1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio
  3. Informação: A partir das 23:00 (22:00 nos Açores) desta Segunda-feira, 22 de Outubro, haverá um breve período de inacessibilidade ao fórum e restantes sites da ZWAME (Comparador, Jogos, Portal, etc).
    Se necessário faremos actualizações via Twitter e Facebook.
    Remover anúncio

RPGs - 1st Person ou 3rd Person, e porquê?

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por Masakari, 30 de Novembro de 2012. (Respostas: 10; Visualizações: 1699)

1. Masakari

Masakari Power Member

Como diz o título, o que preferem num RPG - que seja 1st person, ou que seja 3rd person, e porquê?

Tenho andado a pensar nesta questão. Apesar do meu jogo preferido de sempre ser o Deus Ex 1 (que é 1st person), cheguei à conclusão que quase todos os RPGs / variantes que tenho jogado e gostado são em 3rd person - os Witcher, os Mass Effect, o DEHR varia entre os dois sendo o 3rd person usado pro cover system, o WoW, o SWTOR, etc.

Contudo, levou-me a pensar nisto, porque geralmente a perspectiva em 1ª pessoa é associada a "maior imersão no mundo de jogo", e que antigamente os RPGs / variantes eram quase todos em 1st person, que depois evoluiu pra isometria, que de si é uma especie de 3ª pessoa mas não é bem a mesma coisa do que os "modernos" que falei.

Pessoalmente, prefiro 3rd person porque gosto de ver o meu character, gosto de ver o equipamento dele já que gear é um dos pilares do genero, e nesta era "cinematica" acho que a transição constante entre jogo e conversações funciona melhor com 3rd person (já que na practica é constante). Há quem diga que 3rd person num RPG dificulta a interacção com props e cenário, devido ao character ocupar parte do ecrã, mas creio que isso é simples de resolver, com promps de activação claros e mais alargados.

2. Alexrd

Alexrd Moderador
    Staff Member

3ª pessoa. Dou muito valor a variedade de customização e aparência do personagem que crio para um RPG (ou outros tipos de jogos).

3. sotil

sotil Power Member

Posso apenas falar de exemplos mais recentes pois são os que me lembro melhor, portanto, Dark Souls e Skyrim.

No que toca à jogabilidade a 1ª pessoa continua com a dificuldade de nos dar a sensação de peso, é-me muito complicado julgar distâncias com esta perspectiva, o que resulta muitas vezes num hit na atmosfera. Mirror's Edge resulta, mas é outro tipo de jogabilidade parece-me.
    Na terceira pessoa é possível ter outros ângulos, pois a camera permite tanto rotação vertical ou horizontal o que permite outra imersão e satisfação naquilo que se está a fazer.
    Chivalry para PC parece resolver parte dos problemas com a 1ª pessoa, no que ao combate diz respeito, mas ainda não experimentei.

Quanto ao ocupar parte do ecrã, nos diálogos por exemplo, temos coisas como Mass Effect ou Witcher que resultam bem, e como disseste, devido à "cinemática" que são característicos, não incomoda.

A parte estética é também das mais importantes no género e como tal prefiro a 3ª pessoa.

4. Angel_of_Death

Angel_of_Death Power Member

Terceira pessoa. Como o sotil, a mim também me parece muito manhoso jogar em primeira pessoa.

5. Kemosabe-TBC

Kemosabe-TBC Power Member

Para mim 1º pessoa sem qualquer sombra de dúvida. Dá uma sensação de imersão muito superior. Um bom exemplo para mim é o Witcher, jogar em 1º pessoa é fantástico, em 3º pessoa meh... Um jogo que funciona muito bem em 3º pessoa é o Tomb Raider, mas não é propriamente um RPG :)

6. mlima

mlima Power Member

3rd Person, sem dúvida.

7. Ethelred

Ethelred Power Member

1st Person, pois existe maior imersão na minha opiniao. Mas depende um bocado dos jogos.

8. Rexobias

Rexobias Power Member

3rd Person sem pensar duas vezes sequer.

Aliás, sou um apaixonado pelos JRPG's e pelo aspecto "cartoonesco/Animesco", e nunca consegui gostar de um RPG "à Americana" (nem mesmo os grandes títulos desta geração do género conseguiram agarrar-me).

9. Daimon

Daimon Colaborador
    Staff Member

Partilho da opinião do Sotil. Se é verdade que a perspectiva 1st Person ajuda na imersão, também é verdade que isso não funciona tão bem em RPG como em FPS.

Pessoalmente, prefiro ter a perspectiva 3rs Person, não só para ter maior visibilidade do que me rodeia, como também, para ver a evolução que as personagens têm ao longo da aventura, não só a nivel físico como também a nível de equipamento.

Além disso, acho que os combates nos RPG 3rd Person, acabam por ser mais divertidos e dão uma maior sensação de impacto e física dos golpes.

10. RuiBK

RuiBK Power Member

3a pessoa para poder contemplar tanto a aparencia como o equipamento, e haver uma situational awareness melhor.

11. iori

iori Power Member

para ser sincero, para mim tanto me faz, tanto adoro um mass effect como um the elder scrolls como um lost odyssey, o único grande nome que não me consegui agarrar e ainda não percebi bem o porquê é o fallout 3 :S

Partilhar esta Página