1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ruby on Rails ou Symfony (PHP) ?

Discussão em 'Web Development' iniciada por [N], 5 de Junho de 2007. (Respostas: 26; Visualizações: 2277)

1. [N]

[N] Power Member

Vou começar um projecto e estou muito indeciso sobre que framework usar.

[​IMG] ou [​IMG]

Estou indeciso entre Ruby on Rails e Symfony. Alguém com experiencia me pode aconselhar. Tenho alguma experiencia com PHP, quanto a ruby tive a dar uns toques hoje e ontem por isso sou iniciante.

Qual a mais fácil de aprender?
    A mais fácil de usar/desenvolver?
    Qual a mais segura?
    etc...

Cumprimentos e obrigado.

Última edição: 5 de Junho de 2007
  2. K0mA

K0mA Power Member

Não te posso ajudar pois não sei, no entanto sei ver que a oferta de alojamento com ruby deve ser muito reduzida....

3. mascker

mascker Power Member

Viva,

Se tens pouca experiência em PHP acredito que te vais sentir melhor com RoR do que com simpony.

Mas mesmo assim vais ter muito que lhe dar, se não tens experiência em programação vai-te ser difícil começar já por aí.

De qualquer das formas se for essa a tua decisão o melhor método de aprender é lendo os manuais.

A mais segura depende de ti e não da linguagem.

Atira-te com consciência, porque quando escolhemos uma framework para trabalhar temos que estar cientes que vamos levar algum tempo a estudá-la e que não se muda de framework sempre que dá na tola, ainda para mais com linguagens diferentes.

RoR existe uma comunidade muito menor que a do PHP, mas que está a crescer.

Eu sempre programei em PHP, (embora já tenha mexido em perl) e confesso que para iniciante será mais fácil programar RoR que PHP. Mas isso depende de cada um...

Em suma, acho que não respondi à tua pergunta :D

Saudações

4. ruimoura

ruimoura Power Member

Também aconselho RoR, sem dúvidas. Não que tenha muita experiência, mas tenho muitos conhecidos que dizem maravilhas ...

5. [N]

[N] Power Member

Tenho experiência com programação e não tenho problemas em aprender algo novo. Sei que há a curva de aprendizagem mas habituo-me facilmente a novas linguagens.

Acho o RoR interessante e mais fácil no entanto prefiro flexibilidade e poder do que facilidade. Tenho receio que o Ruby não tenha tantas funcionalidades quanto o php, o php tem montes de funções.

Não anda ninguem na área do Ruby por ai?

6. anjo2

anjo2 Power Member

nunca trabalhei em RoR, mas posso-te dizer que cada vez mais alojamentos incluem RoR.

Já trabalhei com PHP e Ruby (programação), e posso-te dizer que gostei bastante de Ruby, por tudo o que ele fazia, agora não sei as diferenças entre Ruby e RoR

7. LinuxWarrior

LinuxWarrior Power Member

Eu ando a mexer com isso... e do que te posso dizer, é que muito provavelmente nao havera nada que possas fazer em PHP que nao o faças com o ROR. Alem de ser baseado no RUBY, a quantidade de "addons" que existe é abismal.
    Alem disso devio ao modelo MVC, vais ver que no final ficas com uma aplicação muito melhor estruturada e mais facil de manter...

8. jpalbuquerque

jpalbuquerque Power Member

Como vi numa apresentação sobre o ruby, o ruby é desenhado para a felicidade do programador :P

9. [N]

[N] Power Member

Já agora conhecem alguma empresa de alojamento que suporte o ruby?
    Em php é só arrastar a pasta e depois temos a nossa app em xxx.com/app
    Como se fazes no ruby para ter várias apps em pastas. em vez de estar em várias portas 3000 3001, etc.

10. ruimoura

ruimoura Power Member

Dreamhost suporta, mas há por aí muitas ...

11. anjo2

anjo2 Power Member

12. alph

alph Power Member

Sim, tem muito a ver com as funcionalidades donde vais alojar o projecto.

Quanto a Ruby on Rails, sim recomendo, mas existem inúmeras frameworks que fazem o que esta faz, e com a mesma facilidade. As melhores são à volta de Ruby, PHP e Python.

Se fosse para aprenderes uma linguagem nova, recomendaria Python, com as frameworks CherryPy, Django ou Pylons.

Se já sabes PHP, e não tens de aprender novas linguagens, podes muito bem ir para o CakePHP.

Ruby é boa, mas há melhores. Ruby on Rails é bom, mas há alternativas - foi apenas a framework mais bem publicitada. Podes ver aqui várias framworks: http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_web_application_frameworks.

Quanto a funcionalidades, não te preocupes que tanto Ruby e Python têm uma planóplia de módulos carregadinhos de funções para brincar.

13. [N]

[N] Power Member

sabem se dá para gerar pdfs no RoR?

Quando dizes que há melhores frameworks, refereste a quais? Estou mesmo indeciso entre as duas que referi no inicio =\

14. alph

alph Power Member

15. lfdesign

lfdesign Power Member

Alguém me pode explicar o que é ou para que serve uma framework em termos práticos?

16. mascker

mascker Power Member

Boas,

Uma framework serve essencialmente para te poupar de trabalhos comuns e te deixar concentrar no que é realmente importante: o teu software

Imagina que tens que ir buscar dados a tabelas, verificar permissões, validações, etc,etc

Existem tarefas que são executadas em "todos" os projectos de uma maneira ou de outra. Uma framework ajuda-te nisso, e não só.

É código "abstracto" que é adaptável a quase todas as situações. Ajuda-te a reutilizares o código e a mantê-lo limpo (ajuda, mas nao faz isso sozinho :D )

O que algumas frameworks fazem é simplificar o código e permitir que poucas linhas programadas se transformem em muitas. Muito comum no caso de fazer validação de campos e dados. Outras trazem codegenerators para gerar o código automaticamente por ti baseado nas relações das tabelas, como é o caso da qcodo (neste papel é a melhor que anda por aí)

Por isso mesmo é que neste tópico se discute aprender RoR o Sympony e não aprender Ruby ou PHP .

Embora para se poder trabalhar com uma framework a 100% se tenha que ter bons conhecimentos na linguagem

Saudações

Melhores não significa mais fáceis de trabalhar.

Por exemplo a da Zend é muito personalizavel, mas mais difícil de trabalhar. A Qcodo para geração de forms é muito boa. A phpontrax foi criada para ser um clone da RoR em PHP.

Felizmente tens boas escolhas: Codeigniter, symfony ou cake. Para os mais "novos"

Última edição: 10 de Junho de 2007
  17. lfdesign

lfdesign Power Member

Obrigado mascker!

18. K0mA

K0mA Power Member

Os frameworks são instalados no servidor mesmo ou é só meter umas pastas no alojamento?
    Ou seja é preciso permissão do administrador ou qualquer pessoa que tenha um alojamento normal pode instalar um?

19. mascker

mascker Power Member

Viva,

Normalmente é só copiar os ficheiros para o servidor e está feito.

No entanto algumas frameworks usar a opção mod_rewrite do apache (embora não sendo obrigatorio) e o teu servidor pode não ter a opção AllowOverride activa ou mod_rewrite.

Mas só ser for por isto, de resto não passa de código PHP

Saudações

20. PsyX

PsyX Power Member

Conheço sim !! também ando a me iniciar em RoR

Partilhar esta Página