Problema RTX 3090 TUF OC Coil whine e % Utilização errada

joaoneto.14

Power Member
Boas malta,

Hoje estava a mostrar a minha nova aquisição à minha namorada e reparei (visto que estava sem fones para falar com ela) que a gráfica estava a fazer coil whine bem alto. Juntamente com a gráfica comprei a fonte focus+ 850w gold.

Outra coisa que reparei, a % de utilização da gráfica no task manager aparece errada. Algum fix para isto?

gpu_usage.png
 
tens a certeza que é da grafica?
eu quando meti a 3080 também pensei que fosse da grafica, visto a minha fonte anterior nem c 2 placas em SLi se ter feito alguma vez ouvir... mas depois de abrir a caixa e prestar mais atenção de onde vinha o coil whine verifiquei que era da PSU... troquei por uma nova e o silencio voltou...
 
tens a certeza que é da grafica?
eu quando meti a 3080 também pensei que fosse da grafica, visto a minha fonte anterior nem c 2 placas em SLi se ter feito alguma vez ouvir... mas depois de abrir a caixa e prestar mais atenção de onde vinha o coil whine verifiquei que era da PSU... troquei por uma nova e o silencio voltou...
Abri o pc e sim é definitivamente da gráfica. Troquei pela minha antiga e deixou de fazer. A fonte é nova, mandei vir juntamente com a gráfica porque não ia confiar 1700€ a uma fonta da NOX.

Pelo o que li na net, dizem que passado 2 meses de uso desaparece. Vamos la ver se é assim
 
Boas malta,

Hoje estava a mostrar a minha nova aquisição à minha namorada e reparei (visto que estava sem fones para falar com ela) que a gráfica estava a fazer coil whine bem alto. Juntamente com a gráfica comprei a fonte focus+ 850w gold.

Outra coisa que reparei, a % de utilização da gráfica no task manager aparece errada. Algum fix para isto?

gpu_usage.png

A minha RTX 3080 também fazia esse ruído, bem como a minha RX 6900 XT atualmente.

Em relação à utilização da gráfica .. que CPU tens ?

Eu troquei do ryzen 3700x para o 5900x e tenho utilização total da gráfica neste momento.

Para essa gráfica recomendo o intel 10900k ou ryzen 9 5900x.

Os processadores não conseguem acompanhar por isso causam esse bottleneck.
 
A minha RTX 3080 também fazia esse ruído, bem como a minha RX 6900 XT atualmente.

Em relação à utilização da gráfica .. que CPU tens ?

Eu troquei do ryzen 3700x para o 5900x e tenho utilização total da gráfica neste momento.

Para essa gráfica recomendo o intel 10900k ou ryzen 9 5900x.

Os processadores não conseguem acompanhar por isso causam esse bottleneck.
Tenho um r7 3700x. A jogar cyberpunk ou AC, a gpu fica a 100% e processador a 40% +/-. Se tiver bottleneck é pouco. E jogo a 1080p :)

Parece que o coil whine é normal nestas graficas. Ja ouvi dizer que com o tempo melhora. Quanto à percentagem de utilização da GPU no task manager, não dá para confiar nele. Tanto na app asus gpu tweaks ou msi after burn, a utilização aparece correta
 
esquece o uso do gpu no taskmaneger, serve de muito pouco/nada.

Agora teres comprado uma 3090 para jogar a 1080 é que nao parece nada bem, ainda tendo um 3700x.
 
Tenho um r7 3700x. A jogar cyberpunk ou AC, a gpu fica a 100% e processador a 40% +/-. Se tiver bottleneck é pouco. E jogo a 1080p :)
esquece o uso do gpu no taskmaneger, serve de muito pouco/nada.

Agora teres comprado uma 3090 para jogar a 1080 é que nao parece nada bem, ainda tendo um 3700x.

Faço mais que jogar obviamente e além disso, costumo ligar o pc à tv 4K. Eu estou à espera que venham monitores 4k mais eficientes para gaming. 4K a 120hz a 4/5 ms pelo o preço que estão não me agradam muito. Espero mais 2 anitos e já devem existir melhores ofertas nos mercados.
 
Back
Topo