1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ruby - Adopção em Portugal

Discussão em 'Programação' iniciada por Consu, 14 de Agosto de 2008. (Respostas: 9; Visualizações: 1196)

1. Consu

Consu Power Member

Com o crescente interesse em Rails o Ruby têm-se tornado numa linguagem mainstream. Recentemente resolvi procurar manuais nacionais para Ruby e, curiosamente, não fui capaz de encontrar nenhum. Existem tantos publicados a nível internacional... :wow:

Queria saber o que acham da linguagem e razões para a sua adopção em Portugal ser muitissimo inferior em relação a outros países. Por outro lado o que acham do Rails e o mesmo em relação a manuais/adopção.

2. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Pessoalmente não me afecta o nível de adopção que a linguagem tem, sempre que preciso de ajuda o Google é meu amigo e tem me valido de muito.

Mas é realmente verdade que não se vê muita gente a utilizar quer seja o Ruby ou a framework Rails em Portugal. A verdade seja dita, acho que ainda estamos um pouco longe do RoR estar pronto para ambientes empresariais; penso que nesses ambientes não se procure tanto a metodologia do RAD mas sim uma modelação mais planeada e pensada de raíz. Não estou com isto a dizer que o RoR não seja muito bom (é excelente não ter que escrever nem uma linha de SQL :002:) mas não ajuda nada o facto de certos factores chave da linguagem mudarem tão radicalmente entre versões (o conceito de scaffolding é um desses exemplos...).

Eu já me lancei nesse mundo, e já não tenho muitas dificuldades em lidar com o Ruby on Rails, mas diga-se também que tem uma curva de aprendizagem bastante inclinada. Tal como é dito pelos génios do RoR, para aprender a fazer alguma coisa em condições em Rails, tens não só de aprender a programar mas também a faze-lo "the Rails way".

Quanto ao Ruby em si, é realmente uma linguagem muito poderosa. Faz lembrar um irmão mais velho (e mais maduro) do Perl.

3. Consu

Consu Power Member

É curioso que embora este post tenha cerca de 100 visualizações, no entanto apenas uma pessoa respondeu. Pode ser uma conclusão precipitada, mas acho que isso reflecte a adopção que existe em Portugal (ou a ausência dela :p).

Eu compreendo que a constante evolução da linguagem + plataforma seja um entrave ao uso em meios empresariais, no entanto acho que o principal factor é a aversão, que sempre existiu no meio empresarial português, a mudanças. :x2:

Criei o blog, que está na minha assinatura, para ver se seria possível criar uma comunidade Ruby em Portugal, como uma prova de conceito, para verificar se existia interesse e se valia pena investir em algo para bem dessa comunidade (domínio + alojamento + site bem estruturado).

Uma das questões com que me deparei foi em que nível começar. Após analisar a ausência de manuais, resolvi começar passo a passo para que fosse possível, mesmo para pessoas que já sabem outras linguagens mas ainda não sabem Ruby, poderem facilmente compreender os conceitos mais simples e cruciais para o bom entendimento da linguagem.

Com este post pretendia ter uma pequena amostra do interesse em torno do Ruby, embora depois de estarem percebidos todos os conceitos fosse provável que começasse a abordar Rails. :P
    Acho que seria bem mais interessante, após compreender esses conceitos, conseguir perceber como funciona o Rails, certos detalhes que parecem acontecer como que por "magia".

Vou aguardar para ver se faz sentido manter um blog em português de Portugal ou se devo passar para um site mais "universal" (escrito em inglês). :wscared:

4. eikon

eikon Power Member

Já existe uma comunidade ruby PT http://www.ruby-pt.org/ que fez inclusivamente a tradução do site oficial de ruby http://www.ruby-lang.org/pt/

Quanto ao RoR em si é simplesmente fantástico...

5. Consu

Consu Power Member

Por acaso não conhecia essa comunidade, obrigado pelo link. No entanto, não consegui encontrar nenhum tipo de tutoriais, nenhum tipo de informação para quem pretende aprender e dominar a linguagem. O site tem links que não funcionam e não é actualizado com frequência. A última vez que foi actualizado foi a 14 de Julho, antes disso só a 27 de Junho. :confused:

Também não consegui encontrar nenhum espaço de discussão. :'(

6. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

Pessoalmente, que trabalho com Rails, nao vejo necessidade de recursos em PT.
    Tal como em todas as outras areas, prefiro a fonte, e como tal acabo por nunca procurar referencias em PT.

Quanto à adopção do Rails pelas empresas... Só vos digo, que existe muito mais do que aquilo que se pensa :)

7. Consu

Consu Power Member

Compreendo que não seja necessário usares recursos em PT se quiseres consultar documentação ou caso encontres bons livros. No entanto, a não ser que possuas um bom domínio da língua inglesa, se quiseres colocar alguma questão, se quiseres perceber mais a fundo algum conceito, a barreira linguística pode ser bastante complicada de ultrapassar. Tudo depende da tua capacidade de auto-aprendizagem.

O objectivo é tornar a aprendizagem mais fácil, e acima de tudo, ajudar quem tem problemas nesse sentido, mas sempre encorajando a consulta da documentação de referência, ou seja, a API. Eu próprio aprendo normalmente por manuais em língua inglesa, no entanto, colegas meus de curso têm algumas dificuldades em perceber os conceitos e\ou expressarem-se em inglês. Quando há conceitos a que não estamos habituados, ter alguém com quem discutir e a quem se possa perguntar é bastante útil. ;)

Mas este é apenas o primeiro passo, quanto maior for o conhecimento dos intervenientes mais se pode aprender. Esse é um dos pontos fortes do pair-programming que habitualmente se usa em RAD; permitir que pessoas diferentes possam trocar ideias e aprender umas com as outras. :D

Contudo, tenho a perfeita noção que da mesma forma que consegui aprender com material em inglês há mais pessoas que também conseguem fazê-lo, mas para essas pessoas o que lhes é pedido é que partilhem aquilo que já aprenderam. ;)

8. _freelancer_

_freelancer_ Power Member

Consu, podes sempre tentar convencer os admins deste fórum a criarem uma secção de Ruby :) penso que seria uma boa ideia.

9. Consu

Consu Power Member

Acho uma óptima ideia. Agora não sei é se os admins estão interessados... :confused:
    É uma excelente maneira de abordar pontos importantes e colocar questões. Algo que acho que falta à secção de programação (Techzone) é uma divisão clara dos problemas e das linguagens, às vezes fico um pouco confuso... :p

10. Baderous

Baderous Banido

Partilhar esta Página