Routers Wireless Qual o melhor?

boas pessoal, em 1º lugar este tópico devia ficar sticky, já aprendi alguma coisa, mas tenho umas questões que ainda não foram aqui colocadas:

-estes routers têm velocidade sufuciente para fazer streaming de videos hd 720p de um pc para o outro (sem precisar de copiar os ficheiros)? Basta um da norma G ou tenho que comprar um da nova norma N? compensa a diferença de preço?

-ganha-se alguma velocidade com um router/modem adsl2+ ou mantenho o meu modem icedata 500? (por outro lado é um investimento caso as velocidades de internet subam mais)

-no htpc, placa pci wireless ou receptor usb?

Já agora tenho clix12mb, aqui em casa liga a 7mb e o meu objectivo é ter o router ligado ao pc do escritório com cabo de rede e por wireless no htpc que está na sala a 7 metros e com uma parede no meio, com a finalidade de aceder ao desktop, internet e fazer streaming de filmes lá armazenados sem ter que os estar a copiar em duplicado para a sala.

O que compravam se tivessem à volta de 100/120€ para gastar? (router e placa de rede/usb wireless)

obrigado desde já :)
 
boas pessoal, em 1º lugar este tópico devia ficar sticky, já aprendi alguma coisa, mas tenho umas questões que ainda não foram aqui colocadas:

-estes routers têm velocidade sufuciente para fazer streaming de videos hd 720p de um pc para o outro (sem precisar de copiar os ficheiros)? Basta um da norma G ou tenho que comprar um da nova norma N? compensa a diferença de preço?

-ganha-se alguma velocidade com um router/modem adsl2+ ou mantenho o meu modem icedata 500? (por outro lado é um investimento caso as velocidades de internet subam mais)

-no htpc, placa pci wireless ou receptor usb?

Já agora tenho clix12mb, aqui em casa liga a 7mb e o meu objectivo é ter o router ligado ao pc do escritório com cabo de rede e por wireless no htpc que está na sala a 7 metros e com uma parede no meio, com a finalidade de aceder ao desktop, internet e fazer streaming de filmes lá armazenados sem ter que os estar a copiar em duplicado para a sala.

O que compravam se tivessem à volta de 100/120€ para gastar? (router e placa de rede/usb wireless)

obrigado desde já :)


Eu tenho um linksys que aguenta 54mbps. Tenho um pc portátil na sala e outro junto ao router por cabo rede e ligo o portátil por wireless e os cabos de vídeo à TV e consigo ter stream perfeito. Com filmes codificados em H.264, consegues fazer stream de 1080p com 8mbps! A PT Multimédia não quis adoptar este formato e usa o da microsoft que pesa muito mais! Por isso é que o IPTV da PT vai ser uma maravilha. Ou estás na net ou a ver TV HD... o que não rende... ou então estás nas duas e com net quase 56k!

Mas estamos a falar já para fora. Intranet funciona bem com qualquer router recente. O stream não ocupa assim tanta largura... 8-10 mbps chegam [para 720p aqui pelo menos]. Também não tenho monitor para mais de 800p.
 
Precisava que me indicassem um router, com as seguintes caracteristicas:

- Preço: ~100€
- Norma N(se possível...)
- Com modem

O router teria de dar para uma casa com r/c,1º andar e sotão, com um pc fixo no sotão, um portatil para andar por toda a casa, e uma PS3 no r/c.

Cumps
 
Eu tenho um linksys que aguenta 54mbps. Tenho um pc portátil na sala e outro junto ao router por cabo rede e ligo o portátil por wireless e os cabos de vídeo à TV e consigo ter stream perfeito. Com filmes codificados em H.264, consegues fazer stream de 1080p com 8mbps! A PT Multimédia não quis adoptar este formato e usa o da microsoft que pesa muito mais! Por isso é que o IPTV da PT vai ser uma maravilha. Ou estás na net ou a ver TV HD... o que não rende... ou então estás nas duas e com net quase 56k!

Mas estamos a falar já para fora. Intranet funciona bem com qualquer router recente. O stream não ocupa assim tanta largura... 8-10 mbps chegam [para 720p aqui pelo menos]. Também não tenho monitor para mais de 800p.

obrigado pela resposta, estou a considerar o linksys wag200G, acham que o wag54gs com speedboost vale a pena a diferença de preço (30€)
mas tenho ainda a questão do receptor, há diferenças de qualidade na recepção entre um adaptador usb e uma placa pci? compensa pagar mais caro por uma placa lynksys tb ou pode ser outra qq?
 
tambem presiso comprar um router wireless para ligar a ps3 mas tem d ser o mais barato possivel.
aceito sugestões.
o modem é um thomson e a net é tvtel.
Isto serve?
e isto?
 
