Routers Meo e Bridge.

Aki_Ross

Membro
Peço desculpa se estou a abrir um fio com perguntas que já foram respondidas. Eu pesquisei por "bridge" e aparecem-me bastantes resultados que não respondem à minha pergunta, a maioria são de users que escreverem "bridge" no post mas não tocaram no assunto.

Depois de ser cliente da cabovisão desde que eles existem, estou-me a ver obrigado a ter que mudar. Sempre usei os meus próprios routers mas não sei porquê, eles agora parece que querem obrigar os clientes a terem o router deles. Supostamente, não existe ficheiro de configuração para os 120 megas para o modem cisco.. cheguei a dizer que não me importo de ficar com 100 megas à mesma mas não me deixam, querem-me mesmo enfiar os 120 megas. É tão estranho ver como as coisas mudaram. No passado faziam de tudo para que o cliente não os deixasse, agora até ajudam no processo.. disse-lhes que se não posso usar o meu próprio router então preferia mudar de isp, a meo deixa, com o modo bridge (não foi ameaça nem nada, estava apenas a desabafar com eles). Disseram-me que fazia muito bem e aconselharam-me a ir lá à loja deles dar baixa do contracto mesmo que a meo diga que faz isso, para depois não pagar duas facturas.

E com isto vem a pergunta, sei que alguns routers da meo dão para ter o meu ligado por bridge, mas pelo que li na thread do fiber gateway (só li as primeiras 5 páginas de 150 e tal), fiquei sem saber se esse suportava ou não e se sim, se mais de 100mbps. Alguém me pode informar mais sobre os routers deles e sobre o que me vai esperar caso eu contrate a net deles 200/100? Os bugs que li na tal thread sobre abrir portas já foram corrigidos? Posso fazer o pedido do router antigo para ligar o ONT ao meu Asus ou eles também forçam as pessoas aos routers que lhes apetecem?

Thanks.
 
Tenho fiber e tem modo bridge. Acho que só a vodafone não permite isso actualmente com os equipamentos mais modernos.

Quando dizes "fiber", referes-te ao fiber gateway, aquele router preto? Já agora, a nowo também não permite, pelo menos foi o que me disseram 2 pessoas diferentes ao telefone. Embora pelo que estive a ler, acho que o router sagem que eles já tiveram, dava.

Já agora, uma pergunta que me esqueci completamente de fazer no primeiro post. Se eu ligar por modo bridge, o wifi do router da meo deixa de ter net? É que ambos os routers vão ficar bastante longe um do outro e convinha-me ter um AP ao pé do router deles. O senso comum faz-me pensar que sim, que deixa de ter net, mas preciso mesmo de ter a certeza para começar a pensar no que fazer.
 
À cerca de 1 mês fiz contrato com a Meo sob garantia do comercial que podia optar no momento de instalação qual o router a instalar, dado que queria ONT+router para poder ter o meu router da Asus. O técnico ia para instalar o all in one, disse-lhe que queria ONT em separado, caso contrário podia ir embora. O técnico disse que instalava porque era net 100/100. Não sei se é verdade ou não mas acabei por ficar com o ONT em separado e com o meu router ASUS a funcionar como router principal.
 
Tenho 500/100, com o ONT + TG789VAC V2 em modo bridge. Ficou assim depois de migração de 100/100.

Pedi ao técnico que assim fosse, não foi colocado qualquer entrave.
 
Agradeço as vossas respostas.
@CrOhN , sabes a resposta à minha questão:


Se eu ligar por modo bridge, o wifi do router da meo deixa de ter net? É que ambos os routers vão ficar bastante longe um do outro e convinha-me ter um AP ao pé do router deles. O senso comum faz-me pensar que sim, que deixa de ter net, mas preciso mesmo de ter a certeza para começar a pensar no que fazer.
 
Agradeço as vossas respostas.
@CrOhN , sabes a resposta à minha questão:


Ficas com duas redes a funcionar se quiseres separadas, a do meo e a do router bridge... eu acabei por desativar o wifi do fiber gateway para apenas ficar a fazer de ONT e não chatear.

Nao contei com a nowo quando falei do bridge, nunca me lembro que isso é uma operadora LoL
 
Já agora, uma pergunta que me esqueci completamente de fazer no primeiro post. Se eu ligar por modo bridge, o wifi do router da meo deixa de ter net? É que ambos os routers vão ficar bastante longe um do outro e convinha-me ter um AP ao pé do router deles. O senso comum faz-me pensar que sim, que deixa de ter net, mas preciso mesmo de ter a certeza para começar a pensar no que fazer.
São 2 routers praticamente independentes com configurações independentes. Podes pôr o teu router com um ip fixo dentro da gama 192.168.1.XXX e o wi-fi com o mesmo SSID e ter todos os equipamentos numa mesma rede ou podes ter gamas e redes wi-fi completamente distintas.
 
