Router.

Ghoul

Power Member
Boas!
Ora bem, eu estou a pensar em comprar um router, pois tenho um portátil e gostava de usufruir de Internet sem fios pela minha casa.

Andei a ver alguns e vi este:

http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03891090&oid=&c=

Interessou-me imenso pelo baixo preço e gostaria de saber se é bom e se servirá para o que eu quero. Outra questão: tenho de ligar o router ao desktop, para só assim o portátil apanhar a net, ou não?

Se me pudessem ajudar agradecia, pois sou inexperiente nestas andanças.

Obrigado desde já.
 
Viva,

Estou a achar esse router demasiado barato, mas pode ser bom na mesma. :)

Falta dizeres o mais importante, que é qual o teu ISP? Netcabo, Clix, Sapo?
 
Esse router tem alguns problemas já re-conhecidos por alguns ISP's.
Apesar da maioria estarem resolvidos, alguns ISP recomendam mesmo não apostar em routers SMC.

Por esse preço tens Belkin, por mais um pouco tens o dlink, os asus etc etc.
Às vezes, dependendo do efeito, compensa gastar mais algum.
 
Esse router que indicaste não tem wireless. Eu comprei um router à dois dias na *****, custou 40 euros, tem wireless, é da Conceptronic e até agora não tenho nada a apontar, serve perfeitamente e até traz um adaptador wireless usb caso o portatil não traga. A única coisa que posso dizer sobre o router que comprei é que não tem modem, pois eu não precisava, ao contrário do que tu indicaste. Se não precisares de um router com modem então aconselho-te esse Conceptronic. Agora para o que tu pretendes esse modem do link não serve, não consegues ter internet sem fios com esse. Cumpz
 
Olá,
Como falou em ligação sem fios, o ideal seria um router wireless só que aí o preço sobe, ainda por cima se for um bom router wless. Se assim fosse não teria de ficar dependente do seu desktop sempre ligado para partilhar a ligação. Para o portátil ter acesso wireless, o desktop terá de ter rede wireless, que pela sua descrição aqui colocada, deverá ter. Sobre a qualidade deste router não é nada má, já trabalhei com um idêntico e não tenho nada a dizer contra a qualidade, excepto que tenho pena que apenas tenha uma tomada RJ-45 e uma USB 1.1 que é já obsoleta.

Aposto tambem em marcas como D-Link e Belkin.
 
Última edição:
Aconselho este: http://www.*****.pt/pt/Catalog/Deta...ategory=redesWifiOutros&product=8714909009751

Apesar da imagem do router na caixa não corresponder ao que eu comprei. O modelo que eu comprei é o Conceptronic C54BRS4A
O router é este:
C54BRS4A_pld_10.jpg
 
Última edição:
Olá,
Como falou em ligação sem fios, o ideal seria um router wireless só que aí o preço sobe, ainda por cima se for um bom router wless. Se assim fosse não teria de ficar dependente do seu desktop sempre ligado para partilhar a ligação. Para o portátil ter acesso wireless, o desktop terá de ter rede wireless, que pela sua descrição aqui colocada, deverá ter. Sobre a qualidade deste router não é nada má, já trabalhei com um idêntico e não tenho nada a dizer contra a qualidade, excepto que tenho pena que apenas tenha uma tomada RJ-45 e uma USB 1.1 que é já obsoleta.

Aposto tambem em marcas como D-Link e Belkin.

O meu portátil tem wireless, claro. Mas é possível não ficar dependente do desktop para poder aceder à net no portátil sem fios? Ou seja, é mesmo necessário o desktop para que possa ter net sem fios no portátil?

Muito obrigado pelas sugestões.
 
O meu portátil tem wireless, claro. Mas é possível não ficar dependente do desktop para poder aceder à net no portátil sem fios? Ou seja, é mesmo necessário o desktop para que possa ter net sem fios no portátil?

Muito obrigado pelas sugestões.
Não, basta comprar um router com wireless. Por exemplo aquele que eu mencionei num reply anterior.
 
E o router não tem qualquer ligação por cabo ao pc? A instalação faz-se como?
Ligas o modem ao router, e depois ou ligas os computadores por cabo ao router ou por wireless. Desde que o router esteja ligado podes ter internet em qualquer um dos computadores, e ter ligado os que quiseres.
 
O router liga por RJ45 ao desktop (melhor apenas para configurar o router e os acessos) e não haverá em principio qualquer instalação necessária a não ser proteger o seu acesso sem fios na configuração do router, através da activação da encriptação e de uma chave hexadecimal que só o Carlos saberá, pois a mesma terá de ser inserida tambem na config. do dispositivo wireless do portátil para que seja possível comunicar com segurança.
 
Última edição:
O router liga por RJ45 ao desktop e não haverá em principio qualquer instalação necessária a não ser proteger o seu acesso sem fios na configuração do router, através da activação da encriptação e de uma chave hexadecimal que só o Carlos saberá, pois a mesma terá de ser inserida tambem na config. do dispositivo wireless do portátil para que seja possível comunicar com segurança.

Ao ligar o router ao modem, e depois de ligar o wireless no portátil, também será possível configurar essas chaves, correcto? É fácil fazê-lo?

