1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

RSD (Random Shut Down)

Discussão em 'Apple Geral' iniciada por ngm, 26 de Setembro de 2006. (Respostas: 112; Visualizações: 6779)

Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.
  1. ngm

    ngm Power Member

    Boa noite,

    Eu estou prestes a encomedar um MacBook mas resolvi ler algumas threads nos fóruns de suporte da Apple para esclarecer algumas dúvidas e fiquei estarrecido com a quantidade de tópicos sobre o sobre o afamado RSD (Random Shut Down).

    Parece que o MacBook se desliga "sem quê nem para quê" e parece que existe muita gente com este problema! Pior, parece que mesmo depois do macbook ir para a Assistência Apple o problema volta a verificar-se!

    Note-se que cerca de METADE (sim, METADE) dos tópicos nos fórum da Apple são sobre este problema e muitos hyper-super-mega MACfans confessam-se seriamente desapontados com a situação... afirmando-se desiludidos com a marca. Eu não pude por o link porque o fórum está "down" mas amanhã retifico esta situação para que possam ver com os vossos próprios olhos! :wow: :wow: :wow: :wow: :wow: :wow:

    Eu já reparei que, como os equipamentos são lançados primeiro na América do Norte, depois na Ásia, depois na Europa e no fim em Portugal, quando estes cá chegam já vêm "mais que rodados" e têm tendência a já vir sem problemas... mesmo assim fico na dúvida! 8o

    Dizem que os MacBook produzidos depois da semana 35 já não apresentam RSD e que a semana vê-se no número de série do portátil... mas como raio vou encomendar um MacBook e dizer que quero um MacBook produzido depois da semana 35?

    "Ó minha Senhora, sim é um MacBook branco, 2GHz, 512 RAM mas o mais importante, tem que ser depois da semana 35! 35, percebeu? veja lá no número de série: é o 4º e 5º caracter!"

    Vão dizer que estou doido! :joker:
     
  2. Hackaroxp

    Hackaroxp I quit My Job for Folding

    Dizes isso mesmo a quem fores encomendar. Ao que parece o RSD já foi resolvido e devia-se a um fio de um sensor de temp. estar a tocar no dissipador, derretia-se (WTF!!???) e fazia um short.
     
  3. ajax

    ajax Banido

    Usa este site: http://www.chipmunk.nl/klantenservice/applemodel.html

    O meu Macbook é da semana 22 e começou a fazer RSDs há uns dias para cá. Hoje fez bastantes o que é inadmissível. É um assunto que me preocupa bastante. O problema é que neste momento necessito do portátil para trabalho e não posso entregá-lo para arranjar. Se calhar ainda resolvo eu à pata o problema do fio mas não me parece que seja só isso. Vou dando notícias.

    Uma coisa curiosa. Parece que o início dos RSD coincidiu com o update ao Airport. Weird!!
     
  4. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    A estar relacionado com o update não pode ter nada a haver com o tal fio enconstar á carcaça qd o portatil aquece.
    Eu estaria fulo a esta hora se isso me acontece-se :(
    A apple devia ser mais rapida a admitir vs resolver essas situações.
    Isto é valido para todas as marcas obviamente...
     
  5. ajax

    ajax Banido

    Obviamente que não! Onde foste tu tirar tal ideia? :lol:

    Há notícias que o update do Airport resolveu alguns (?) kernel panics que surgiam não sei bem onde. No meu caso o Macbook deu para fazer RSDs. Duvido que o problema dos RSD esteja relacionado com o fio, mas é perfeitamente possível.

    De qualquer forma parece ser um mal dos Macbooks antigos que parece não acontecer com os que são vendidos actualmente.
     
  6. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Tu é que referiste a coincidência não fui eu.

    Tb tinha lido que resolveu uma serie de kernel panics mas que não resolveu todos.

    É isto que eu não percebo. Os utilizadores de mac utilizam este argumento muitas vezes. Gostava de saber se isso realmente te deixa animado...
    Se o conseguem resolver aos novos deviam tratar dos compradores antigos que não podem usufruir como devia ser dos seus muitos dos quais na garantia.
    Mas para que é que eu me estou a qeuixar se não tenho esse problema. Ainda apanho é com algum flame.
    Apenas posso desejar que isso se resolva rapidamente.
     
  7. ajax

    ajax Banido

    Se o problema for do tal fio, ou melhor, do dissipador, então é possível que o problema já esteja resolvido. Mas realmente não percebo porque é que há casos de RSSs depois destes terem sido "arranjados".
    O que parece fazer sentido é que há incompatibilidades entre algumas logic boards e certos dissipadores. Neste caso o "arranjo" passa pela substituição de ambas as coisas enquanto no passado apenas tem substituído o dissipador ou a logic board.

    Entretanto vou explorar uma segunda via. Fazer um reset ao PMU. :P
     
  8. Demiurgo

    Demiurgo Xerife de Nottingham

    Metro,

    Todos os Macbooks e MacbookPros estão dentro da garantia...

    Com tantas histórias de desgraças cada vez mais gosto do meu powerbook :-D.

