1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Ruido agudo no disco rigido

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Shadow_14, 3 de Junho de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1196)

1. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

Peço desculpa em tar a abrir outro topico sobre o mesmo problema,mas afinal eu tava errado quanto ao problema anterior :P apos andar a ver bem e que descobri que o ruido provinha do disco rigido...alem disso,a ventoinha da fonte trabalha mais,fazendo com que a fonte provoque mais "vibraçoes" no pc =/ ninguem tem ideia do que sera isso? eu suspeito que tenha a ver com a "voltagem" do disco rigido,nao existe nenhuma forma de diminuir o valor?

2. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

ninguem tem ideia :confused: ?

3. rav3n

rav3n Power Member

voltagem?nao creio. é normal os discos fazerem algum ruido especialmente qd tao a ser acedidos
    mas se o ruido é excessivo:
    1º certifica-te q o disco ta bem fixo
    2º se nao for disso usa uma aplicaçao que te dê infos do disco (o speedfan mostra isso se bem q devam haver aplicaçoes mais "proprias"), pois o mesmo pode tar a ir a morrer

cumps

4. WindWalker

WindWalker Power Member

Tive um disco SATA que deu as últimas com ruídos agudos :X

Devia ser um problema com a agulha...Mas os sintomas eram: estava a copiar ficheiros, ouvia-se o tal ruído agudo e a cópia ficava parada durante uns segundos e retomava a cópia.

Se isso não te acontece então segue os conselhos do rav3n

5. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

1º sim,encontra-se bem fixo (a caixa e uma aerocool baydream,logo nao tenho problemas nesse aspecto)
    2º eu uso o speedfan e ele nao detectou nada,alem de ter usado um progama da seagate para fazer testes ao disco e ele nao acusou nada
    O tal ruido aparece desde o momento que o disco é ligado,e nao ha diferença no ruido enquanto o disco trabalha ou enquanto ele esta idle

6. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

é um disco IDE :P e como disse em cima,o ruido e constante

7. Crusher

Crusher Power Member

Só por precaução é melhor fazer alguns backups desse disco caso seja necessário.

Experimenta correr algum utilitário de diagnóstico para disco rígidos... as marcas as vezes têm ferramentas para isso. Ou podes por exemplo usar o SpeedFan para diagnosticar pelo S.M.A.R.T que qualquer disco hoje em dia suporta... se não tiveres isso ligado, podes ligar pela BIOS.

EDIT: Agora é que reparei que tinhas experimentado o que tinha dito... desculpa lá, li o tópico um bocado na diagonal. :|

Última edição: 5 de Junho de 2006
  8. Lusito

Lusito Power Member

Pela minha experiência isso é associado aos rolamentos do disco estarem gripados.
    Não é o fim, mas é o começo... 8o

9. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

O começo de uma luta infernal para a preservaçao dos ouvidos :007: ?
    mas agora a serio,se esse for o problema,exista algo que resolva? tou desesperado a fazer de tudo para arranjar isto...

10. Lusito

Lusito Power Member

Infelizmente é comprar um disco novo, e salvar o que está lá dentro enquanto é tempo.
    A tendência é piorar, até que o disco deixe de funcionar.
    Mas também é verdade que pode durar alguns anos. Conheço um num servidor (24/7) que há dois anos começaram os rolamentos a "cantar" e ainda se mantém a funcionar... só que faz um barulho mesmo irritante.

11. Shadow_14

Shadow_14 Power Member

=/ enfim eu ja tinha planos em adquirir um novo...os da western digital sao silenciosos?

Partilhar esta Página