Router Wireless (com Ligação a Disco Externo)

rekarde

Power Member
Boas,

Vinha pedir o vosso conselho para a compra de um router wireless. O principal objectivo é poder ser ligado a um disco externo multimédia.


  1. Qual é o orçamento disponível?
    O mais barato, que cubra as minhas expectativas. 100€ era excelente.
  2. Qual o teu ISP?
    Netcabo, zon.
  3. Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Nenhuma reserva.
  4. Qual o uso do router, para jogar? Para trabalho? Outro?
    O router para além da partilha da ligação serviria para ligar a um disco externo multimedia.
  5. O aspecto do router é importante para ti?
    Tanto faz. Se for muito feio, esconde-se...
  6. Qual o modelo do equipamento que tens neste momento? Queres mante-lo?
    Neste momento tenho apenas o modem da netcabo.
  7. Quais as outras funções que queres tirar partido do teu router?
    Como disse anteriormente, será essencial poder ligar a disco externos usb. Tanto em FAT como em NTFS. O router ficaria perto da tv, sempre ligado a um disco. A velocidade de transferência é importante.
  8. Protocolo: B, G, N?
    De momento a só tenho mesmo uma placa G...
  9. Distância entre equipamentos?
    10 metros, com uma divisão pelo meio.
 
Neste momento estou a olhar para o Belkin N+
Nos asus, quais são os modelos que têm possibilidade de ser ligados a discos externos?
 
Resumindo a busca a estes três modelos:
Belkin N plus (+)
Linksys WRT610N
WL-500W
ou esquecer a norma n: WL500GP v2

Alguém conhece a performance de algum? Nomeadamente à velocidade de transferência de ficheiros?:)
 
Última edição:
Continuando a minha saga, e na esperança que alguém me possa dar um feedback, aqui fica mais uns desenvolvimentos.
Parece-me que o belkin n+ é o único que tem nas especificações que suporta discos formatados em ntfs. Os asus nada referem, e apesar de na maioria das coisas que li dizerem que não suporta discos ntfs, li em dois ou três fóruns que houve quem ligasse disco ntfs e aquilo simplesmente funcionou... será possível...?
Outra coisa é a velocidade de transferência. O belkin teoricamente diz ter velocidades de transferência para o disco externo de 2MB/s. no entanto li num fórum um tipo a dizer que as taxas de transferência eram na ordem dos 300/400 kb/s...

Tendo em conta uma maior performance neste aspecto, passei a considerar uma solução deste género para gestão do disco externo:
Linksys Network Storage Link for USB 2.0 ou Silex SX-2000U2

E comprar um router asus normal. Será a solução que garante maiores velocidades? Será também a mais cara, claro...

Outra solução, seria trocar o disco Externo Multimedia iomega HD pelo iomega Pro HD, que tem uma tomada LAN. Por mais 50€.
No entanto, pelo que pude ler também, as taxas de transferência são na ordem dos 2 MB/s... idêntico ao Belkin n+.... daí que se calhar a compra do belkin será o investimento mais em conta...

Alguma opinião?
 
Parece que o fonera 2 está para ser lançado ainda este mês.
Ve as especificacoes para ver se é algo que te interessa.
 
Acabei por comprar o Belkin n+. Se precisarem de alguma info, é só dizer.

Para já estou satisfeito, funciona bem, e não é horrível esteticamente...
A transferência para o disco rígido é os 2MB/s. Um ficheiro de 600MB demorou pouco menos de 20 minutos.
 
Acabei por comprar o Belkin n+. Se precisarem de alguma info, é só dizer.

Para já estou satisfeito, funciona bem, e não é horrível esteticamente...
A transferência para o disco rígido é os 2MB/s. Um ficheiro de 600MB demorou pouco menos de 20 minutos.

Boas!

Parabéns pela compra!

Será que podes fazer uma review desse router (e já agora, onde o compraste)?
nomeadamente, a quanto consegues fazer downloads com o modem ligado directamente ao pc, e depois com ele ligado ao router, para ver quanto é que ele baixa?

abraço e obrigado
 
Em termos de velocidade, e ligado ao router tenho exactamente as mesmas taxas de transferência que ligado directamente ao modem. Tenho um tarifário de 18MB e atinge esses valores das duas formas, usando o speedtest.org.

Já ligado por wireless, com uma placa G, consigo algo entre os 10 ou 12 MB
Ainda não tenho uma placa norma N, não sei como se comporta, eheh
 
Boas,

Ok, obrigadão! isso são boas notícias. Para já não me vou meter nisso pq comprei agr um hdd de 7200 rpm pó portátil, mas assim já fico com esse router debaixo de olho!

abraço
 
Back
Topo