1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router Wireless para Placa 3.6 USB TMN?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por cneves, 4 de Novembro de 2006. (Respostas: 59; Visualizações: 21100)

1. Viva,
    Alguém sabe de algum router Wireless que tenha porta Host USB compativel com a placa de banda larga USB da TMN?
    Alguém tem experiencia com o AP da ASUS WL-500? Sei que a Porta USB do ASUS aceita discos USB. Será que aceita as boards USB de 3.6Mbs TMN?
    O objectivo é criar uma pequena rede Wireless com acesso à rede TMN sem computador.
    Alguma ideia?

Cheers

2. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Os modems da Zapp também são USB e eles dão suporte aos routers wireless Asus WL500g com um update de firmware que podes sacar da página da Zapp. Para a TMN deve ser uma coisa semelhante.

Cumps

3. TMN USB HUAWEI E220 c/ ASUS WL-500G Premium

Depois de bater com a cabeça nalguns bytes , coloquei o HUAWEI E220 (TMN USB) a funcionar com o ASUS WL-500G Premium. O Router surpreendeu-me e verifiquei que com o firmware adequado é possivel reconfigurá-lo para quase tudo.
    Primeiro é preciso fazer um update de firmware em http://koppel.cz/cdmawifi/download/163/WL500gp-1.9.2.7-7f-USB-1.63.trx (o site está em checo). Depois do update verifica-se que não existe a opção para o modem da HUAWEI. O problema é que o WL-500gp reconhece o HUAWEI E220 como um pen disk e não como um modem. O truque está em remover os drivers do storage criando num script de arranque . Primeiro remove- se o driver do disco (rmmod usb-storage) e os modems que o firmware da koppel instala. Depois obriga-se o módulo usbserial a reconhecer o HUAWEI. Como? Simplesmente com "[SIZE=-1]insmod usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003". O driver cria um device /dev/usb/tts/0 que vai ser utilizado pelo HUWAEI. Pode-se fazer logo alguns testes escrevendo directamente para o modem com o comando "serialcomm". Depois basta colocar na opção GPRS/EDGE da página configuração do ASUS o PAN da TMN ("internet") e o nº "*9***1#" e já está. Não se alarmem porque com esta opção a porta WAN deixa de funcionar temporáriamente. Ahh.. Não se esqueçam de desactivar o PIN do cartão senão andam algumas horas a tentar perceber porque é que não funciona...
    Até Já...:-D
    [/SIZE]

4. Rallyus

Rallyus Power Member

Cneves, podias explicar melhor o passo a passo dessa configuração?

Fizeste isso a partir de Windows ou de Linux?

Eu tenho uma placa USB TMN (não há banda larga aqui) e ADORAVA meter a placa a funcionar com um Asus WL500G Premium!!!

5. Oi cneves.
    Já perdi muito tempo a tentar por o router a funcionar com a minha placa huawei e220 mas ainda não consegui nada.
    Podias explicar melhor os passos que seguiste?

6. jcdmp

jcdmp Power Member

Huawei E220 + Router Asus

Ola amigos...embora eu tenha a placa usb da vodafone e o router seja o 600G pois o 500G ja nao ta disponivel...amigo CNEVES era excelente se pudesses fazer um tutorial de como fazer isso passo-a-passo e com imagens se possivel...pois ainda nao vi em lado nenhum ninguem que conseguisse fazer o Huawei E220 funcionar num Router com porta USB e seria um "must" quer para ti quer para a Techzone...e apesar disso eu tb nao consegui fazer seguindo os passos que dissestes...embora eu perceba que isto só custa a 1ª vez :-D

desde ja agradeço

7. Router asus + TMN

Viva vamos lá ver se consigo explicar:
    Depois de instalar o novo firmware façam login no ASUS com um software terminal tipo (PUTTY):

login as: root
    [email protected]'s password:

Façam cd /usr/local/sbin:

[[email protected] root]$ cd /usr/local/sbin <ENTER>

Depois façam "ls" para listar os ficheiros:

[[email protected] sbin]$ ls
    post-backup post-mount pre-shutdown
    post-boot pre-backup post-firewall
    pre-boot

o ficheiro post-boot é um ficheiro que é executado depois do boot do ASUS e é nesse ficheiro que colocam os seguintes comandos:

#!/bin/sh
    sleep 10
    rmmod ftdi_sio
    rmmod pl2303
    rmmod usbserial
    rmmod usb-storage
    insmod usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003

Se quiserem podem criar o ficheiro post-boot noutro sitio e enviar o ficheiro por ftp para a directoria /usr/local/sbin

Depois é necessário gravá-los para que no próximo boot do ASUS ainda lá estejam :):

flashfs save
    flashfs commit
    flashfs enable.

Agora basta irem à página de configuração http do ASUS e na opção de modems escolher GPRS/EDGE e activar opção "dial on boot".
    podem ver a imagem em :

http://www.ct3team.com/images/wl500gp.jpg
    http://www.ct3team.com/images/wl500gp2.jpg

Sem scripts de controlo às vezes é necessário fazer um reboot para a ligação da TMN ficar activa.

Espero que isto ajude...

Sayonara:-D

8. jcdmp

jcdmp Power Member

router asus + hauwei e220

obrigado amigo

agora o prob é outro....isso funca no 600g ou so no 500g?

nao encontro firm para o 600g e nao sei se o firm do 500 serve para o 600

obrigado

9. Firmware 600gp

Oops! É melhor não arriscares o firmware do 500 no 600, mesmo entre os modelos 500xx os firmwares não são compativeis.

