1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ruby on Rails

Discussão em 'Web Development' iniciada por Cr7pt0r, 5 de Fevereiro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 1529)

  1. Cr7pt0r

    Cr7pt0r Power Member

    Aconselho vivamente a todas as pessoas que levam a sério o desenvolvimento de aplicações para web iniciarem-se em ruby on rails. Fica aí a dica.

    Para vos dar uma motivação extra aqui fica uma apresentação que vos ensina a criar um motor de um site específico para blogs em 15 minutos. Ver Apresentação
     
    Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  2. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Como tudo na vida, depende do que queres fazer. O ruby é excelente para desenvolver rápidamente (e ser super fácil desenvolver sobre o modelo mvc), mas para trabalhos pesados não é uma boa opção (lento a executar, mesmo no modo pré copilado)
     
  3. Cr7pt0r

    Cr7pt0r Power Member

    Ola oscarolim não te esqueças que o Ruby apenas é uma linguagem de programação como outra qualquer. Não é exclusivamente direccionada para a web. Agora quando juntas o Ruby a plataforma Rails tens uma plataforma de desenvolvimento para web que ainda está para ser igualada. Se for o caso de não teres experiência com o "Ruby on Rails" aconselho vivamente que procures mais informações :)

    Ficam aqui uma lista de videos engraçados (à semelhança do Mac Vs Windows)

    Ruby on Rails vs .NET - Commercial #9
    Ruby on Rails VS ColdFusion - RailsEnvy.com commercial #8
    Ruby on Rails VS Django - RailsEnvy.com commercial #7
    Ruby on Rails vs PHP - RailsEnvy.com Commercial #6
    Ruby on Rails vs PHP - RailsEnvy.com Commercial #4

    Ruby on Rails vs PHP - RailsEnvy.com Commercial #3
    Ruby on Rails vs Java - RailsEnvy.com Commerical

    Entre muitos outros ;)
     
    Última edição: 5 de Fevereiro de 2008
  4. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    Hmm, comparar uma plataforma com uma linguagem de programação não é uma boa ideia.
     
  5. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Por ter experiência em ruby on rails é que disse que não é a mais indicada para trabalhos pesados. É excelente para desenvolver rapidamente, mas tem as contrapartidas de velocidade, que em alguns projectos podem ser críticos. Na empresa onde estou temos uma base de conhecimento partilhado em ruby (on rails), e agora que está em produção e é usado por diferentes fontes vemos que nao foi a opção mais correcta. Foi bastante rápido a desenvolver e é rápido a manutenção, mas a execução não tanto.
    Mas não deixa de ser útil em determinados cenários.
     
  6. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Pessoalmente não gosto de Frameworks - não me dão a flexibilidade necessária (e eu gosto muito de flexibilidade).

    No mundo Perl tens várias Frameworks, onde o Catalyst se destaca precisamente pelas possibilidades que dá ao programador (afinal de contas, é Perl e "there's more than one way to do it").

    Já vi algumas coisas feitas sobre RoR e não me pareceram lentas (mesmo em comparação com Perl e mod_perl). Não haverá por aí código a precisar de ser limado?
     
  7. oscarolim

    oscarolim Power Member

    Quando temos vários clientes a aceder ao mesmo servidor com a base de conhecimento (ok, o servidor também podia ser melhor...) não há muito a fazer :(
     
  8. Demio

    Demio Power Member

    O RoR como é sabido, não tem a melhor das performances quando sujeito a um elevado número de pedidos concorrentes. Isto deve-se a vários factores (por exemplo, o RoR faz muita geração de código).

    Sinceramente, acho que o RoR é demasiado "mágico" e inflexível.

    Se estiveres interessado em desenvolveres coisas sérias para a web recomendo-te um framework PHP que saiu bastante recentemente: http://www.kohanaphp.com

    É flexível e rápido, dá para todos os gostos. Tem ORM, mas também tem um poderoso query builder, com method chaining, mas se preferires também podes fazer os teus queries SQL à moda antiga (leia-se manualmente).

    Foi feito com base no CodeIgniter, mas basicamente a única coisa que sobra do CodeIgniter é a ideia geral, o resto foi completamente feito de raiz em código PHP5.

    Enfim, experimenta e logo vez ;)
     
  9. kOld PT

    kOld PT Power Member

    É o framework q usas? Qual é a tua experiência com isso?

    Eu também gosto muito de ter liberdade para aquilo que quero fazer com as cenas todas separadas e com muitas classes e funções para facilitar as coisas. Até à data criava os meus próprios 'frameworks' de modo a gerir eficientemente todas as paginas.. mas desde à uns tempos comecei a ver analisar frameworks e a da Zend despertou-me a atenção, não cheguei a fazer grandes comparações, mas fiquei com a ideia que não dá assim tanta liberdade (Pode ser impressão minha..)
     
  10. Demio

    Demio Power Member

    É o framework que uso sim, e também sou um dos developers (embora neste momento esta mais inactivo devido à faculdade e ao meu emprego).

    O Kohana é muito bacano porque continuas a ter a liberdade que tinhas antes, não te sentes "preso". Foi feito para ser extensível e modificado fácilmente, continuando a ser bastante poderoso. Vê os tutoriais no site, e até podes espreitar o código do nosso site principal que é open source, está no repositório svn (svn.kohanaphp.com).
     
  11. kOld PT

    kOld PT Power Member

    Vou testar :)

    O meu medo nisto tudo é sempre o mesmo.. como é bastante recente e open source.. se descobrem algum erro daqueles que permite abusar dos meus sites é chato..

    já agora quanto tempo tem esse framework de vida?
     
  12. Demio

    Demio Power Member

    Está em desenvolvimento desde Abril/Maio 2007.

    A versão 2.0 foi lançada em Outubro 2007, e a 2.1 foi lançada ontem.

    Podes estar descansado que o código do Kohana não podia ser mais limpo e seguro. É um dos poucos frameworks PHP que não me invocam vómitos quando vejo o source code.
     
  13. AliFromCairo

    AliFromCairo Power Member

    A documentação deixa um pouco a desejar, se a compararmos com a do CodeIgniter, por exemplo. No entanto, parece-me bastante interessante, embora existam cada vez mais frameworks MVC para PHP.
     
  14. kOld PT

    kOld PT Power Member

    Pois.. é o normal do dia-a-dia.. imagino que quem olhe para o meu code também lhe dê vómitos lol

    Gostei do que vi até agora embora o AliFromCairo tenha razão.. a documentação, e até mesmo os tutoriais, deixam um pouco a desejar..
     
  15. Demio

    Demio Power Member

    Ainda estamos a trabalhar na documentação. É um esforço de comunidade, se tiverem tempo podem ajudar, funciona como uma wiki ;)
     
  16. mascker

    mascker Power Member

    Boas,

    Eu utilizo a Zend Framework sobretudo pela flexibilidade que nos dá.

    mantém as coisas simples, mas não demasiado simples.


    Saudações
     

Partilhar esta Página