Router Wireless draft N + USB + Gigabit

Viva,

Uns resultados curiosos deste router:

Aguentou 2 streams simultaneos de diferentes discos usb sem cortes.

Um dos streams foi para a minha xbox via cabo de rede (utilizei um tipico episodio de naruto) e outro para o meu pc via wireless (episodio de ghost in the shell com ac3).

Estou deslumbrado com este router, os unicos problemas a meu ver é a pobre e limitada interface web (nao me deixa configurar a minha rede fora dos parametros que a belkin considera como bons), as antenas serem fixas (nao e possivel remove-las como em qualquer outro) e nao suportar os 5Ghz.
 
Depois de espremer o menino continuo satisfeito mesmo assim ainda tenho 15 dias para me decidir...

Talvez a unica coisa que sinta falta é talvez:

FTP SERVER APPLiCATION,
USB HDD STORAGE SHARE,
USB PRINT SERVER BUILT IN

que o asus wl-500w tem mas por outro lado não tem:
gbit lan e o interface ja ouvi dizer que não é dos melhores...


Comparação entre belkin, asus e smc:
http://reviews.cnet.com/4504-3319_7-0.html?tag=mncol;comp&id=32076385&id=33361546&id=32590920



 
Última edição:
Andei no mercado à procura do mesmo, optei pelo airport extreme com LAN gigabit e draft N (modelo anterior ao actual, suporta só uma frequência wireless, o novo suporta 2.4Ghz e 5Ghz em simultâneo).

Tenho um disco 3.5" de 1TB ligado por USB ao router e consigo fazer streaming wireless para dois portáteis um norma G outro N, de um filme divx e de um mkv respectivamente, sem soluços.

A taxa de transferência (ficheiros 700MB cada) wireless do portátil com draft N para o disco tem picos de 6MB/s e médias de 4.5MB/s, com o router no modo compatível G/N a 2.4GHz.

Para mac users tem a vantagem de o disco servir como time machine, desvantagem é só suportar partições formatadas em fat32 ou mac os.

Para partilhar o disco basta instalar o utilitário airport em cada computador.
 
Depois de espremer o menino continuo satisfeito mesmo assim ainda tenho 15 dias para me decidir...

Talvez a unica coisa que sinta falta é talvez:

FTP SERVER APPLiCATION,
USB HDD STORAGE SHARE,
USB PRINT SERVER BUILT IN

que o asus wl-500w tem mas por outro lado não tem:
gbit lan e o interface ja ouvi dizer que não é dos melhores...


Comparação entre belkin, asus e smc:
http://reviews.cnet.com/4504-3319_7-0.html?tag=mncol;comp&id=32076385&id=33361546&id=32590920





Estás a referir-te do Belkin que eu mencionei?

Olha que ele faz o "USB HDD STORAGE SHARE", tenho neste momento 2 discos lá ligados e funcionam impecavelmente.

Se é uma aplicação que te faça a descoberta, o cd traz algo para isso mas sinceramente poder mapear via rede os discos é um mimo.

Em relação ao printserver, eu penso que este belkin faz isso visto que ao abrir a partilha de rede existe a secção de impressoras, no entanto nao experimentei logo nao ponho a mao no fogo.


Relativamente ao FTP, tb sinto falta dele, se tivesse ftp fazer backups seria ainda mais simples. Ainda nao o experimentei com o samba, mas devera funcionar tb. Depois digo algo sobre isso.
 
Sim também comprei o belkin.

Foi testado hoje com 3 pc´s

1 pc a sacar a 1,7mbps
1 a copiar dados para o disco usb via wireless
e ainda um outro pc com msn, firefox e outlook para se ter noção da velocidade

resultado: Impecável! :)


Tens um hub usb ligado para os dois discos?

quanto ao print server acho que não tem :(
 
Tenho um hub usb normal que nem tem alimentação externa (deveria...)

De qualquer das formas pensei que o router tinha um printserver.
 
Já agora, que velocidade conseguem transferir dados de/para o disco do router?

Tenho um ASUS com portas USB, mas as velocidades de transferência usando SMB ou FTP andam nos 1MB/s. Não sei se isto acontece com todos os routers, mas parece-me demasiado baixo.
 
Eu a gravar para o disco consigo cerca de 1,2MB média e 1,7MB~2,1MB de pico, tanto em wireless como por gigabit.

A ler dá mais...


Mas é possivel que caso eles implementem o ftp no router de um pouco mais visto que o overhead é menor...

NFS é que era...
 
No meu ASUS não há melhorias significativas de SMB para FTP. NFS nunca testei, porque dava-me bastante trabalho a configurar.
Já agora, qual é o formato dos discos que estão a usar?
 
Estive agora a fazer uns testes usando cabo, e obtive 2.5MB/s a ler e 2MB/s a escrever. Está um pouco melhor do que no wireless (onde obtive cerca de 1.28MB/s a ler), nunca pensei que fizesse uma diferença tão grande entre cabo e wireless.

Mesmo assim acho estas velocidades reduzidas :\ Para usar como file server, para backups e assim, não me parecem velocidades muito aceitáveis.

Obrigado pela vossa colaboração. Era só mesmo para tentar perceber se este problema apenas ocorria com o meu router/ASUS, ou se era comum a outros.
 
Belkin N+ wireless router.

Router N
4 portas Gigabit
Wan penso que seja tb gigabit
porta USB
...
Wireless, ligação mais estável do que o Dlink, embora ainda não tenha feito nada de especial.

Qual é a taxa de transferência máxima que este router consegue em Draft n? Os testes da Cnet parecem indicar que é um dos melhorzitos em termos de largura de banda no modo N, mas...

Actualmente tenho um LinkSys WRT160n v2 ligado a um NetGear CBVG834G da ZON (uma bosta com 4 portas Ethernet de 100 Mbits e uma ligação wireless G de 54 Mbits, que desliguei) com uma ligação à net de 100 Mbits. O PC tem uma porta Gigabit e um adaptador USB Wireless N da Belkin (270 Mbits). Com o Netgear ligado por cabo à porta Gigabit do PC consigo taxas de transferência no SpeedTest na ordem dos 74 Mbits/s. Ao fazer o mesmo teste por wireless através do Belkin -> WRT160n->NetGear, o máximo que consigo são 42 Mbits/s ou algo do género (quase metade da velocidade da ligação directa ao Netgear por cabo).

A grande questão é: isto é um problema da taxa de transferência máxima wireless N do WRT160n ou tem mais a ver com a informação ter que passar de um router para o outro quando em modo wireless?
 
Última edição:
O facto de o belkin n+ usar a norma n versão draft 2.0 não quer dizer que não seja compatível com a norma n (draft), pois não?
Tendo eu um portátil com norma n (draft) conseguirei usufrui da tecnologia n+?
 
Back
Topo