Ruído dissipador?

yuki100

Membro
Boas pessoal,

Comprei à 1 mês um lenovo ideapad s145-15api com um ryzen 7 3700u na qual emite um ruído muito estranho.

Depois de estudar o padrão descobri que o barulho é muito agudo e parece um avião a levantar voo. Também reparei que esse barulho é ativado apenas quando chega aos 45º e só desliga quando baixa para os 35º.

Mas como a temperatura do cpu anda por volta dos 40º, se uma vez passa dos 45, depois nunca consegue baixar para os 35º para desligar o tal barulho.

O barulho parece nem sequer vir do cooler, parece mais na zona do dissipador.

Alguém sabe o que poderá ser isto? Será problema ou apenas alguma configuração?

Obrigado desde já
 
O barulho parece nem sequer vir do cooler, parece mais na zona do dissipador.

eu não sei o que isso significa, o que é para ti o "cooler"? é a ventoinha?

Não há nada a configurar num portatil, ou raramente há, esta calor e a ventuinha têm de rodar mais para mover mais air e arrefecer o dissipador/cpu.
 
eu não sei o que isso significa, o que é para ti o "cooler"? é a ventoinha?

Não há nada a configurar num portatil, ou raramente há, esta calor e a ventuinha têm de rodar mais para mover mais air e arrefecer o dissipador/cpu.


O pc tem apenas o cooler/ventoinha da cpu que tem gráfica integrada.
Mas consigo ouvir o barulho do cooler a trabalhar e na maioria das vezes ouve-se também outro barulho parecido a um zumbido.
A duvida é o tal zumbido que se ouve mais alto na zona do dissipador e não do cooler.
 
Na gestão de energia tens alguns modelos que bda para afinar um pouco, fora isso só na bios
Já mudei baixei o maximo do processador, já mudei refrigeração para passivo, para quiet mode mas continua igual. E a bios não tem configurações para a ventoinha.
Mas achas que esse barulho não é de avaria?
 
a loja pode ver e reconhecer se é defeito ou normal, e com isso resolves o teu problema.

Se tens o protatil a poucos dias podes pedir troca direta.
 
a loja pode ver e reconhecer se é defeito ou normal, e com isso resolves o teu problema.

Se tens o protatil a poucos dias podes pedir troca direta.

Pois, o problema é que foi comprado numa loja grande e famosa francesa e eles não fazem trocas nem verificam nada. Disseram me que teria de ir para a marca.
 
Não sei o que mudou mas não era a primeira vez que ia a essa loja e queria/tinha algo trocado na hora.

S seja como for a recomendação para ires lá mantemse, é para eles veres o portátil e darem a opinião, eles têm departamento para isso.
 
O barulho parece-me baixo e só parece ser da ventoinha (normal). Tenta ver se a lenovo tem algum software para esse portátil de que dê para controlar o perfil da ventoinha
 
Pelo que descreves pode ser uma de tres coisas:

- É mesmo a ventoinha. Nada a fazer aqui.
- é Coil Whine (penso que seja o mais provável). Se for, podes experimentar a ligar a outras tomadas e/ou mudar a frequência do processador em carga. Se não resultar não há nada a fazer, porque não é considerado defeito, é uma propriedade dos componentes electrónicos. (procura vídeos no YT para ver se é isso)
- É o disco. Retirar o disco e colocar um SSD no seu lugar.

Em qualquer dos dois primeiros casos só lá vai com troca de portátil.
 
Back
Topo