1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RPM based distros (openSUSE vs Fedora)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por petersaints, 28 de Novembro de 2008. (Respostas: 4; Visualizações: 875)

  1. petersaints

    petersaints Power Member

    Com o lançamento do Fedora 10 e do openSUSE 11.1 RC1 (Final dentro de dias) fiquei com curiosidade por explorar uma destas distros. Qual é a melhor na vossa opinião? Qual é a que tem melhor comunidade e tem updates para pacotes mais recentes (nomeadamente em aplicações de Desktop... o core não me importo que não seja tanto bleeding-edge)?
     
  2. APLinhares

    APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

    Ambas têm evoluido bastante, e com comunidades sempre em crescimento. Agora é dificil quantificar qual a maior.
    O melhor é mesmo o costume, a que te cativar mais.
    No OpenSuSE, uma mais valia é por exemplo os updates por patches (no main) em vez de descarregar um novo ficheiro. Também disponibilizam vários repo's não oficiais, com bastante software. Mas actualmente tb não te sei dizer como funciona os updates do Fedora (main).
     
  3. bseixas

    bseixas Power Member

    Do q já vi de ambos, se tivesse q optar por um, era openSUSE, acho q está mais bem conseguido e agradável, embora também tenha gostado do Fedora...

    Talvez numa próxima release, volte para o openSUSE, já q actualmente ando a explorar Linux Mint, são neste momento as minhas distros preferidas... :D
     
  4. cybersurfer

    cybersurfer Power Member

    Eu tenho trabalhado todos os dias com com fedora em servidores, a nível de updates de segurança são bons (updates não é tudo, mas ajuda).
    O Suse tem uma coisa que gosto, que é o YaST, um configurador em modo de texto com bom potencial na minha opinião, o Fedora tem um setup, mas não é tão complexo como o YaST.
    Mas nestas coisas o melhor mesmo é experimentar e ver o que dá :)
     
  5. petersaints

    petersaints Power Member

    Ok... acho que irei para openSUSE, para já, no entanto surge uma dúvida com openSUSE. KDE ou GNOME? Normalmente gosto mais de Gnome, e não gosto nada do KDE 4.1 no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex, mas falam sempre tão bem do KDE, e do GNOME, do openSUSE. Há alguém por aqui que mesmo gostande de GNOME e até não adorando KDE... se for o KDE do openSUSE até gosta?? Só para ter uma ideia!
     

Partilhar esta Página