iPhone iPhone 15 e 15 Plus

iPhone 15 pode dar prioridade a autonomia de bateria e não ao desempenho​

A TSMC já começou a produção em massa do novo processador A17 Bionic, proprietário da Apple, baseado na nova tecnologia de 3 nm.

De acordo com notícias agora divulgadas, a fornecedora da Apple está a concentrar mais na eficiência de energia, o que significa que o iPhone 15 pode dar prioridade à autonomia de bateria e não ao desempenho.

iPhone 15: atenções concentradas na autonomia de bateria​

A 29 de dezembro, a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company ou TSMC deu início à produção em massa do processador A17 Bionic, proprietário da Apple. O próximo chip do iPhone será já fabricado com a nova tecnologia de 3 nm.

Os processadores construídos com este processo têm a vantagem de consumir menos 30 a 35% de energia, assim como tornam possível integrar mais transístores no próprio chip, tornado este mais poderoso a nível de desempenho.

Agora o site 9to5Mac está a avançar que a TSMC está a concentrar as suas atenções na eficiência de energia e não no desempenho do novo processador A17. E se aprofundarmos um pouco o assunto, a estratégia parece ser bastante boa.

Tudo porque, atualmente, os smartphones são já rápidos e potentes o suficiente para lidar com a maior parte das tarefas. Nesse sentido, há que avançar para o passo seguinte que é aumentar a vida útil da bateria dos smartphones. Esta é, aliás, uma das principais necessidades atuais dos utilizadores.

Mas ainda assim parece que o desempenho não está a ser totalmente descurado. Segundo a própria TSMC: “a tecnologia 3 nm vai oferecer de até 70% de ganho de densidade lógica, de até 15% de melhoria de velocidade com a mesma potência e de até 30% de redução de energia com a mesma velocidade em comparação com a tecnologia 5 nm."

Portanto, parece que o chip A17 Bionic chega para dominar todos os rankings de benchmarking, ainda que os esforços estejam mais centrados na eficiência energética.

Há já algum tempo que os processadores da Apple registam melhores resultados que os da Qualcomm. Mas o novo Snapdragon 8 Gen 2 fornece um desempenho gráfico mais rápido que o do A16 Bionic. Claro que o processador Qualcomm foi obrigado a sacrificar um pouco as térmicas para chegar a este resultado.

E, talvez, por esta razão a Apple e a TSMC estejam mais preocupadas com outros fatores – como a autonomia e a temperatura – que são tão importantes como o desempenho.

Recorde-se que vários rumores avançaram já que o novo processador A17 Bionic será apenas integrado no iPhone 15 Pro e no 15 Ultra, sendo que os modelos base vão chegar equipados com o chip A16 Bionic.

Fonte:*****.pt
 
Algo que certamente virá no iPhone 15:

Next-Generation Qi2 Wireless Charging Standard Embraces Apple's MagSafe for Universal Compatibility

https://www.macrumors.com/2023/01/03/qi2-wireless-charging-standard-gains-magsafe/

The WPC says that the Magnetic Power Profile in Qi2 will make sure that phones and other battery-powered mobile products are perfectly aligned with chargers for improved energy efficiency and faster charging. Qi2 will allow for new accessories that would not be chargeable using existing flat surface-to-flat surface devices.

Magsafe vai servir de base ao Qi2 que será lançado no final de 2023 e adotado por toda indústria.
 

Apple iPhone 15 receberá este trunfo dos iPhone 14 Pro

O ano está a começar, mas já se fala nos próximos smartphones da Apple com apresentação prevista apenas para setembro. Em causa, estão os novos iPhone 15 que, ao que tudo indica, receberão várias novidades interessantes.

A mais recente tese dá conta de uma melhoria significativa no departamento fotográfico destes dispositivos. Acredita-se que os iPhone 15 contarão com o mesmo sensor de 48 MP estreado este ano pela Apple nos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.

iPhone 15 e iPhone 15 Plus com câmara principal de 48 MP​

Após vários anos "presa" a um sensor principal com 12 MP de resolução, a Apple decidiu dar finalmente o salto em finais de 2022. Fê-lo com a introdução de um sensor com 48 MP exclusivamente nos modelos Pro da sua linha de smartphones iPhone 14.

