Router vs Access Point

You need to think of a router as more of a server because it performs many functions like a server. An access point only provides a portal for wireless client to connect to your existing LAN.

a meu ver o AP serve mais para aumentar o raio de accao de um router wifi.. ou entao, para routers que nao tenham wifi...
espero nao estar a dizer asneiredo :s
 
o router simples permite partilhar uma rede por vários pc's atraves de cabo.
o router wireless é o mesmo k o anterior mas permite partilhar essa rede tb por wireless.
o AP é apenas a parte wireless, sem o router propriamente dito.

penso k é isto, assim muito basicamente.
 
Ou seja, o AP apenas transmite a net wireless para os pcs, e o router permite a troca de dados entre todos os pcs ligados a ele, que o AP nao permite, certo ?
 
espera ai.
O AP tb permite partilha de dados. Ou estarei errado?Pelo menos tenho ideia k permite. Penso que é o equivalente ao router mas sem a parte dos cabos, assim como um router não tem a parte wireless.
Não é questão de partilhar net ou dados. Eles partilham uma rede, podendo estar nessa rede disponivel net ou não!
Corrijam-me se estiver errado :P
 
grande confusão que aqui vai... :p

Um router por definição faz a ligacao entre varias redes diferentes, no caso dos routers domesticos entre a rede do ISP e a rede domestica (permitindo partilha da ligacao exterior, firewall, etc..) os routers com wireless, para alem de na parte da rede interna terem um switch (para rede cablada) têm também um AP para os clientes wireless.
Um AP pode-se considerar o equivalente sem fios de um switch na rede cablada (permite comunicacoes entre os pcs que estão ligados a este)
 
grande confusão que aqui vai... :p

Um router por definição faz a ligacao entre varias redes diferentes, no caso dos routers domesticos entre a rede do ISP e a rede domestica (permitindo partilha da ligacao exterior, firewall, etc..) os routers com wireless, para alem de na parte da rede interna terem um switch (para rede cablada) têm também um AP para os clientes wireless.
Um AP pode-se considerar o equivalente sem fios de um switch na rede cablada (permite comunicacoes entre os pcs que estão ligados a este)

Então e os AP nao permite a ligacao do ISP aos computadores por wireless ?
 
um pc e um AP somente, nao servem para nada... é necessario um router que controle as comunicacoes entre o computador que tem net e os que se ligam pelo AP.
sem o router e o mesmo que ligares dois PC directamente com um cabo nao crusado..
é a ideia que tenho de AP e router..
nao consigo expressarme melhor.. peço desculpa..
 
É isso.

Basicamente o AP a única coisa que faz é a ligação de uma rede com fios (wired) com uma rede sem fios (wireless).
O router é uma espécie de modem mais evoluido com um hub, pois pode fazer a ligação ao ISP e gerir a rede wired. Se o router tiver um AP incorporado, então também faz a ligação à rede wireless.
 
Boas, gostava de saber se para fazer a configuração de um AP, com um router wireless, é obrigatório fazer essa ligação por cabo ou não?

Obrigado
 
O AP utiliza-se principalmente para extender o alcance da rede wireless.
Normalmente o AP não tem serviço de dhcp por isso a ligação ao router é muito fácil de configurar. O meu foi só ligar e colocar os nomes da rede e estava pronto para funcionar.
 
Back
Topo