1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router vs Access Point

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por jorgemei, 11 de Setembro de 2006. (Respostas: 16; Visualizações: 2043)

1. Ppl, qual a diferença entre router wireless e access point ? Que funcionalidades a mais tem o router que o AP nao tem ?

Obrigado

2. guxo

guxo Power Member

a meu ver o AP serve mais para aumentar o raio de accao de um router wifi.. ou entao, para routers que nao tenham wifi...
    espero nao estar a dizer asneiredo :s

3. Obrigado pela resposta ! Só gostaria era que alguem mais confirmasse, visto que nao tens a certeza...

4. Ng sabe a diferenca....

5. Off3nSiV3

Off3nSiV3 Power Member

Um AP é uma interface entre a norma wireless e a ethernet

6. Conspiracy

Conspiracy Power Member

o router simples permite partilhar uma rede por vários pc's atraves de cabo.
    o router wireless é o mesmo k o anterior mas permite partilhar essa rede tb por wireless.
    o AP é apenas a parte wireless, sem o router propriamente dito.

penso k é isto, assim muito basicamente.

7. Off3nSiV3

Off3nSiV3 Power Member

divisão de rede

8. guxo

guxo Power Member

acho que agora ja ficaste esclarecido... certo?

9. Ou seja, o AP apenas transmite a net wireless para os pcs, e o router permite a troca de dados entre todos os pcs ligados a ele, que o AP nao permite, certo ?

10. guxo

guxo Power Member

11. Conspiracy

Conspiracy Power Member

espera ai.
    O AP tb permite partilha de dados. Ou estarei errado?Pelo menos tenho ideia k permite. Penso que é o equivalente ao router mas sem a parte dos cabos, assim como um router não tem a parte wireless.
    Não é questão de partilhar net ou dados. Eles partilham uma rede, podendo estar nessa rede disponivel net ou não!
    Corrijam-me se estiver errado :P

12. Barracuda

Barracuda Power Member

grande confusão que aqui vai... :p

Um router por definição faz a ligacao entre varias redes diferentes, no caso dos routers domesticos entre a rede do ISP e a rede domestica (permitindo partilha da ligacao exterior, firewall, etc..) os routers com wireless, para alem de na parte da rede interna terem um switch (para rede cablada) têm também um AP para os clientes wireless.
    Um AP pode-se considerar o equivalente sem fios de um switch na rede cablada (permite comunicacoes entre os pcs que estão ligados a este)

13. Então e os AP nao permite a ligacao do ISP aos computadores por wireless ?

14. guxo

guxo Power Member

um pc e um AP somente, nao servem para nada... é necessario um router que controle as comunicacoes entre o computador que tem net e os que se ligam pelo AP.
    sem o router e o mesmo que ligares dois PC directamente com um cabo nao crusado..
    é a ideia que tenho de AP e router..
    nao consigo expressarme melhor.. peço desculpa..

15. khannon

khannon Power Member

É isso.

Basicamente o AP a única coisa que faz é a ligação de uma rede com fios (wired) com uma rede sem fios (wireless).
    O router é uma espécie de modem mais evoluido com um hub, pois pode fazer a ligação ao ISP e gerir a rede wired. Se o router tiver um AP incorporado, então também faz a ligação à rede wireless.

16. Bin_laden

Bin_laden Power Member

Boas, gostava de saber se para fazer a configuração de um AP, com um router wireless, é obrigatório fazer essa ligação por cabo ou não?

Obrigado

17. WouNN

WouNN Power Member

O AP utiliza-se principalmente para extender o alcance da rede wireless.
    Normalmente o AP não tem serviço de dhcp por isso a ligação ao router é muito fácil de configurar. O meu foi só ligar e colocar os nomes da rede e estava pronto para funcionar.

Partilhar esta Página