Rtp africa - futebol

joao cunha

Suspenso
A RTP Internacional e a RTP África “garantiram a transmissão de um jogo por jornada da liga portuguesa durante a nova temporada”. Mais tarde a mesma fonte também confirmou que «o sinal será cortado no território nacional durante a transmissão dos jogos».
Em causa está a transmissão dos jogos da principal liga de futebol portuguesa. Nenhum dos canais em sinal aberto (RTP, SIC e TVI) quis pagar a factura dos direitos televisivos, pelo que esse privilégio fica nas mãos da Sport TV.
Mas os canais desportivos de Joaquim Oliveira só têm o exclusivo para território nacional. «Como vem acontecendo há vários anos, a RTP assegura a transmissão dos jogos para fora de Portugal», explicou a mesma fonte oficial da RTP, que acrescenta tratar-se de «um contrato à parte», aquele que levará as partidas à RTP África e à RTP Internacional.
 
Era óbvio. Senão tinham comprado os direitos para transmissão em território nacional...
Mas isso deve-se estar a referir á RTP-África, que está nas plataformas pagas, onde é comum haver cortes na emissão por causa dos direitos. Deve ser isso a que se refere, porque qualquer pessoa pode pegar numa parabólica e apanhar a RTP-Internacional.... creio eu.
 
Desculpa mas qual é o propósito deste post?

Se nenhum canal quis comprar os direitos FTA (Free To Air) para Portugal onde está o problema?
 
Desculpa mas qual é o propósito deste post?

Se nenhum canal quis comprar os direitos FTA (Free To Air) para Portugal onde está o problema?

A não transmissão do campeonato nacional de futebol em sinal aberto, assunto para cuja urgência venho alertando há semanas, não é um problema político: é um problema de gestão. Pusesse-se o Governo - qualquer Governo - a dialogar em permanência com a administração da RTP sobre o que constitui matéria de interesse público e, naturalmente, não faltariam os lamentos pelas pressões exercidas sobre a Gomes da Costa.
Portanto, eu até percebo a urgência da oposição em capitalizar um soundbyte como este, mas vou pela resposta de São Bento: não se pode exigir à RTP um investimento de milhões no preciso instante em que se pede contenção orçamental às empresas do Estado. Agora, que a RTP, enquanto estação pública, não fez tudo o que devia ter feito, isso não fez. Ou, pelo menos, não o anunciou. Nem metade.
O serviço público é, em primeiro lugar, a garantia da satisfação do interesse público não satisfeito pelos operadores privados. Sendo o campeonato nacional de futebol serviço público - e eu acho que é, como também já expliquei -, a RTP devia ter apresentado uma proposta pela aquisição dos direitos. Se a proposta fosse rejeitada e se verificasse que os valores não eram passíveis de encontro, então devia ter tentado negociar com a SIC e TVI uma partilha do investimento, à semelhança do que aconteceu durante o Europeu.
Tudo isto tinha de ter ocorrido e tudo isto tinha de ter sido iniciativa da RTP. Mesmo que o resultado fosse o mesmo: a ausência do futebol em sinal aberto. Infelizmente, não houve da parte da Gomes da Costa nem a assertividade nem a proatividade que se lhe exigem. E esse é apenas mais um sinal de que a empresa precisa de um abanão.

in DN
 
A RTP não pode gastar mais dinheiro, tem o budget congelado, faz todo o sentido não terem comprado os direitos depois de terem gasto um balburdio nos Jogos Olímpicos, há outras prioridades. E o futebol cada vez mais vai ter que deixar de ser uma prioridade para os canais FTA e passar a ser um conteúdo premium para o cabo. Porque só assim se auto-financia. É conteúdo muito caro.

Em relação ao facto de missão de serviço público, infelizmente isso já não existe, o futuro do serviço público, como todos sabem, é incerto e está em risco de extinção.
A administração da RTP acabou agora mesmo de se demitir.
 
Ja pensam em usar o canal HD que existe na TDT? eu acho que era a solução mais obvia, a sporttv emitia um jogo por jornada em canal aberto nesse canal. Pois esse canal não serve pra nada. é vergonhoso n existir futebol portugues na tv em canal aberto.
 
Ja pensam em usar o canal HD que existe na TDT? eu acho que era a solução mais obvia, a sporttv emitia um jogo por jornada em canal aberto nesse canal. Pois esse canal não serve pra nada. é vergonhoso n existir futebol portugues na tv em canal aberto.

É vergonhoso é as dificuldades que as pessoas passam no país e andarmos a sustentar futebois e outras porcarias. (atencao sou adepto de futebol).
De Serviço público o futebol nao tem nada. Nos palops ainda tem o objetivo de ajudar a difusão da lingua portuguesa. por cá falamos todos muito bem! lool
Quem gosta assim tanto de futebol que pague a Sportv que passa lá muito.
 
É assim tão dificil comprar uma antena parabólica de 60 cm, metẽ-la na varanda ou no telhado/terraço e apontá-la para o Sat HotBird? Tem lá a RTPI com o futebol...gratuitamente....
 
é vergonhoso n existir futebol portugues na tv em canal aberto.

Não é um caso único. Em UK a Premier League não passa em canal aberto há muitos anos, está tudo na Sky Sports (canal premium).

Como disse, são conteúdos muito caros e que um canal FTA não consegue suportar. Quem quiser ver futebol que pague, nos dias de hoje os direitos são caríssimos.

O futebol é um lazer, não é um bem essencial. Não é serviço público. Tal como todos os outros desportos.
 
Não é um caso único. Em UK a Premier League não passa em canal aberto há muitos anos, está tudo na Sky Sports (canal premium).

