RPGs, com que tipo me identifico mais?

Qual deste tipo de rpgs preferes?

  • Um de influências claramente nipónicas, com um enredo mais desenvolvido

    Votes: 52 59,8%
  • Um herdeiro dos RPGs clássicos como o "Dungeons & Dragons", com as diferentes classes e habilidades

    Votes: 35 40,2%

  • Total voters
    87
Não sou adepto dos dois extremos. Mas prefiro sem duvida RPG's baseados no estilo ocidental, aqueles que conseguiram inovar no género. Desde Fallout, passando pelos KOTOR's , prefiro jogos que inovem mas que mantenham a formula de sucesso dos primeiros RPG's
 
Pois ai já discordo. A não ser que seja uma tendência relativamente recente.
discordas, mas mal :P
todos que são baseados num sistema D&D ou "the dark eye" ou até um sistema inventado como o do Fallout (o SPECIAL???) costumam ter historias muito profundas com personagens bem interessantes e realistas. E esses são muitos.
o problema é que quando são passados para consola (baldurs gate) perde quase tudo de historia e fica um jogo de action puro
 
J-RPG junkie here.

O género não é livre de defeitos e tem os seus clichés latentes; mas de facto não nutro grande amor pelos W-RPG's... nada contra eles, atenção, mas falham em accionar o meu interruptor "magia" que procuro nos jogos, desde o level design cuidado ao milímetro à própria direcção artística: W-RPG's focam-se mais na intrincancia do sistema e grau de interactividade que influencia o próprio jogo em si (o que não é mau) mas é uma direcção oposta à linearidade calculada ao milímetro de um J-RPGs, também referente a level design, neste momento os WRPG's têm uma paixão pelas coisas random generated, incluindo mapas para o mundo de cada jogador variar geometricamente; problema para mim é que... para mim é completamente bland, imemorável; e enquanto que os JRPG's têm um conceito semelhante: os Mysterious Dungeon/Fushigi no Dungeon inaugurados pela Chun-soft; nas quais apenas o mapa da masmorra (sendo um dungeon crawler) é random, bem diferente do overmap.

Dito isto tudo, acho é que os J-RPG irão ter de inevitavelmente dar um pulo... e estão de certo modo estagnados em alguns aspectos; poucas são as narrativas que arriscam sair dos clichés, e a idade das personagens principais mostram bem qual o publico alvo "base" dos tempos que correm, coisa que não sucedia em meados da década de 90.
 
Última edição:
KOTOR é claramente o melhor RPG que anda aí, depois curto Final Fantasy, apenas o 7 e 8, do 10 para cima começa a ter uma comunidade gay activa o que desgosto...

Cump'z
 
Dito isto tudo, acho é que os J-RPG irão ter de inevitavelmente dar um pulo... e estão de certo modo estagnados em alguns aspectos; poucas são as narrativas que arriscam sair dos clichés, e a idade das personagens principais mostram bem qual o publico alvo "base" dos tempos que correm, coisa que não sucedia em meados da década de 90.

O pulo que falas está ai... shenmue... so têm de abrir os olhos.. é inovação em todos os sentidos, mantendo aspectos tradicionais: cultura oriental, artes marciais ou mitos a volta disso, mini-jogos, longevidade, profundidade, etc.

Se queremos uma coisa mais enraizada ainda, temos o Zelda que por mais voltas que dê.. nem que um dia passemos para um 4d, nunca deixa de ser Zelda.
 
Tens de jogar outros RPG's então. Experimenta o Chrono Trigger.
desculpa, mas cada um tem os seus gostos. Chrono trigger para mim é o melhor JRPG, mas Baldur's gate em termos de profundidade de personagens e outros detalhes é superior, na minha opinião. Kotor no entanto é bom mas longe de ser o melhor
 
desculpa, mas cada um tem os seus gostos. Chrono trigger para mim é o melhor JRPG, mas Baldur's gate em termos de profundidade de personagens e outros detalhes é superior, na minha opinião. Kotor no entanto é bom mas longe de ser o melhor

Obviamente que cada um tem os seus gostos, mas se ele gosta de Final Fantasy porque não havia de gostar do Chrono Trigger? :P
 
O pulo que falas está ai... shenmue... so têm de abrir os olhos.. é inovação em todos os sentidos, mantendo aspectos tradicionais: cultura oriental, artes marciais ou mitos a volta disso, mini-jogos, longevidade, profundidade, etc.
Bom, eu adoro Shenmue, mas não o vejo como o futuro dos RPG's... é um conceito demasiado especifico e ambicioso, e que rompe com os RPG's "normais" num monte de formas. Vejo-o essencialmente quase como um género novo (o F.R.E.E. do Yu Suzuki) para mim a progressão sempre me deu um "vibe" de herdeiro das aventura gráficas, por exemplo.

O grau de interactividade é de facto, ainda hoje invejável e poderá ser praticado num RPG topo de gama (todas as pessoas falarem, etc) mas não é praticável para uma maioria, nem acho que possa vir a ser.

Mas o pulo que referia é outro, uma coisa que até podemos chamar de retrocesso que houve nos ultimos anos; enquanto que todos os RPG's e franchises começaram a procurar real-time ou pseudo-real time (que sempre foi a fraqueza dos RPG's junto das massas)... Também delimitaram qual o seu publico alvo... E por isso acabamos com argumentos que consistem em adolescentes rebeldes, revoltados com o mundo que quando abrem a boca parecem o Sonic e dos quais não queremos saber se morrem ou vivem (de facto chegamos a querer que morram, ou pelo menos se calem), histórias que giram à volta do mesmo e das mesmas personagens tipo, quase ao ponto de ser tão cliché que achamos que a equipa de desenvolvimento está a gozar ou fez um argumento em part-time.

