Ruido insurputavel!!

johunter

Power Member
Boas pessoal, é assim, nestes ultimos dias tenho notado que o computador tem feito um ruido insuportável, quando digo ruido, é do tipo um rato a chiar la pa dentro >( , é um ruído muito agudo :S, ja liguei o pc sem o disco rigido, nada...desliguei as fans nada....tirei as memorias limpei-as, limpei as sockets nada....alguem ja teve esse problema???ja agora tive a ver na net, e vi nalguns sites que possivelmente eram de umas tais bobines de cobre...

NOTA: o ruído so apareçe quando o pc faz algum esforço, tipo jogar, etc...
 
Deve ser da fonte ou então a fan do cooler do CPU que está sem lubrificação, retira o cooler e tenta-o lubrificar...

Cumps

PS: Havia um TORTURIAL a ensinar como lubrificar a fan do processador, só que aonde é que não sei...
 
Mudaste de grafica recentemente?
algumas placas graficas (como a minha infelizmente) chiam um bocado quando em esforço tem a ver com a alimentação da placa
 
Deve ser da fonte ou então a fan do cooler do CPU que está sem lubrificação, retira o cooler e tenta-o lubrificar...

Cumps

PS: Havia um TORTURIAL a ensinar como lubrificar a fan do processador, só que aonde é que não sei...

Ui não queria ir para esses lados lol, CPU sem lubrificação é mau sinal nao??sinal que pode queimar? :sad:

Mudaste de grafica recentemente?
algumas placas graficas (como a minha infelizmente) chiam um bocado quando em esforço tem a ver com a alimentação da placa

Também pensei nisso, mas se fosse da placa grafica faria so quando tou a jogar, mas o ruido também apareçe quando ligo o PC ou quando tou a ouvir musica etc...
 
Um ruido como assim? Pergunto isto porque quando comprei o meu actual sistema fiquei com a fonte que o meu cota tinha no sistema antigo dele. Era uma ThermalTake Pure Power de 680watts. Ela fazia um barulho mas como o meu cota dizia que sempre fez não liguei... Houve um dia que foi-se...! Era um barulho tipo algo a fritar ou liquido a ferver! Conclusão, um condensador que foi com os porcos. O engraçado, ou não, é que esta "gaja" teve logo de morrer em minha posse!:P O meu cota teve-a durante, no minimo, dois anos! Pouca sorte mas ainda bem. Tenho uma fonte mais ao meu estilo!! :004:
Abraços
 
Última edição:
CPU: pentium 4 3.00 GHZ
Motherboard: ASrock p4VM890

Um ruido como assim? Pergunto isto porque quando comprei o meu actual sistema fiquei com a fonte que o meu cota tinha no sistema antigo dele. Era uma ThermalTake Pure Power de 650watts. Ela fazia um barulho mas como o meu cota dizia que sempre fez não liguei... Houve um dia que foi-se...! Era um barulho tipo algo a fritar ou liquido a ferver! Conclusão, um condensador que foi com os porcos. O engraçado, ou não, é que esta "gaja" teve logo de morrer em minha posse!:P O meu cota teve-a durante, no minimo, dois anos! Pouca sorte mas ainda bem. Tenho uma fonte mais ao meu estilo!! :004:
Abraços

Pa não sei descrever, pareçe um ruido metalico muito agudo :S, estilo um "guincho" fininho
 
Última edição:
Pois, vamos pelo seguinte, a fan do cooler do CPU tem uma ligação de 4 pinos, mal ligas o PC tiras essa ficha, se o barulho persistir é de outra coisa se ele parar é sinal que o barulho é mesmo da fan do cooler, se for este o caso compra outro cooler...

Cumps
 
Vê as rotações da ventoinha do CPU com o Everest/SpeedFan/PC Wizard.

hum pelo speedfan diz que a ventoinha tem 2637 RPM

Pois, vamos pelo seguinte, a fan do cooler do CPU tem uma ligação de 4 pinos, mal ligas o PC tiras essa ficha, se o barulho persistir é de outra coisa se ele parar é sinal que o barulho é mesmo da fan do cooler, se for este o caso compra outro cooler...

Cumps

O problema é que nem sempre o barulho apareçe quando ligo o pc...só se fizer isso quando apareçer o ruido...não sei se eh bom desligar a FAN do cooler durante uns segundos quando o pc está ligado à algum tempo.
 
Ya, provavelmente. Já que quando aumenta o calor do CPU a fan aumenta a rotação e consequentemente o ruido. Se fosse comigo trocava era logo para um cooler melhor ou se já fôr um bom, comprava-lhe outra fan. São tão baratas... Cumps
 
Não há problema de tirar a ligação da fan =), eu uma vez esqueci me de ligar a minha, ficou desligada uns 10 minutos, passado esses 10 min desligasse, ponho a mão no cooler e queimo-me mesmo á séria...

É intel... desliga-se sozinho caso atinga certa temperatura....
 
sim com isso a correr o barulho intensifica-se...então como foi dito anteriormente, má lubrificaçao da fan?

Tens uma fan do pc a dar as últimas...

Pode ser a do dissipador do CPU, (o mais provável) como pode ser de uma das fans da caixa, ou do chipset do southbridge da motherboard (no caso dessa ter uma)!

Em qualquer um dos casos, é mudar a fan em questão; é uma questão de meia-dúzia de euros, e pode evitar que queimes um processador ou motherboard no valor de 10 ou 20 vezes mais...

\w/

P.S: Tambem não é de descurar as condições de ventilação da fan da fonte de alimentação! Essas costumam acumular bastante porcaria, e se uma coisa dessas se lembra de "dar o berro" pode-te levar o pc todo atrás!
P.S.2: Os discos rígidos quando estão prestes a "encomendar a alma ao criador" tambem podem começar a fazer um chiadinho do tipo "ratinho"!
 
Não há problema de tirar a ligação da fan =), eu uma vez esqueci me de ligar a minha, ficou desligada uns 10 minutos, passado esses 10 min desligasse, ponho a mão no cooler e queimo-me mesmo á séria...

É intel... desliga-se sozinho caso atinga certa temperatura....

ha então para confirmar mesmo vou desligar a FAN quando o ruido apareçer.


P.S.2: Os discos rígidos quando estão prestes a "encomendar a alma ao criador" tambem podem começar a fazer um chiadinho do tipo "ratinho"!

Também pensei que fosse do disco, mas liguei o PC sem o disco e o ruido manteve-se :P


Mas pelo sim e pelo não vou-me ja informar dos preços das fans lol
 
Não há problema de tirar a ligação da fan =), eu uma vez esqueci me de ligar a minha, ficou desligada uns 10 minutos, passado esses 10 min desligasse, ponho a mão no cooler e queimo-me mesmo á séria...

É intel... desliga-se sozinho caso atinga certa temperatura....

Não é bem assim...Se ele nao tiver a opção ativa na BIOS bem pode dizer xau ao processador e a board em caso mais severo =/
Por isso,antes de desligares o COOLER(Não é FAN)verifica se a opção "Shutdown Temp." está activa e programada a pelo menos uns 80º._.
 
Não é bem assim...Se ele nao tiver a opção ativa na BIOS bem pode dizer xau ao processador e a board em caso mais severo =/
Por isso,antes de desligares o COOLER(Não é FAN)verifica se a opção "Shutdown Temp." está activa e programada a pelo menos uns 80º._.

Sim mas se ele não mexeu na BIOS essa configuração activa o auto shut down a uma certa temp...
 
Back
Topo