[Rumor] Canonical leva Aplicações Closed source para Ubuntu?

APLinhares

OpenSource
Anda a circular este rumor
Canonical To Bring Closed Source Apps Like iTunes And Photoshop To Ubuntu?!?!


20
tweets
retweet

A recent official post (and I hope this time it really is official) on the Ubuntu Forums asks users to complete a survey with the applications they would like to see in the upcoming versions of Ubuntu:

We are trying to gather preferences for the apps that users would like to see in upcoming version of Ubuntu. While we all believe in the power of open source applications we are also very keen that users should get to choose the software they want to use. There are some great apps that aren't yet available to Ubuntu users and Canonical would like to know the priority that users would like to see them. This list is indicative not definitive and we would love to also read your suggestions in the free text box.



Among these applications one can find: Spotify, Pandora, Hulu, Skype, WoW, Picasa, Adobe Photoshop and Apple iTunes.

Yes, you've read it well, those are the applications which Canonical considers bringing to the open source Linux distribution called Ubuntu (we don't know yet what does 'bringing' mean - in the repositories? or through Wine? or Linux versions?).

What? Why? When? What the...? Many questions have arisen after reading about this, but there's yet no answer to any. At least not for now, so we'll have to wait for some more info on this from Canonical.
Que acham disto? Será que efectivamente alguém vai tratar de "portar" alguns dos referidos programas, ou será 1 questão de marketing e (para quem pouco conhecer) dizer que Canonical é que meteu WOW, Picasa e Photoshop (sobre wine, por ex) no Ubuntu (leia-se Gnu/Linux)?
 
Tal como o artigo indica a informação é muito vaga, mas no máximo metem alguns desses programas a funcionar no wine out-of-the-box, porque portar aplicações closed source só quem as faz.

Mas o Skype e o Picasa já existem para linux, não estão já nos repositórios do Ubuntu?

EDIT: Parece que é mais para a Canonical tentar convencer os produtores desses softwares a portarem para linux, não tenho nada contra, mas boa sorte com isso... :P
Mesmo assim não sei o que fazem aí o Skype e o Picasa.
 
Última edição:
Porque são closed-source e não os encontras nos repositórios oficiais.

Eu sou a favor, o utilizador é que deve decidir o que instalar. A Canonical devia dar a oportunidade de instalação quer seja o software open ou closed.
 
No caso do WoW não estou a ver como é que uma distro poderá trazer um jogo onde precisas de ter o DVD para o instalar... Cheirava-me logo a processo chato em cima... De resto parece-me realmente ser publicidade para aplicações a correrem em cima de Wine...
 
Cheira-me que é mais a Canonical ou tentar falar com a grandes software houses para realizarem um Port, ou então contribuir no dev do Wine para a execução desses programas sem problemas em Linux.

De qualquer forma, por mim pode ser. Há mercado em Linux para Apps closed Source, há pessoas dispostas a pagar para ter Photoshop em Linux.
 
O Picasa corre em linux mas através de wine, num pacote especial feito pelos senhores da Google, não é nativo.
Ah ok, vi nos repositórios e nem pensei que pudesse ser baseado no wine.
Nesse caso não não ficava mal fazerem uma versão nativa tal como o Google Earth, embora este só haja em 32 bits.
 
No caso do WoW não estou a ver como é que uma distro poderá trazer um jogo onde precisas de ter o DVD para o instalar... Cheirava-me logo a processo chato em cima... De resto parece-me realmente ser publicidade para aplicações a correrem em cima de Wine...

Tu precisas da key original activa na tua conta, o cliente pode ser feito o download do site oficial até...

Cumps
 
Eu queria era o Microsoft Office versao linux. Porra, digam o que disserem, o open office nao é sequer 70% compativel com o formato .doc que infelizmente é usado 99% das vezes. Neste momento tenho uma VM a correr o windows XP sempre que preciso de trabalhar a serio em office
Ah e ontopic, tambem me parece que é a Canonical a tentar convencer os criadores desses produtos de que ha mercado para eles em linux. E de facto ha! Posso nao ser o maior fã do software closed source, mas é indiscutivel que alguns programas closed source sao muito superiores ao seu equivalente open source... O contrario tambem é verdade!
 
Última edição:
Eu gostaria que todas as paginas da net fossem 100% compativeis com open source, mas ainda existe empresas que desenham paginas só para IE.