Argumentos destes, num RPG retiram do interesse de jogar o próprio jogo, pela natureza intrinseca do RPG; é quase, quem jogou um, jogou quase todos.

O meu Final Fantasy preferido é o 6... quem vem desse e pega num FFX até mete as mãos à cabeça; o FF6 nunca fazia o jogador sentir que estava a jogar um jogo para putos, (e o mesmo pode ser dito de um Chrono Trigger, Tales of Phantasia, etc.) muito pelo contrário. Lembro-me de quando o FF-X-2 saiu e o anuncio dar na TV em epoca de Natal de familiares me perguntarem "não és tu que gostas de Final Fantasy" e o anuncio eram o de uma girlsband a cantar.
Se queremos uma coisa mais enraizada ainda, temos o Zelda que por mais voltas que dê.. nem que um dia passemos para um 4d, nunca deixa de ser Zelda.
Zelda passa um pouco ao lado disto tudo, quer por ter sido sempre em realtime (o que os RPG's nos últimos anos andam a procurar, não ter level-up); e acima de tudo... não fazer o jogador sentir que é um jogo para putos, o link não fala por uma boa razão, é suposto ser ele a ligação do jogador ao jogo, e como tal, qualquer coisa que fizesse ou dissesse... que não soasse bem, bom, era um ponto de dissidência.

Nem todos os RPG's podem seguir esta via, no entanto; mas alguns fizeram e bem, no passado.

(peço desculpa pelo reply grande)
 
Lembro-me de quando o FF-X-2 saiu e o anuncio dar na TV em epoca de Natal de familiares me perguntarem "não és tu que gostas de Final Fantasy" e o anuncio eram o de uma girlsband a cantar.

:x2:

O X-2 foi claramente um erro de percurso. Sempre achei o facto de não haver ligação entre nenhum dos Final Fantasy uma imagem de marca e esse veio quebrar essa "tradição". O jogo 'como jogo' é muito bom, no sentido em que tem bons gráficos, boa jogabilidade, boa história, etc. mas os jogadores mais retro ou que conheciam a série há muito mais tempo e jogaram os 'avózinhos' da série não receberam bem o jogo (como eu e, imagino, tu). Eu simplesmente acho estranho e não consigo jogar o X-2 e pensar num Final Fantasy. Não fossem as personagens eu pensava que estava num jogo totalmente diferente.

Final Fantasy IX e predecessores têm o verdadeiro espírito da saga.
 
:x2:

O X-2 foi claramente um erro de percurso. Sempre achei o facto de não haver ligação entre nenhum dos Final Fantasy uma imagem de marca e esse veio quebrar essa "tradição". O jogo 'como jogo' é muito bom, no sentido em que tem bons gráficos, boa jogabilidade, boa história, etc. mas os jogadores mais retro ou que conheciam a série há muito mais tempo e jogaram os 'avózinhos' da série não receberam bem o jogo (como eu e, imagino, tu). Eu simplesmente acho estranho e não consigo jogar o X-2 e pensar num Final Fantasy. Não fossem as personagens eu pensava que estava num jogo totalmente diferente.
Já o FFX como saiu para mim foi um erro de percurso descomunal.

Sabias que o setting inicial do FFX era um fulano que estava a morrer e o unico objectivo que tinha era chegar a casa?

Originally (drafted during the wrap-up of VIII) Kitase and Nojima had a very somber, personal tale of a young man dying and having to return home. None of this 'gotta find a cure!" or "let's save the world!" stuff, just a bitter-sweet, difficult journey of a group of people trying to get this young man home so he could make amends with his estranged father and die in peace among his family.

It was an original project Kitase and Nojima were working on (with Naora setting and character designs), but Square execs made them alter it and make it into a Final Fantasy. I was still very happy with FFX's end result, but the original idea sounded beautiful to me.

Acabamos com um Backstreet Beckam molhado que joga polo aquatico, e anda com a britney spears. :/

Satisfeito com o resultado final? Olhando para o potencial do original... like hell.
Final Fantasy IX e predecessores têm o verdadeiro espírito da saga.
Isso é muito relativo.

FFIX sim, sem duvida, porque era para ser um Final Fantasy clássico, quando começou a ser feito nem se sabia se iria ser numerado ou não. Por isso acabou por casar o "velho com o novo", homenageando o velho.

FFVII e FFVIII terem o espirito da saga? De uma visão exagerada até podemos amandar a boca que só se esse espirito revolvesse à volta de FMV's. Eu diria que são esses dois os moldes do que os RPG's são hoje (não tão agravados é certo); mas têm muito que os distinge dos antigos.

Embora tenhas razão que eram fieis ao gameplay dos anteriores o que traziam de novo em termos de narrativa, e até onde essa narrativa queria ir (soap opera exagerado, especialmente no FFVIII) são reflexos assumidos do Nomura.

FFXII... Bom, feito pelo Yasumi Matsumo e passado em Ivalice, a terra dos FF Tactics (paralelos) e de Vagrant Story... tem muito mais de Vagrant Story 2 do que Final Fantasy (e isto é bom), já que dos FF's recentes... recebeu a personagem adolescente chata com aspecto andrógeno.
 
Back
Topo