1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Router.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Ghoul, 27 de Janeiro de 2008. (Respostas: 22; Visualizações: 1588)

1. Ghoul

Ghoul Power Member

Boas!
    Ora bem, eu estou a pensar em comprar um router, pois tenho um portátil e gostava de usufruir de Internet sem fios pela minha casa.

Andei a ver alguns e vi este:

http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=03891090&oid=&c=

Interessou-me imenso pelo baixo preço e gostaria de saber se é bom e se servirá para o que eu quero. Outra questão: tenho de ligar o router ao desktop, para só assim o portátil apanhar a net, ou não?

Se me pudessem ajudar agradecia, pois sou inexperiente nestas andanças.

Obrigado desde já.

2. flak

flak Power Member

Viva,

Estou a achar esse router demasiado barato, mas pode ser bom na mesma. :)

Falta dizeres o mais importante, que é qual o teu ISP? Netcabo, Clix, Sapo?

3. Ghoul

Ghoul Power Member

4. andré ferrari

andré ferrari Colaborador
    Staff Member

Esse router tem alguns problemas já re-conhecidos por alguns ISP's.
    Apesar da maioria estarem resolvidos, alguns ISP recomendam mesmo não apostar em routers SMC.

Por esse preço tens Belkin, por mais um pouco tens o dlink, os asus etc etc.
    Às vezes, dependendo do efeito, compensa gastar mais algum.

5. bisard

bisard Power Member

Esse router que indicaste não tem wireless. Eu comprei um router à dois dias na fnac, custou 40 euros, tem wireless, é da Conceptronic e até agora não tenho nada a apontar, serve perfeitamente e até traz um adaptador wireless usb caso o portatil não traga. A única coisa que posso dizer sobre o router que comprei é que não tem modem, pois eu não precisava, ao contrário do que tu indicaste. Se não precisares de um router com modem então aconselho-te esse Conceptronic. Agora para o que tu pretendes esse modem do link não serve, não consegues ter internet sem fios com esse. Cumpz

6. Ghoul

Ghoul Power Member

Ok, obrigado!

Como falaste em Belkin, vi este:

http://www.*****.pt/ProductDetail.aspx?pid=02755522&oid=&c=

Que dizes?

7. jlfaa

jlfaa Banido

Olá,
    Como falou em ligação sem fios, o ideal seria um router wireless só que aí o preço sobe, ainda por cima se for um bom router wless. Se assim fosse não teria de ficar dependente do seu desktop sempre ligado para partilhar a ligação. Para o portátil ter acesso wireless, o desktop terá de ter rede wireless, que pela sua descrição aqui colocada, deverá ter. Sobre a qualidade deste router não é nada má, já trabalhei com um idêntico e não tenho nada a dizer contra a qualidade, excepto que tenho pena que apenas tenha uma tomada RJ-45 e uma USB 1.1 que é já obsoleta.

Aposto tambem em marcas como D-Link e Belkin.

Última edição: 27 de Janeiro de 2008
  8. bisard

bisard Power Member

9. Ghoul

Ghoul Power Member

O meu portátil tem wireless, claro. Mas é possível não ficar dependente do desktop para poder aceder à net no portátil sem fios? Ou seja, é mesmo necessário o desktop para que possa ter net sem fios no portátil?

Muito obrigado pelas sugestões.

10. bisard

bisard Power Member

Não, basta comprar um router com wireless. Por exemplo aquele que eu mencionei num reply anterior.

11. Ghoul

Ghoul Power Member

E o router não tem qualquer ligação por cabo ao pc? A instalação faz-se como?

12. bisard

bisard Power Member

Ligas o modem ao router, e depois ou ligas os computadores por cabo ao router ou por wireless. Desde que o router esteja ligado podes ter internet em qualquer um dos computadores, e ter ligado os que quiseres.

13. jlfaa

jlfaa Banido

O router liga por RJ45 ao desktop (melhor apenas para configurar o router e os acessos) e não haverá em principio qualquer instalação necessária a não ser proteger o seu acesso sem fios na configuração do router, através da activação da encriptação e de uma chave hexadecimal que só o Carlos saberá, pois a mesma terá de ser inserida tambem na config. do dispositivo wireless do portátil para que seja possível comunicar com segurança.

14. Ghoul

Ghoul Power Member

Ao ligar o router ao modem, e depois de ligar o wireless no portátil, também será possível configurar essas chaves, correcto? É fácil fazê-lo?

Desde já, muito obrigado a todos pelas respostas.

15. bisard

bisard Power Member

Sim penso que podes fazer isso, mas normalmente é aconselhado fazer isso num computador ligado por cabo ao router. Mas não te preocupes que o router traz manuais a explicar isso tudo.

16. jlfaa

jlfaa Banido

Se ligar o router ao modem, terá de ter em conta o tipo de ligação com o mesmo dependendo do router que vai comprar. Há uns que temos de configurar o modem em modo "bridge" para que o router "mande" nas ligações á net, configurando este em PPPoE com fornecimento dos dados de username e password do acesso.
    Sobre a segurança que é de extrema importância que tenha SEMPRE configurada, vai depender tambem do router novo que vai comprar. Há uns mais fáceis do que outros. Nada como ler o manual para o fazer correctamente.
    Os parâmetros de configuração são normalmente estes: Encriptação: 64bit / 128bit etc. - chave "passphrase" que normalmente é convertida de texto legível para hexadecimal (durante a config) contendo combinações de numeros de 0 a F (0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F) que terá de colocar no dispositivo wireless do portátil.

Detalhe : Por vezes, a passphrase em texto não é bem aceite por outros dispositivos que comunicam com o router se não a inserir em Hexadecimal conforme é mostrado no router. São casos raros mas podem suceder.

17. Ghoul

Ghoul Power Member

Há algum router que me possa aconselhar e que seja de fácil configuração?

18. jlfaa

jlfaa Banido

Sim, da experiência que tenho os Belkin são fáceis. A configuração web é clara, directa e bem explicada. Tenho um noutra parte da casa ligado a um já velhito modem / router Aolynk DR814Q que é compicadissimo de gerir mas de grande qualidade.
    No caso dos D-Link penso que o mesmo se pode observar mas pessoalmente, nunca explorei estes até ás entranhas. Do pouco que vi do modelo DIR655 achei fabuloso ! Veja neste link o manual de um D-Link DIR655: ftp://ftp.dlink.com/Gateway/dir655/Manual/dir655_manual_100.zip

Já agora, o site da D-Link para o modelo indicado: http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=530

Não quero com isto aconselhar o modelo DIR655 pois cálculo que não seja dos mais baratos, porém todos os modelos devem seguir os mesmos padrões no que toca á configuração Web. Se tiver hipótese, peça primeiro para consultar o manual e vá folheado até ás páginas que mostram os ecrãs da configuração e veja se está de acordo com a facilidade que tem em lidar com os mesmos.

19. Ghoul

Ghoul Power Member

Muito obrigado por toda a ajuda.
    Talvez opte por um Belkin.

Assim que comprar, venho aqui.

Obrigado a todos pela ajuda.

20. Ghoul

Ghoul Power Member

Boa tarde.

Optei por comprar um SMC, mas agora preciso da vossa ajuda. Pretendo, como já tinha dito, configurar o router apenas para o portátil. Como faço a ligação? Ligo o router ao modem com o cabo Ethernet e depois? Ligo o wireless do portátil e ele encontra a ligação?

Partilhar esta Página