1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema Ruido no dissipador

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por filjoa, 10 de Agosto de 2009. (Respostas: 21; Visualizações: 1263)

1. filjoa

filjoa Power Member

viva

tenho uma Board Intel D102GGC2, antes tinha a rolar lá um CPU P4 3.0Ghz, mas agr meti um Core D 3.4Ghz, acontesse que agr a ventuinha do dissipador faz muito barulho, parece que a velocidade nao é controlada e que ela esta sempre a funcionar com muita rotaçao.

a ventuinha é esta THERMALTAKE SILENT 775D

tenho alguma maneira de conseguir diminuir o ruido dela diminuindo a rotaçao?

Cumps

2. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

ja verificaste as temperaturas?

3. filjoa

filjoa Power Member

nao, entao tenho de instalar o evarest?

por tacto as tens nao estavam elevadas...

aquilo antes mandava um arranque muito forte ao ligar o PC e depois diminuia logo de seguida...

so agr tive oportunidade para verificar as temps... acontece que na BIOS acusa que a temp esta a 128º acho um bocado estranho visto que estivesse a essa temperatura tanto o dissipador como a parte envolvente ao CPU deveria estar bem quente, o que nao acontece...

e ainda à dois dias esteve uma tarde inteira a trabalhar e nunca se queixou...

alguma ideia de que pode ser?

Cumps

Última edição pelo moderador: 15 de Agosto de 2009
  4. Se não está a essa temperatura (pelo tacto) então é melhor actualizaes a Bios. Pode ser que a board esteja a ler mal as temperaturas.

5. speicherspule

speicherspule I quit My Job for Folding

128º WTF??? vai ver as temps no windows...

mteste pasta termica?

6. WindWalker

WindWalker Power Member

Core D não existe. Existe Pentium D, Core 2 Duo, ...

Não é nada estranho. Se o dissipador estiver mal montado e não contactar com o CPU, o dissipador fica frio.

7. oversaturn

oversaturn Power Member

Se calhar não puseste pasta térmica quando mudaste o processador.

Retira o dissipador, remove e limpa qualquer vestígio de massa térmica antiga e aplica nova camada de pasta térmica.

8. filjoa

filjoa Power Member

ja tirei 3 vezes o dissipador e meti massa termica artic ceramic, e ja verifiquei que o dissipador esta a fazer bom contacto...

Peço desculpa mas é um pentium D nao um core D como tinha referido...

se estivesse a trabalhar a essa temperatura aquilo ja nao tinha pegado fugo?

9. oversaturn

oversaturn Power Member

Talvez precises de actualizar a BIOS da motherboard...
    Assim de repente não me estou a lembrar de mais nada...

10. filjoa

filjoa Power Member

acabei de actualizar a bios com a ultima versao que esta no site para esta board.... e continua na mesma :S

acontesse-me casa uma :S

11. Ban_me_nau

Ban_me_nau Power Member

Verifica as temps com o speedfan ou o everest ....

12. filjoa

filjoa Power Member

com o speedfan o resultado a puxar por ele a ver mpeg4 é:

GPU:61C
    CPU:54C
    Ambiente:54C
    Remote:-128C
    HDD:48C
    Core:61C
    Ambiente:0C

alguma ideia com estes valores?

13. tacd

tacd Power Member

Se realmente o dissipador não estivesse em contacto o PC desligava-se após poucos segundos e quiçá queimava mesmo. Para além do mais o dissipador até poderia ficar frio (o que eu duvido) mas ao tocar na àrea envolvente notar-se-ia uma grande quantidade de calor emanante do cpu.

Em relação ao problema do OP, pode ser problema de ventoínha. Visto esse sistema ser antigo, esta mesma ventoínha pode já nao ter a lubrificação necessária. Experimenta desmontar a ventoinha e por trás tirar o autocolante. Depois costuma ter uma tampazita de borracha. Basta tirares fora, e colocares 2 gotas de óleo (WD40, óleo para máquinas de costura, etc.) e montar tudo outra vez.

Pode ser que resolva.

14. Ban_me_nau

Ban_me_nau Power Member

Tens a temps normais..... 54º no cpu é o normal para esta época do ano.... e com o dissipador de origem...

cumpz

15. rustyballzz

rustyballzz Power Member

qual foi a bios que meteste? [FONT=Arial,helvetica]1087[/FONT]?
    isso parece mesmo bub da bios ( Remote:-128C )

16. seed.helper

seed.helper Power Member

boas pessoal

Tenho um pentium 4 3.2ghz

ja agr aproveito para explicar aqui o meu problema pois é parecido com o deste user e escuso de criar um novo tópico, acho que nao vale a pena encher o forum de posts do mesmo genero

o cooler do meu cpu de ha uns meses para cá ta sempre no maximo seja rem que situacoes for

tenho o everest e nunca me reportou temperaturas fora do normal, pois bem no outro dia deu me para instalar o speedfan para controlar o cooler do cpu e eis que me deparo com este valor marado( que nao aparecia nunca no everest):

cpu :54º
    aux: 122º
    os 2 HDs e 30 e muitos

pois bem esta temperatura de 122 deve ser algum sensor marado n ??

é que nao sei bem onde é e isto p+elos vistos faz o cooler do cpu tar sempre ao máximo e como é um cooler de stock faz um zumbido danado e que irrita bastante...

gostaav de ver se descobria o problema pois o pc funciona normalissimo

va la que parece que o speedfan me controla o cooler conforme eu quero e assim posso silencia lo, pena n ter descoberto ha mais tempo :'(

cumps

EDIT: pelos vistos deve ser BUG do programa e nao da board

porque é que o cooler do cpu ta sempre no maximo sem razao?

Última edição: 16 de Agosto de 2009
  17. rustyballzz

rustyballzz Power Member

na bios deves ter a fan do cpu a rodar no maximo a partir de determinada temp.
    50º por ex.
    soluçao :
    mudar a massa termica do cpu
    cooler novo que tenha fan com menos de 2000 RPMs

18. seed.helper

seed.helper Power Member

vou ver amigo

obrigado

isto ja se arrasta a meses :wow:

EDIT: descobri na minha bios em hardware monitor

a opcao cpu target temperature tava em 66º e aumentei para o maximo de 81 graus e mal fiz reboot desceram logo as rotacoes

MUITO OBRIGADO !!!

que descanso agr

se tiver a fazer alguma coisa mal digam
    abraço

Última edição: 16 de Agosto de 2009
  19. filjoa

filjoa Power Member

ora bem... o mesmo problema tb é que a ventuinha esta sempre a trabalhar a max rotaçao... dai a fazer muito ruido...

ja fui a bios ver e nao tenho la a opçao para ela rodar a max so a depois de x temperatura, por exemplo no hardware monitor so consigo ver as temps e as velocidades das ventuinhas :S antes com o outro CPU ele arrancava com max força mas poucos segundos depois baixava a rotaçao.

a BIOS que eu tenho neste momento instalada é esta LINK

ha mais alguma maneira de poder baixar a rotaçao da ventuinha? ou tenho de comprar uma que na max rotaçao nao faça barulho?

Cumps

20. seed.helper

seed.helper Power Member

a tua bios nao tem nada parecido com a cpu target temperature da minha?

ja se calou e nao preciso de usar mais o speedfan :lol:

Partilhar esta Página