Como disse, são conteúdos muito caros e que um canal FTA não consegue suportar. Quem quiser ver futebol que pague, nos dias de hoje os direitos são caríssimos.

O futebol é um lazer, não é um bem essencial. Não é serviço público. Tal como todos os outros desportos.

Serviço público tb tem a ver com interessar a muita gente. E o futebol interessa a muita gente. Se eu meter a selecção nacional ao barulho então a noção de interesse público em futebol torna-se maior ainda. Concordo que é um conteúdo caro mas isso do futebol não ser serviço público neste caso em concreto está ferido de coerência. Pelos vistos actualmente não será serviço público no país, mas se for para transmitir lá para fora, para que os emigrantes tenham acesso a esse cheirinho de Portugal, dado pelo futebol, aí já é serviço público.

Eu acho é que o serviço público não está a ser bem tratado. Está a tratar uns portugueses como sendo de segunda, e infelizmente a favorecer outros.
Tb não acho esse procedimento correcto. Gostava de saber qual o país que faz o mesmo que Portugal. Bloqueia a transmissão no seu país mas fora dele já está tudo bem. Costuma é ser ao contrário.
 
Provavelmente o custo de transmissão para o estrangeiro é bem mais reduzido e qual seria a lógica da SportTV pagar os direitos de transmissão em Portugal e depois porque o futebol é "serviço publico" perder os direitos que comprou só porque o povo quer futebol na televisão?
 
Provavelmente o custo de transmissão para o estrangeiro é bem mais reduzido e qual seria a lógica da SportTV pagar os direitos de transmissão em Portugal e depois porque o futebol é "serviço publico" perder os direitos que comprou só porque o povo quer futebol na televisão?

Tudo bem, é mais barato, eu sei disso mas uma TV pública não deve proceder assim. Ou é para todos, ou não é para ninguém. Se apenas transmitem lá para fora estão a beneficiar uns portugueses, e a privar outros, que não por acaso são a maioria. Esta decisão tb não deixa de ser polémica e discutível.
 
Por mim nem se metia a questão sequer do serviço publico servir para encher os bolsos a outros por causa do futebol, selecções e afins ainda se compreende agora caprichos de clubes quero que se lixe.

Prefiro que agarrem no dinheiro e invistam em programas que sejam realmente serviço publico.
 
Eu acho é que o serviço público não está a ser bem tratado. Está a tratar uns portugueses como sendo de segunda, e infelizmente a favorecer outros.
Tb não acho esse procedimento correcto. Gostava de saber qual o país que faz o mesmo que Portugal. Bloqueia a transmissão no seu país mas fora dele já está tudo bem. Costuma é ser ao contrário.

Vamos lá ver se percebem uma coisa.

A Sport TV comprou os direitos da Liga ZON/SAGRES, todos os anos é prática comum a RTP comprar alguns jogos à SPORT TV, até porque a SPORT TV é obrigada por lei a fazê-lo mas os canais FTA não são obrigados a comprar. Acontece que este ano a RTP decidiu não comprar, a SPORT TV tentou com a SIC e TVI mas nada...

Conclusão, não há direitos da Liga ZON/SAGRES para Canal Aberto em território nacional.

Os direitos que a SPORT TV comprou foram licenças nacionais e internacionais, apesar do canal apenas ser "legalmente" transmitido para o território nacional.
Ora, a RTP perguntou à SPORT TV se era possível vender licenças internacionais para fora do país para a transmissão dos seus canais internacionais, a SPORT TV disse que sim em troca de um valor especial devido ao acordo que tinham nos anos anteriores.

Como a SPORT TV é a detentora exclusiva dos direitos para o território nacional é NORMAL os canais internacionais transmitidos nas operadoras de cabo suspenderem a emissão, caso contrário tinham que pagar uma multa, não à SPORT TV mas à FPF. No satélite a questão é diferente. Judicialmente não é considerado uma operação local.

A RTP África não tem nada que transmitir para Portugal, não é um canal para o mercado português. É um favor que a RTP e os operadores fazem.
Tanto hoje está na grelha como amanhã pode sair sem aviso prévio. Tanto a RTP Internacional como a RTP África são canais internacionais para o mercado internacional, em Portugal são recebidos através dos operadores locais por uma razão ainda desconhecida.

Mas segundo sei, a RTP África tem os dias contados na ZON. Devido a constantes problemas de direitos que colidem com a programação local.
 
em satelite rtp africa só vai meo\zon a pagar, em modo aberto, está nos 27.5ºW mas em banda C o que ao contrario da banda ku onde recebemos a maioria dos satelites na europa como meo e zon igualmente, em banda c as antenas necessárias começam na ordem dos 1.80cm até ao 3.30cm ou seja recepção con antenas de elevada dimenção e despendiosas algo que não é viavel a qualquer um, por isso não era uma alternativa para nós vermos a bola, alem de que a situação dos direitos de transmição era outro problema, logo se chegarmos a ver alguma coisa só por milagre em sinal aberto...
 
em satelite rtp africa só vai meo\zon a pagar, em modo aberto, está nos 27.5ºW mas em banda C o que ao contrario da banda ku onde recebemos a maioria dos satelites na europa como meo e zon igualmente, em banda c as antenas necessárias começam na ordem dos 1.80cm até ao 3.30cm ou seja recepção con antenas de elevada dimenção e despendiosas algo que não é viavel a qualquer um, por isso não era uma alternativa para nós vermos a bola, alem de que a situação dos direitos de transmição era outro problema, logo se chegarmos a ver alguma coisa só por milagre em sinal aberto...

Então mas e a RTP Internacional? Não transmite os jogos? Para quê a RTP África? A RTP Internacional está nos Astra e está super acessivel para Portugal. E o Olhanense - FCP passa por lá hoje ás 20h30.
 
Back
Topo