1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

routing entre 2 placas de rede

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por fireburn, 29 de Março de 2009. (Respostas: 6; Visualizações: 1219)

1. fireburn

fireburn Power Member

boas .. tenho um ligeiro problema preciso de fazer um routeamento entre duas placas de rede num servidor fedora para que 2 gamas possam comunicar..

alguem tem alguma ideia de qual a sequencia de comandos..

eth0 -- 192.168.1.xxx
    eth1 -- 192.168.106.xxx

obrigado..

2. Cardinal_pt

Cardinal_pt Power Member

a não ser que me esteja a escapar algo, basta activares o ip forward no linux e garantir que as maquinas de uma rede tem o router como gateway para a outra e vice-versa.

cumps

3. MaskedHero

MaskedHero Power Member

atencao q ele refere-se a uma rota estática para essa rede com o IP da placa q ta virada para ti como gw

4. Pinipum

Pinipum Power Member

255.255.0.0

5. estrafalhote

estrafalhote Power Member

Se isso são duas placas de rede do servidor à partida não será necessário fazer nada, pois o servidor conhece as duas redes. Terias sim se fossem computadores diferentes e redes diferentes

EDIT
    afinal acho que é mesmo necessário, e se não me engano isso é relacionado com as iptables. Procura no google por routing e ip tables ou coisa parecida que deves de encontrar alguma coisa

Última edição: 31 de Março de 2009
  6. marcobjorge

marcobjorge Power Member

Boas,

Talvez queiras expecificar melhor o que queres fazer, assim podemos ajudar melhor.

Como o estrafalhote disse, não deverás ter de adicionar nenhuma rota pois o servidor já tem rotas para essas duas redes.De qualquer maneira, a gestão de rotas é feita através do route.

Código:
    man route
    Para adicionares uma rota podes utilizar
    Código:
    route add 192.168.1.0 dev eth1
    ou 
    route add 192.168.1.0 gw 192.168.160.ABC

7. Cardinal_pt

Cardinal_pt Power Member

Partilhar esta Página