Eu queria era o Microsoft Office versao linux. Porra, digam o que disserem, o open office nao é sequer 70% compativel com o formato .doc que infelizmente é usado 99% das vezes. Neste momento tenho uma VM a correr o windows XP sempre que preciso de trabalhar a serio em office
É pena o MS office não ser pelo menos 10% compativel com .odt pois todas as vezes que envio um documento tenho de me lembrar disso para evitar chatices.
 
Eu queria era o Microsoft Office versao linux. Porra, digam o que disserem, o open office nao é sequer 70% compativel com o formato .doc que infelizmente é usado 99% das vezes.!

Boas,
Uso o OpenOffice tanto no Windows com em Linux, faz tudo o que é preciso, não sei porque esse stress por causa do Microsoft Office.
Como uso muito a folha de cálculo tenho de guardar sempre no formato Microsoft excel 97-2003, senão os clientes não abrem a folha de calculo no formato .ods

Cumps
 
Já agora uma curiosidade. Aplicações que já funcionem nativamente em Windows e OS X tipo WoW e Photoshop não deviam ser facilmente portáteis para Linux por exemplo? Afinal o OS X é um Unix.
 
Já agora uma curiosidade. Aplicações que já funcionem nativamente em Windows e OS X tipo WoW e Photoshop não deviam ser facilmente portáteis para Linux por exemplo? Afinal o OS X é um Unix.

por acaso ja pensei nisso varias vezes qt ao OSX, mas nunca percebi pq q n ha port.. uma plataforma do tipo wine mas para osx->linux deveria apartida ser algo bastante facil de fazer I guess..

cumps
 
por acaso ja pensei nisso varias vezes qt ao OSX, mas nunca percebi pq q n ha port.. uma plataforma do tipo wine mas para osx->linux deveria apartida ser algo bastante facil de fazer I guess..

cumps
Provavelmente uma coisa desse género não será tão util como o wine, o que a maioria do pessoal quer correr em linux que possa existir no OS X provavelmente também existirá em Windows.

Mas o que me referia era portar mesmo nativamente, se usam tecnologias multi-plataforma para aplicações que corram em Windows e OS X, não deve ser difícil portar também para Linux, ao contrário de aplicações exclusivas para Windows que usem tecnologias exclusivas do Windows.
 
Porque o OS X cinge-se a regras muito restritas e trabalha com um número reduzido de configurações (a nível de hardware), sendo que é desta forma mais fácil garantir compatibilidade em todas as suas iterações.

O mesmo já não se pode dizer das restantes variantes Linux.
 
Provavelmente uma coisa desse género não será tão util como o wine, o que a maioria do pessoal quer correr em linux que possa existir no OS X provavelmente também existirá em Windows.

Mas o que me referia era portar mesmo nativamente, se usam tecnologias multi-plataforma para aplicações que corram em Windows e OS X, não deve ser difícil portar também para Linux, ao contrário de aplicações exclusivas para Windows que usem tecnologias exclusivas do Windows.


dada a grande semelhança entre os dois sistemas (algo q n acontece com o windows), se houvesse algo do genero do wine para para osx->linux acabavas por n ter perdas de performance praticamente.. e ja serviria para teres photoshops e etc e mais meia duzia de jogos sem teres q ter apoio dos fabricantes dessas apps.

mas ya percebo o q estas a querer dizer.. so q a resposta é simples: eles acham q n ha mercado, logo sendo pouco ou mt trabalhoso, para eles n vale a pena. a minha questao no entanto recaia era mais em n haver nenhum grande projecto de opensource para o aproveitamento das aplicaçoes para o OSX.

cumps
 
Porque o OS X cinge-se a regras muito restritas e trabalha com um número reduzido de configurações (a nível de hardware), sendo que é desta forma mais fácil garantir compatibilidade em todas as suas iterações.

O mesmo já não se pode dizer das restantes variantes Linux.
Se temos um software que existe tanto para Windows como para Mac acho que a questão do hardware é irrelevante, isto partindo do princípio que partilham grande parte do código através do uso de bibliotecas que existem para ambas as plataformas.

A minha questão reside no facto de que se essas tais bibliotecas em que o software se baseia existem para Windows e Mac provavelmente também existem para Linux, nesse caso não há-de ser difícil fazer o port.
 
Back
Topo