Router Wireless G ou N

rjbsilva

Power Member
Boas,

Tal como já tinha avançado aqui noutro tópico, tenho uns problemas de velocidades muito baixas na minha wireless LAN embora os downloads da net estejam com velocidade boas. Depois de muito investigar, encontrei problemas semelhantes com o mesmo equipamento e nenhuma solução, pelo que acredito ser mesmo o router não ser bom a fazer de switch (o router é o Speedtouch580).

Sendo assim, andei a investigar novos routers, para os quais pedia a vossa opinião. A instalação será a seguinte: numa casa de 2 pisos, router wireless no piso inferior, 2 portáteis espalhados pela casa (ambos norma b), um desktop para servir de media server no piso de cima (actualmente com adpatador norma g por usb), e por fim a PS3 no piso de baixo (compativel com norma g). O que pretendo é ter boas velocidades internamente, para que consiga fazer streaming de video do media server para a PS3.

Uma dúvida que tenho logo ao início é se deverei ir para a norma N mesmo sem a PS3 suportar. Já li que tem alcance maior e por vezes até melhora a performance de dispositivos com normas inferiores, mas será mesmo assim? Claro que pelo menos o desktop também deveria passar a ter um adaptador N.
Hipóteses:
- http://www.netgear.com/Products/RoutersandGateways/RangeMaxNEXTWirelessRoutersandGateways.aspx (encontrei a €149 o router já com receptor USB)
- http://catalog.belkin.com/IWCatSectionView.process?Section_Id=203894
- http://pt.asus.com/products.aspx?l1=12&l2=43&l3=0&l4=0&model=1277&modelmenu=1

(Curiosidade: no site da netgear têm este comparativo "independente" que lhes dá vitória sobre os concorrentes: http://www.netgear.com/upload/marke...rts/wireless_n_performance_study_12-12-06.pdf )

Depois encontrei umas normas G+, já com MIMO, que anunciam melhor performance que a G standard:
- http://catalog.belkin.com/IWCatSectionView.process?Section_Id=203274
- http://pt.asus.com/products.aspx?l1=12&l2=43&l3=0&l4=0&model=1121&modelmenu=1
- http://www.netgear.com/Products/RoutersandGateways/RangeMax240WirelessRouters/WPNT834.aspx

O que acham? Fico-me pelas G+ ou vou para uma N?

Já agora, uma questão final. Para estes routers preciso também de um modem ADSL2 ethernet. É fácil depois configurar o router ligado ao modem? Onde é que fica a definição de user e password, no modem ou no router? E onde é que arranjo um modem desses? Não encontro em site nenhum à venda.

Obrigado pela ajuda.

RS
 
Ja pensaste em repetidores?

Como ja tens equipamento G, penso q com repetidores fortaleces o sinal e aumentas o alcance do mesmo.

Tb podes tentar com antenas direccionais, metes no canto da casa e direccionas para onde tens os dispositivos.

PS: Ideias malucas, mas q nunca se sabe, ate pode resultar :)
 
Agradeço a sugestão mas não me parece que um repetidor ajude. Todos os PCs conseguem estar com o sinal entre o Good e o Very Good. O problema é mesmo a velocidade de transferência interna na minha rede entre os diversos dispositivos (como relatei aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=157963).

Mais alguém tem comentários às minhas hipóteses, nomeadamente de colocação de um router N que refere melhorar a performance dos dispositivos em normas inferiores?
 
O que acham? Fico-me pelas G+ ou vou para uma N?
Resposta a questão aqui:

'Wireless-N Could Stand For 'Not Interoperable'

Hardware companies are racing to bring out wireless LAN equipment with far higher speeds and capacity. But consumers and businesses should be cautious: As the standard they're based on isn't yet official, early products may not be interoperable and could have performance problems.
fonte:

http://www.informationweek.com/story/showArticle.jhtml?articleID=187001854

Em outras palavras fica-te pelo G+ por agora, ou mantem mais algum tempo a configuração que tens.

Para estes routers preciso também de um modem ADSL2 ethernet. É fácil depois configurar o router ligado ao modem? Onde é que fica a definição de user e password, no modem ou no router?
O correcto é o modem a ligar ao router de 1 de 2 hipóteses(Se calhar há mais mas só conheço estas)

Modem configurado para Bridge connection e ligas ao router wireless,por cabo de rede nas configs do router é que colocas as configurações de autenticação

ou

modem configurado para autenticação, ligas ao router por cabo de rede mas depois tens que atribuir um IP estático ao router Wireless para funcionar.

Não tenho a certeza mas acho que na segunda hipótese tens que usar um cabo cross-over...ou será na primeira??? Se tiveres a hipótese experimenta se não funcionar diz que o pessoal depois ajuda.


E onde é que arranjo um modem desses? Não encontro em site nenhum à venda.
por exemplo:

http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=10381

tens outros melhores a venda por menor preço, eu não conheço é questão de aguardares ver se alguém adiciona alguma info útil, senão coloca no sub-forum Duvidas e Suporte Técnico a questão do router.
 
Última edição:
Back
Topo