Wi-Fi Range Extender, a ótimo preço (22€), para poder aceder à rede cá de casa num sítio mais distante.
Acontece que desconhecia que o mesmo o que iria fazer era criar uma nova rede, e não estender a minha rede atual (difundida pelo Meo Fibergateway) .
No entanto, reparei que o repetidor de sinal que comprei já suporta a tecnologia OneMesh da Tp-Link, só que na consola de administração do mesmo diz que o router principal não suporta esta tecnologia.
O que é que eu me lembrei: será que se comprar outro repetidor igual ao que comprei e o colocar em modo Access Point ligado ao router da Meo (desligando a difusão da rede Wifi via router Meo), vou conseguir ter a desejada rede Mesh? Na prática o Wifi passava a ser difundido apenas pelo AP e o repetidor ligaria-se a ele?
Será isto viável? É que se for, é uma forma super barata de criar uma rede mesh, tendo em conta o preço dos equipamentos que são dedicados apenas para esta finalidade.
 
Boa tarde pessoal,
tenho estado a matutar aqui numa coisa:
Recente comprei um Tp-Link AC750 (RE200) Wi-Fi Range Extender, a ótimo preço (22€), para poder aceder à rede cá de casa num sítio mais distante.
Acontece que desconhecia que o mesmo o que iria fazer era criar uma nova rede, e não estender a minha rede atual (difundida pelo Meo Fibergateway) .
No entanto, reparei que o repetidor de sinal que comprei já suporta a tecnologia OneMesh da Tp-Link, só que na consola de administração do mesmo diz que o router principal não suporta esta tecnologia.
O que é que eu me lembrei: será que se comprar outro repetidor igual ao que comprei e o colocar em modo Access Point ligado ao router da Meo (desligando a difusão da rede Wifi via router Meo), vou conseguir ter a desejada rede Mesh? Na prática o Wifi passava a ser difundido apenas pelo AP e o repetidor ligaria-se a ele?
Será isto viável? É que se for, é uma forma super barata de criar uma rede mesh, tendo em conta o preço dos equipamentos que são dedicados apenas para esta finalidade.
Sim vais ter uma rede wifi mesh entre os dois. Claro que tens que ver que é uma opção mesh mais lowcost como no fundo anunciam. Funcionar deve funcionar, mas parece-me que é mais uma forma de cativar clientes com uma funcionalidade algo limitada. Para já não parece ser compatível com outros equipamentos mesh da marca como os DECO o que não deixa de ser estranho por criar uma segunda gama. Mas mesmo assim deve ser superior a um par de repetidores wifi básicos.
 
Tinha colocado esta mesma questão no fórum da Tp-Link, ao que me responderam:

Hello, for your information, at least one router and one network expansion device which support Onemesh feature are needed to build up a Onemesh network. Multiple network expansion devices can be added into the Onemesh network. And the RE200 supports Onemesh in regular range extender mode only.
In other word, to create a Onemesh network, a TP-Link router and a TP-Link range extender are required. Therefore, two range extenders are not enough to create a mesh network.
May it help.

Por um lado faz sentido, senão o pessoal optaria por esta solução, ao invés de comprar os aparelhos mesh dedicados para isto, que são bem mais caros!
 
Tinha colocado esta mesma questão no fórum da Tp-Link, ao que me responderam:

Hello, for your information, at least one router and one network expansion device which support Onemesh feature are needed to build up a Onemesh network. Multiple network expansion devices can be added into the Onemesh network. And the RE200 supports Onemesh in regular range extender mode only.
In other word, to create a Onemesh network, a TP-Link router and a TP-Link range extender are required. Therefore, two range extenders are not enough to create a mesh network.
May it help.

Por um lado faz sentido, senão o pessoal optaria por esta solução, ao invés de comprar os aparelhos mesh dedicados para isto, que são bem mais caros!

Espero que o novo router da meo (Fibergetaway gen2) seja compatível com o RE200 para o airmesh. Seria uma excelente feature ser compatível com produtos da tplink
 
Back
Topo