Última edição:
Tenho uma dúvida em relação a esses ASUS com suporte para disco externo USB:

Além do WL-700gE, os outros (Wl-500, 520, 600g..) também dão para aceder aos ficheiros através de uma network drive pelo windows? É que o file server para mim é bastante importante, agora.. aceder aos ficheiros por ftp já me parece pouco práctico.

Obrigado pela ajuda :)
 
Tenho uma dúvida em relação a esses ASUS com suporte para disco externo USB:

Além do WL-700gE, os outros (Wl-500, 520, 600g..) também dão para aceder aos ficheiros através de uma network drive pelo windows? É que o file server para mim é bastante importante, agora.. aceder aos ficheiros por ftp já me parece pouco práctico.

Obrigado pela ajuda :)

não sei o que é uma network drive, mas dá para aceder aos ficheiro do router da mesma forma que acedes aos ficheiros partilhados de outro pc com windows.
(pelo menos com o WL500gP)
 
não sei o que é uma network drive, mas dá para aceder aos ficheiro do router da mesma forma que acedes aos ficheiros partilhados de outro pc com windows.
(pelo menos com o WL500gP)

Mas apesar de ser pelo explorer do windows, não estarás a aceder aos ficheiros via FTP?

Quando assim é, no explorer aparece algo deste género (com aquele icon com a pintinha verde):
screenftp2.png

Logo por cima do "ftp.microsoft.com" tem um exemplo duma network drive (com aquele icon com uma espécie de T por baixo da pasta).

Mas estive a investigar e de facto o teu WL-500gP pode ser idêntico ao WL-700, visto que o menu tem opções diferentes do WL-500g. Aqui vão exemplos:

WL-500gP:
USB1.jpg

(aqui vê-se a opção "media server", será o mesmo que network drive?)

WL-500g:
usb-ftp_server.jpg

(neste só mostra a opção ftp server, penso que o WL-600p também é assim...)

Se calhar esse 500gP é o router que procuro..
 
Última edição:
o WL500gP tem servidor de ftp e servidor smb (que penso que é o que tu chamas network drive). já não me lembro de usar isso em windows, mas tal como disse anteriormente, aceder ao disco do router era a mesma coisa que aceder a uma pasta partilhada de um pc windows.
 
Tá esclarecido, tens razão estavas-te a referir ao que eu chamo network drive. Mas então há modelos que têm esse tal servidor smb e outros não.

Btw.. como são as velocidades de acesso ao disco? Tens noção de qtos MB/s isso faz?

A minha ideia era montar num router desses um disco com filmes, mp3, etc, para aceder através da lan nos pc's cá de casa.
 
1- Mas por wireless ou por cabo? É que por wireless pode ser normal..

2- Então confirmas que o teu router só permite acesso por FTP?
 
Os 1.2MB/s é a velocidade por LAN (cabo), por wireless nem teste. Não sei se a velocidade está limitada pela caixa externa ou pelo router.

Sim, apenas consigo aceder ao disco rigido via FTP, tanto por LAN como pela internet.
 
Por limitação da caixa externa não deveria ser! Eu por exemplo tenho uma usb que faz 30 ou 40MB/s (não me lembro exactamente) ligada ao pc.

As ligações USB 1.0 é que estão limitadas a 1.5MB/s.. Pode ter algo a ver com isso, mas não sei.

Vamos ver o que o Rui_Carlos diz acerca das velocidades de acesso do router dele..
 
Os 1.2MB/s é a velocidade por LAN (cabo), por wireless nem teste. Não sei se a velocidade está limitada pela caixa externa ou pelo router.

Sim, apenas consigo aceder ao disco rigido via FTP, tanto por LAN como pela internet.

Por wl consegues melhores velocidades do que por cabo. Isto pk o WL-500gP tem um defeito de fábrica, onde o stream de vídeo está limitado no cabo. Basta mudares o firmware e voilá, se não queres ter trabalho é fazer o stream por wl que o problema fica resolvido.

Cumpz jpsfs
 
Bem depois de ter tido um modem+router wireless da Zyxel(druante muitos anos), e de ter passado pela D-Link devo dizer que fiquei satisfeito com o novo equipamento. Um Adsl2+ modem/router da Netgear, modelo DG834G.

Força do sinal é excelente, menu simples e com tudo e mais alguma coisa em termos de config. Pequeno e com um design apelativo. Podia apenas ter um botaozito para controlar o power de resto 5****.
Acima de tudo nao me leva ao stress's que tive com a D-Link..eram updates atras de updates.

Neste momento tenho isto tudo a bombar. Pc em wireless com o router. X360 partilhada por cabo com o Pc atraves de uma Bridge.
 
Back
Topo