São 2 routers praticamente independentes com configurações independentes. Podes pôr o teu router com um ip fixo dentro da gama 192.168.1.XXX e o wi-fi com o mesmo SSID e ter todos os equipamentos numa mesma rede ou podes ter gamas e redes wi-fi completamente distintas.

Isto é completamente diferente de como o modo bridge na nowo funciona. Quando está activado, o router deles deixa de ter internet (deixa mesmo de adquirir ip externo) e passa a funcionar como um modem. Pode-se ter o wifi ligado, mas o mesmo não tem net.. pelo menos nos compal.

Como é que o router da meo continua com net? Ele próprio continua a ter um ip externo ou vai buscar ao dhcp do router secundário um ip interno? Se tem ip externo, como é que o router secundário tem internet? Também consegue um ip externo, mas diferente do router principal? Isso não faz muito sentido na minha cabeça.

todos os equipamentos numa mesma rede ou podes ter gamas e redes wi-fi completamente distintas.

Não consigo mesmo compreender isto sem saber como é que o router da meo tem net. Como é que é possível ter os equipamentos "numa mesma rede" com duas NATS, dois servidores de DHCP, etc, sem haver conflitos?
Haver apenas uma rede no router secundário, onde o da meo vai buscar net, ou haver duas redes mas separadas uma da outra, compreendo.

EDIT:https://geektuga.ddns.net/gct/index...bridge-chega-ao-router-fiber-gateway-gr241ag/

Pelo que li neste site, a meo disponibiliza dois IP's externos, um para cada router, quando em modo bridge. Confirmas?

EDIT2: E acabei de ler aqui na zwame que não é nada disso.. que em modo bridge, o router da meo vai buscar a net ao router secundário.. Afinal onde ficamos? :D
 
Última edição:
Isto é completamente diferente de como o modo bridge na nowo funciona. Quando está activado, o router deles deixa de ter internet (deixa mesmo de adquirir ip externo) e passa a funcionar como um modem. Pode-se ter o wifi ligado, mas o mesmo não tem net.. pelo menos nos compal.

Como é que o router da meo continua com net? Ele próprio continua a ter um ip externo ou vai buscar ao dhcp do router secundário um ip interno? Se tem ip externo, como é que o router secundário tem internet? Também consegue um ip externo, mas diferente do router principal? Isso não faz muito sentido na minha cabeça.



Não consigo mesmo compreender isto sem saber como é que o router da meo tem net. Como é que é possível ter os equipamentos "numa mesma rede" com duas NATS, dois servidores de DHCP, etc, sem haver conflitos?
Haver apenas uma rede no router secundário, onde o da meo vai buscar net, ou haver duas redes mas separadas uma da outra, compreendo.

EDIT:https://geektuga.ddns.net/gct/index...bridge-chega-ao-router-fiber-gateway-gr241ag/

Pelo que li neste site, a meo disponibiliza dois IP's externos, um para cada router, quando em modo bridge. Confirmas?

EDIT2: E acabei de ler aqui na zwame que não é nada disso.. que em modo bridge, o router da meo vai buscar a net ao router secundário.. Afinal onde ficamos? :D

posso confirmar a parte de multiplos IP's externos, no meu caso uso este esquema https://forum.meo.pt/internet-fixa-...-usar-qualquer-router-com-servico-fibra-82655

basicamente tenho um Switch TL-SG108E ligado directamente ao ONT e crio no switch redes virtuais totalmente independentes umas das outras.

Vantagens é posso ligar o que bem entender directamente á fibra , tenho NAT1 na PS4 por exemplo ( o motivo principal para eu usar este esquema, isto é a solução para todos os problemas de NAT em jogos online, NAT1 = ligação perfeita 100% do tempo)
Cada aparelho ligado ao switch ganha um IP externo unico.

Dito isto, este esquema era valido para o sistema antigo de ONT+Router, agora com o novo gateway não sei se dá para fazer isto, quando se fala em por o novo gateway em modo bridge eu estava a assumir que ele fazia o mesmo , criava redes separadas, uma para ele, outra para a bridge, mas não sei se será o caso.
 
Última edição:
Cada aparelho ligado ao switch ganha um IP externo unico.