    PT
     
  9. jck

    jck Power Member

    O meu macbook também é da semana 22, no entanto nunca sofri de RSS e espero vir a não sofrer. Tenho todos os updates em dia, inclusive ao firmware.
     
  10. ngm

    ngm Power Member

    Ui... parece que o problema é bastante mais grave do que se pensa!

    Vejam este site: www.macbookrandomshutdown.com existem 981 MacBook registados com RSS... and counting!

    Fiz um "find" pela lista dos MacBooks defeituosos e não encontrei nenhum da semana 34, só encontrei um da semana 35 defeituoso e dois da semana 36... isto indica que possivelmente o problema tem vindo a ser minimizado.

    Mas já nem sei o que fazer... eu agora que já me tinha decidido pelo Macbook! :(

    Para além disso, as threads sobre o problema nos fóruns da Apple estão a ser apagadas!

     
  11. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    O problema é a apple reconhecer o problema. Até lá é complicado. Tanto mais que algo que seja aleatório é complicado de provar, de resolver e pior do que isso facilmente enerva quem tem que usar o PC. Se tiver a usar para coisas importantes tanto pior. Nunca sabe quando é que o trabalho que está a fazer pode ir á vida.
    Sendo irónico espero que o Time machine não seja para estas eventualidades.
     
  12. timber

    timber Zwame Advisor

    Se o update ao firmware alterar a gestão térmica das ventoínhas faz sentido que tenha alguma relação com os RSS.

    Um MB que tinha o problema "adormecido" pode começar a manifestar os sintomas.
     
  13. iStarTAC

    iStarTAC Power Member

    O meu é da semana 32, comprei-o em final de Agosto 2006. Até agora ainda não tive problemas, vamos ver se escapo disso ou é uma questão de tempo (e de uso) para começar a desligar-se. Desde que eles admitam que é um defeito e reparem o problema (em vez de mandarem de volta com a mesma situação) não há problema.
     
  14. Menam

    Menam Power Member

    Tive um da semana 24 e após um mês de uso começou a ter o RSD. Como é obvio fui á Bliss, onde o comprei, e mandei arranjar. Um mês depois ainda não tinham arranjado, pedi um novo e foi-me entregue um da semana 26 e até agora não fez nenhum RSD pois fiz-lhe um update ao firmware da ventoinha. O antigo ligava as ventoinhas em temperaturas muito altas, e fazia o famoso "moooo" (som da vaca). Assim que este veio, fiz-lhe o firmware update e tem funcionado a temperaturas mais baixas. Antes andava nos 90 graus a funcionar a 100% e agora não passa dos 83 graus, o que é optimo. Sem funcionar em pleno, andava nos 70 graus, agora este anda entre os 55/60. Logo o problema poderá estar mesmo no aquecimento do portatil, senão vejam este link: http://maba.wordpress.com/2006/09/01/macbook-shutdown-solved-at-last-hopefully/
    Aqui explica o que foi feito ao macbook...
     
  15. gajo nú

    gajo nú Power Member

    O meu chega amanhã... Espero bem ser depois da semana 35... Quem tem MB por aqui não se importava de deixar a semana e quando o compraram?
     
  16. bseixas

    bseixas Power Member

    Fiquei...wow

    Pensei q Mac era o suprasumo da qualidade quer em OS, quer no hardware q assembla, afinal de contas têm problemas como os outros e pelos vistos, a maneira como a Apple lida com a situação tb pode ser tão boa como em outros casos q já ouvimos falar, fazer de conta q n existe...

    É pena q quem tenha comprado um custando o q custam, tenham este problema, mas é bom saber destas situações, para desmistificar um pouco a marca e o ppl assentar os pés no chão...;)

    Uns têm BSOD, outros podem ter RSD, é tão simples qt isso...

    Espero q quem tenha o problema, o consiga resolver, pois eu se tivesse nesta situação, tb n estaria nada satisfeito com o problema.
     
    Última edição: 27 de Setembro de 2006
  17. etraudpt

    etraudpt Power Member

    Os Macbooks não são produzidos pela Asus?
    Já houve relatos aqui no forum de Asus com problemas de aquecimento e agora Macbooks também com o mesmo problema.
    Estou a pensar comprar um portátil dentro de 2-3 meses e a Asus era uma das opções possíveis. Cada vez mais afasto essa opção do leque de possíveis escolhas.
     
  18. ngm

    ngm Power Member

    Isso, isso...

    Bem, nos US já há quem tenha MacBooks da semana 38:

    Eu vou deixar BEM CLARO na loja onde comprar o MacBook que quero um MacBook de depois da semana 35 e, a ocorrer algum problema, quero o meu dinheiro de volta. F&%#$SE!

    //E ainda queriamos nós, que a Apple lançasse os Core 2 Duo... ela nem com os Core Duo se aguenta.
     
  19. gajo nú

    gajo nú Power Member

    Oops... Double post.
     
    Última edição: 27 de Setembro de 2006
Estado do Tópico:
Fechado a novas mensagens.

Partilhar esta Página