Ruído da GTX470 durante o folding

Horus-Anhur

I folded Myself
Como comprei uma GTX470 há pouco mais de uma semana, lembrei-me que uma das coisas que posso fazer com ela, para além dos jogos, é o folding.
No entanto, estou com um ligeiro problema. Durante o folding a placa faz um ruído agudo, bastante irritante.

Durante jogos, benchmarks ou mesmo com o kumbostor, este ruído não aparece. Mesmo com overclock forte, não tenho este ruído.
Para tornar a coisa mais curiosa, durante o folding a gráfica não atinge temperaturas tão elevadas como durante os jogos.

Após uma pesquisa na net, vi que há mais gente com este problema, sendo que algumas pessoas consideram isto normal.

Mais alguém tem problemas destes durante o folding com gráficas semelhantes?
Sabem se faz mal à gráfica foldar quando ela faz este barulho?
 
Eu sei que algum ruído eléctrico é normal, aliás a 8800GT que eu tinha no ano passado fazia algum, mas nada comparado com o que esta GTX470 faz. Daí a minha preocupação.

Neste momento só completei duas WUs porque não me sinto à vontade para deixar a gráfica a foldar.
 
Eu sei que algum ruído eléctrico é normal, aliás a 8800GT que eu tinha no ano passado fazia algum, mas nada comparado com o que esta GTX470 faz. Daí a minha preocupação.

Neste momento só completei duas WUs porque não me sinto à vontade para deixar a gráfica a foldar.

Mas se a placa gráfica avariar não a podes mandar para a garantia?
 
^ ^ ^ ^

Digo o mesmo. A minha GTS 250 também "grila" uma beca e mesmo uma das GTX 275 começou a fazer o mesmo na semana passada, embora curiosamente tenha parado 4 dias depois. Seja como fôr, podes mandar para RMA caso seja muito incomodativo ou então reduzes os clocks da gráfica durante o folding, que em princípio pára.
 
O ruído realmente é incomodativo, mas como é apenas no folding, acaba por não me fazer muita diferença, pois nem vou estar junto ao PC.

Já reduzi e aumentei a velocidade da gráfica. Quando reduzi o som tornou-se um pouco mais grave, mas não desapareceu. Quando aumentei tornou-se um pouco mais agudo.

Como disse em cima, o meu problema é mesmo o de poder estragar a gráfica.
 
^ ^ ^ ^

Estragar não estraga de forma alguma. ;)

Também li sobre uma solução - e conheço pessoal que já o fez - que é tentar detectar o componente que faz a gráfica "grilar" e revesti-lo com verniz ou um produto similar... Eu nunca experimentei, mas já me foi dito que em alguns casos reduziu ou até eliminou por completo o barulho. Já agora, é de que marca a tua GTX 470...?! MSI, Gigabyte ou outra...?!
 
É uma Gainward. O modelo é igual à "Golden Sample" mas sem o overclock.

Gainward-GeForce-GTX-470-Golden-Sample,X-K-250040-3.jpg
 
Pois... O motivo porque perguntei é que caso fosse da MSI, era logo cascar nos gajos, já que esses gabam-se de usar material de gabarito para evitar esse género de situações. Assim sendo, só há mesmo duas soluções...

- Aquela técnica do verniz que já mencionei anteriormente, embora muito sinceramente não sei muito bem como é empregue ou que género de verniz é necessário.
- Reduzir ainda mais os clocks da gráfica, que é o que eu faço com a minha GTS 250. É um algo chato, mas possivelmente é o melhor...

Sempre podes tentar o RMA, pois há lojas que o fazem, embora mais uma vez isto em NADA prejudiqua a gráfica e em certos casos eventualmente até pode melhorar ou até passar, embora seja raro diga-se de passagem. Seja como fôr, mesmo com o RMA nada te garante que aquela que recebas em troca não venha com o mesmo incoveniente. :\
 
Última edição:
Mandar para RMA apenas por fazer ruído durante o folding, não me parece necessário, pois não me incomoda assim tanto.

Reduzir as velocidades....já o fiz ao mínimo que o Afterburner permite, que são de 455mhz. E mesmo assim não reduz, apenas altera o tom.

Vou continuar a foldar, mas apenas quando não estou junto ao PC.
 
Mandar para RMA apenas por fazer ruído durante o folding, não me parece necessário, pois não me incomoda assim tanto.

Reduzir as velocidades....já o fiz ao mínimo que o Afterburner permite, que são de 455mhz. E mesmo assim não reduz, apenas altera o tom.

Vou continuar a foldar, mas apenas quando não estou junto ao PC.

Já agora... Reparaste por acaso se é com todas as WU's que recebes ou só com algumas...?! Isto relativamente ao tamanho das mesmas claro.
 
Ainda só recebi 3, todas com a mesma pontuação (1348pontos) e todas a fazer o mesmo ruído.

A razão porque pergunto é que experimentei uma GTX 470 da ASUS neste meu setup recentemente e ela, conforme a WU - e a stock - a gráfica "grilava", presumo que dependendo do workload que a WU lhe mandava para cima. Não consegui foi detectar um padrão, já que ao passo que "grilava" com umas que dava mais pontos, com outros que dava menos tornava-se quase insuportável, de tão agudo que era o som. :\
 
O programa exerce uma carga de 100% sobre o GPU, é normal o barulho.
Não tenham medo de meter tudo overclockado ao máximo, faz o mesmo barulho, basta é ter um bom cooling :P
Pelo menos na minha tinha o cooler sempre a 100% e era sempre a bombar 8800 ppd com uma GTX260 apenas.
 
O programa exerce uma carga de 100% sobre o GPU, é normal o barulho.
Não tenham medo de meter tudo overclockado ao máximo, faz o mesmo barulho, basta é ter um bom cooling :P
Pelo menos na minha tinha o cooler sempre a 100% e era sempre a bombar 8800 ppd com uma GTX260 apenas.

O problema não é tanto o cooling, mas antes o som irritante(!!!) que causa, pelo menos falando por mim...
 
Quanto maior for a temperatura de um componente eléctrico, maior é o desgaste dele e menor o tempo de vida útil.

Mesmo que tenhas o cooler de origem, basta aumentares a velocidade da ventoinha da gráfica para baixares as temperaturas.
 
Quanto maior for a temperatura de um componente eléctrico, maior é o desgaste dele e menor o tempo de vida útil.

Mesmo que tenhas o cooler de origem, basta aumentares a velocidade da ventoinha da gráfica para baixares as temperaturas.

pois e como aumento a velocidade da ventoinha da grafica ?
 
Back
Topo