Não fazia ideia que o ISP te dava quantos ip's quisesses. Faz pensar que se tivesses um switch de 48 portas, conseguirias se quisesses, ter 47 ip's externos.
Cheguei a ler online que eles deixaram de dar mais de um um ip externo por causa da escassez dos ip's ipv4, no entanto continuo a ler que tal não é o caso, como no teu exemplo.
Continuo é sem compreender como é que o user cjom diz que dá para meter ambos os routers a funcionar numa mesma rede.. isto é, os aparelhos ligados ao wifi do router da meo, por exemplo, conseguirem comunicar com os aparelhos ligados ao router pessoal.. pelo menos é isso que eu considero estarem "numa mesma rede"
 
Boa malta,

o router asus é o rt-ac86u. Eu não uso voip, a box vai ser a Apple TV, portanto só vou usar ont e router asus ligado a este, que configurações tenho de aplicar? Vlan 12 prio 1? E na parte do wan?! Ppoe?! Com username e pass? Ou já não é assim? Eu não sei se o router tem la o perfil meo, ou o perfil meo faz parte de um firmware e da em qualquer router?!

agradecia uma ajudita
 
Bom dia,

Tendo eu também um TG789vac v2, no qual gostaria de ligar TP Link Deco M4 (Mesh), e para o qual indicam que se deve colocar o router em modo bridge, gostaria de saber se manteve o router em modo bridge.
Se sim, não teve problemas com a box / visualização de canais (presumindo que a box se manteve ligada no router da MEO TG789vac v2)?
Manteve a rede wireless do TG789vac v2 ou desligou?

Obrigado
 
Bom dia,

Tendo eu também um TG789vac v2, no qual gostaria de ligar TP Link Deco M4 (Mesh), e para o qual indicam que se deve colocar o router em modo bridge, gostaria de saber se manteve o router em modo bridge.
Se sim, não teve problemas com a box / visualização de canais (presumindo que a box se manteve ligada no router da MEO TG789vac v2)?
Manteve a rede wireless do TG789vac v2 ou desligou?

Obrigado
Como conseguiste resolver esta configuração? Tenho os mesmos equipamentos que tu e não sei muito bem o que é recomendado. A Meo nao ajuda como é obvio e a TPLink não me atende as chamadas.

Eu neste momento coloquei um deco m4, em modo router, ao pe do router meo(nao está em modo bridge) e desliguei a rede wifi da meo. Coloquei depois os outros dois decos no piso de cima. A ligação parece estável e com valores aceitáveis mas tem que ser possível melhorar.

Tentei usar os deco em modo AP sem grandes diferenças detectadas.

Tenho uma tvbox secundaria da meo, ligada por ethernet ao router da meo, no piso de cima. Tentei colocar o 1º deco no piso de cima ligado por ethernet e a tvbox ligada ao deco mas começaram logo quebras na imagem de tv. Nesta config, tentei o deco com modo router e AP sem melhorias. Mantive a rede wifi da meo ligada para ter net no piso de baixo e os 3 decos no piso de cima.
 
Como conseguiste resolver esta configuração? Tenho os mesmos equipamentos que tu e não sei muito bem o que é recomendado. A Meo nao ajuda como é obvio e a TPLink não me atende as chamadas.

Eu neste momento coloquei um deco m4, em modo router, ao pe do router meo(nao está em modo bridge) e desliguei a rede wifi da meo. Coloquei depois os outros dois decos no piso de cima. A ligação parece estável e com valores aceitáveis mas tem que ser possível melhorar.

Tentei usar os deco em modo AP sem grandes diferenças detectadas.

Tenho uma tvbox secundaria da meo, ligada por ethernet ao router da meo, no piso de cima. Tentei colocar o 1º deco no piso de cima ligado por ethernet e a tvbox ligada ao deco mas começaram logo quebras na imagem de tv. Nesta config, tentei o deco com modo router e AP sem melhorias. Mantive a rede wifi da meo ligada para ter net no piso de baixo e os 3 decos no piso de cima.
Boas,
Peço desculpa pela resposta tardia e espero ainda poder ajudar.
O meu setup é identico ao que descreveste. Um deco m4, em modo router junto ao router da MEO (não está em modo bridge) e os restantes decos distribuídos pela casa. A rede wifi do router da MEO foi tambem desligada.
Tenho tudo estável, sendo que só tenho um constrangimento que tem a ver com o facto da actual configuração não me permitir aceder da rede wifi aos recuros ligados fisicamente ao router da MEO.
 
Back
Topo