Existem outras maneiras de colocar a funcionar o modem com o ASUS:

Mesmo com outros firmwares (cuidado com as versões beta do Oleg) basta inserir o driver do modem com o "insmod usbserial vendor=0x12d1 product=0x1003" e utilizar os comandos pppd e chat para configurar o device e fazer as chamadas...
    Como não tenho o 600 não testei isto mas penso que vale a pena tentares...

/usr/sbin/pppd /usr/local/sbin/configure_tmn

Conteudo do ficheiro a que chamei configure_tmn que coloquei na directoria /usr/local/sbin:

#debug
    /dev/usb/tts/0
    115200
    <- velocidade entre o ASUS e o USB convem alterar para o limite maximo :-D
    crtscts
    noipdefault
    ipcp-accept-local
    lcp-echo-interval 60
    lcp-echo-failure 5
    usepeerdns
    noauth
    nodetach

depois executas outro programa que chama outro ficheiro a que chamei tmn

/usr/sbin/chat -s -S -V -t 30 -f /usr/local/sbin/tmn 2>/tmp/tmn.log

Conteúdo do ficheiro tmn:

'' ''
    '' 'ATI'
    '' 'ATZ'
    'OK' 'AT+CGDCONT=1,"IP","internet"'
    <- APN do operador (no caso da tmn é "internet")
    'OK' 'ATD *99***1#'
    <- Nº a chamar
    'CONNECT' ''

Funciona no 500 portanto deve funcionar no 600. Convem colocar estes comandos dentro de um script com um ciclo que verifique se a ligação está on (através do PID do processo). No meu caso, a TMN desliga-me de 24 em 24 horas (porquê?8|) e por isso fiz um script que faz o redial automático

Espero que isto te ajude ... diverte-te....

Sayonara...:)

10. Rallyus

Rallyus Power Member

Para quem como eu só tem acesso á Internet através de um operador móvel, e quer partilhar internet por vários computadores em casa através de WiFi, acho que existe uma solução para além desta do Asus.

É que segundo li nos fóruns do OLEG, com a placa USB Huawei e o Asus WL-500G a ligação fica sempre limitada a 384Kbs, o que para mim é contraproductivo, pois tenho velocidades em HSDPA bem altas.

Andei a investigar na net e encontrei uma novidade lançada dia 12 de Março:

http://www.anydata.com/products/awr-600wk.html

Alguém sabe onde comprar um bichinho destes por cá?

11. Rallyus

Rallyus Power Member

Então ninguém se pronuncia sobre o router que eu meti no link?

Andava tanta gente a chorar por uma coisa destas...

12. Option Globesurfer II 2 7.2

Viva,
    Já existe há muito tempo Routers HSDPA da Option.
    Podes encontrar o Globesurfer II por encomenda na nomatica.

Prepara o $$$ :-D

Cheers

13. Rallyus

Rallyus Power Member

Os preços na nomatica são um problema...

As Option Globetrotter que estão disponiveis nas operadoras por 99,90€, na nomatica custam 229€...

14. cerbero

cerbero Power Member

Tenho uma E220 da Vodafone. Estou a ponderar comprar um router desses com USB. Mas na minha zona consigo ligações a 1.2Mb. Existe algum que não limte a ligação a 384k?

15. Rallyus

Rallyus Power Member

Ok,

O preço do Option Globesurfer II está disponivel em Inglaterra...

Segurem-se...

Custa 395£

Ou seja, quase 600 Euros por um Router Wireless HSDPA!

Não faço comentários...

16. silverkzar

silverkzar Power Member

kanguru e wl500...

Hi!
    Segui o tutorial que o cneves deixou para a tmn (eu tenho kanguru) mas apesar de conseguir obter ip não consegui ter net!

ppp0 Link encap:Point-Point Protocol
    inet addr:62.169.84.147 P-t-P:62.169.67.34 Mask:255.255.255.255
    UP POINTOPOINT RUNNING MULTICAST MTU:1500 Metric:1
    RX packets:11 errors:0 dropped:0 overruns:0 frame:0
    TX packets:12 errors:0 dropped:0 overruns:0 carrier:0
    collisions:0 txqueuelen:3
    RX bytes:212 (212.0 B) TX bytes:269 (269.0 B)

Ainda pensei que o wl500gp n estivesse a resolver os dns mas mesmo com ip não consigo pingar o google!
    Alguem tem o kanguru a dar com o wl500?!Se sim qual o conteúdo dos ficheiros de configuração?
    Eu estou a usar a ultima firmware do oleg!
    Thx

Última edição: 1 de Maio de 2007
  17. silverkzar

silverkzar Power Member

Ja dei com o gato!
    Se mais alguem tiver este problema vejam as rotas!

18. cerbero

cerbero Power Member

silverkzar -> consegues ter a ligação a mais de 384k?

19. silverkzar

silverkzar Power Member

Nop as velocidades que obtenho são mais baixas
    mas acho q mudando os 115200 para um valor mais alto será possivel obter mais uma vez q é ai q fixamos os valores de debitos maximos entre kanguru e o asus

20. Viva silverkzar,
    Muda a velocidade para 460800 e já ficas bem...

Partilhar esta Página