Desde já, muito obrigado a todos pelas respostas.
 
Ao ligar o router ao modem, e depois de ligar o wireless no portátil, também será possível configurar essas chaves, correcto? É fácil fazê-lo?

Desde já, muito obrigado a todos pelas respostas.
Sim penso que podes fazer isso, mas normalmente é aconselhado fazer isso num computador ligado por cabo ao router. Mas não te preocupes que o router traz manuais a explicar isso tudo.
 
Se ligar o router ao modem, terá de ter em conta o tipo de ligação com o mesmo dependendo do router que vai comprar. Há uns que temos de configurar o modem em modo "bridge" para que o router "mande" nas ligações á net, configurando este em PPPoE com fornecimento dos dados de username e password do acesso.
Sobre a segurança que é de extrema importância que tenha SEMPRE configurada, vai depender tambem do router novo que vai comprar. Há uns mais fáceis do que outros. Nada como ler o manual para o fazer correctamente.
Os parâmetros de configuração são normalmente estes: Encriptação: 64bit / 128bit etc. - chave "passphrase" que normalmente é convertida de texto legível para hexadecimal (durante a config) contendo combinações de numeros de 0 a F (0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F) que terá de colocar no dispositivo wireless do portátil.

Detalhe : Por vezes, a passphrase em texto não é bem aceite por outros dispositivos que comunicam com o router se não a inserir em Hexadecimal conforme é mostrado no router. São casos raros mas podem suceder.
 
Se ligar o router ao modem, terá de ter em conta o tipo de ligação com o mesmo dependendo do router que vai comprar. Há uns que temos de configurar o modem em modo "bridge" para que o router "mande" nas ligações á net, configurando este em PPPoE com fornecimento dos dados de username e password do acesso.
Sobre a segurança que é de extrema importância que tenha SEMPRE configurada, vai depender tambem do router novo que vai comprar. Há uns mais fáceis do que outros. Nada como ler o manual para o fazer correctamente.
Os parâmetros de configuração são normalmente estes: Encriptação: 64bit / 128bit etc. - chave "passphrase" que normalmente é convertida de texto legível para hexadecimal (durante a config) contendo combinações de numeros de 0 a F (0 1 2 3 4 5 6 7 8 9 A B C D E F) que terá de colocar no dispositivo wireless do portátil.

Detalhe : Por vezes, a passphrase em texto não é bem aceite por outros dispositivos que comunicam com o router se não a inserir em Hexadecimal conforme é mostrado no router. São casos raros mas podem suceder.

Há algum router que me possa aconselhar e que seja de fácil configuração?
 
Sim, da experiência que tenho os Belkin são fáceis. A configuração web é clara, directa e bem explicada. Tenho um noutra parte da casa ligado a um já velhito modem / router Aolynk DR814Q que é compicadissimo de gerir mas de grande qualidade.
No caso dos D-Link penso que o mesmo se pode observar mas pessoalmente, nunca explorei estes até ás entranhas. Do pouco que vi do modelo DIR655 achei fabuloso ! Veja neste link o manual de um D-Link DIR655: ftp://ftp.dlink.com/Gateway/dir655/Manual/dir655_manual_100.zip

Já agora, o site da D-Link para o modelo indicado: http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=530


Não quero com isto aconselhar o modelo DIR655 pois cálculo que não seja dos mais baratos, porém todos os modelos devem seguir os mesmos padrões no que toca á configuração Web. Se tiver hipótese, peça primeiro para consultar o manual e vá folheado até ás páginas que mostram os ecrãs da configuração e veja se está de acordo com a facilidade que tem em lidar com os mesmos.
 
Última edição:
Sim, da experiência que tenho os Belkin são fáceis. A configuração web é clara, directa e bem explicada. Tenho um noutra parte da casa ligado a um já velhito modem / router Aolynk DR814Q que é compicadissimo de gerir mas de grande qualidade.
No caso dos D-Link penso que o mesmo se pode observar mas pessoalmente, nunca explorei estes até ás entranhas. Do pouco que vi do modelo DIR655 achei fabuloso ! Veja neste link o manual de um D-Link DIR655: ftp://ftp.dlink.com/Gateway/dir655/Manual/dir655_manual_100.zip

Já agora, o site da D-Link para o modelo indicado: http://www.dlink.com/products/?sec=1&pid=530


Não quero com isto aconselhar o modelo DIR655 pois cálculo que não seja dos mais baratos, porém todos os modelos devem seguir os mesmos padrões no que toca á configuração Web. Se tiver hipótese, peça primeiro para consultar o manual e vá folheado até ás páginas que mostram os ecrãs da configuração e veja se está de acordo com a facilidade que tem em lidar com os mesmos.

Muito obrigado por toda a ajuda.
Talvez opte por um Belkin.

Assim que comprar, venho aqui.

Obrigado a todos pela ajuda.
 
Boa tarde.

Optei por comprar um SMC, mas agora preciso da vossa ajuda. Pretendo, como já tinha dito, configurar o router apenas para o portátil. Como faço a ligação? Ligo o router ao modem com o cabo Ethernet e depois? Ligo o wireless do portátil e ele encontra a ligação?
 
Back
Topo