Cumprindo com a tradição, a tecnológica americana deverá migrar essa tecnologia para os modelos mais acessíveis um ano após essa efeméride. Com efeito, os iPhone 15 beneficiarão de todas as vantagens proporcionadas pelo novo sensor de 48 MP.

Esta é a tese levantada por Jeff Pu no seu mais recente relatório alusivo aos próximos dispositivos móveis da Apple. Segundo o analista, os iPhone 15 e iPhone 15 Plus contarão com um novo sensor principal herdado dos iPhone 14 Pro.

Ainda assim, ele ressalva que não devemos esperar uma estratégia semelhante no que concerne aos sensor telefoto e LiDAR dos iPhone 14 Pro. Esses continuarão a ser exclusivos dos modelos Pro da Apple, servindo com um dos incentivos à compra dos modelos mais caros.

O novo sensor de 48 MP introduzido com o iPhone 14 Pro utiliza uma tecnologia que une quatro pixels adjacentes em um e que, em teoria, melhorará o seu desempenho sobretudo com pouca luz. O resultado são imagens com uma resolução de 12 MP, mas é possível usufruir dos 48 MP com fotografia RAW.

Jeff Pu aproveita ainda a ocasião para reforçar a introdução da entrada USB-C nos próximos smartphones da Apple. Uma mudança que vem a reboque das alterações legislativas promovidas pela União Europeia que obrigam à utilização de uma entrada comum em todos os equipamentos eletrónicos suscetíveis de carregamento.

Outros rumores dão conta também da adoção da Ilha Dinâmica nos iPhone 15, o que significa que os modelo base de 2023 irão deixar de contar com uma notch. No entanto, a diferença de processadores será para continuar, com este modelos a usarem o A16 Bionic presente nos iPhone 14 Pro.

Fonte: *****.pt
 

iPhone 15 pode copiar uma das melhores funções dos smartphones Android​

A próxima geração de smartphones iOS a chegar em setembro de 2023, os Apple iPhone 15 podem estrear uma caraterística há muito presente nos smartphones Android. Aliás, um trunfo introduzido pelos smartphones Huawei da linha Mate, o carregamento reverso sem-fios para dar alguma energia, por exemplo, aos nossos auriculares Bluetooth.

Segundo as fugas de informação a Apple estará efetivamente a preparar esta capacidade para os seus próximos iPhone 15. Algo tão comum como o carregamento reverso sem-fios, presente nos smartphones Android há cerca de 5 anos, poderá em 2023 chegar aos telemóveis mais cobiçados do mundo.

Carregamento sem-fios reverso pode chegar finalmente aos Apple iPhone 15​

Em causa está uma nova patente submetida pela tecnológica de Cupertino na qual é descrito um sistema de carga wireless reversa em tudo similar ao que já conhecemos no universo Android. Não obstante, para o utilizador será mais um recurso com utilidade comprovada para, por exemplo, carregar o seu Apple Watch ou AirPods, entre outros gadgets.

O sistema, nos moldes em que foi descrito na submissão de patente, permitirá recarregar os dispositivos com suporte para o padrão Qi. Ou seja, gadgets e acessórios com carregamento sem-fios, bastando para tal colocar os mesmos na traseira de um Apple iPhone compatível com este sistema MagSafe.

Conceito foi introduzido pela Huawei com a linha Mate​

Os rumores sobre a chegada do carregamento sem-fios reverso aos Apple iPhone já se fazem ouvir há vários anos. Porém, sucessivamente, as nossas esperanças têm sido negadas pela tecnológica de Cupertino, ainda que novas pistas surjam todos os anos a cada nova geração de telefones.

Agora, com a submissão da referida patente pela Apple, vemos um interesse redobrado da gigante norte-americana nesta caraterística introduzida primeiramente pela Huawei. Aliás, foi com o smartphone Huawei Mate 20 Pro, lançado há cerca de cinco anos, que ficamos a conhecer esta possibilidade, a carga inversa, com o telefone a fornecer energia a outro equipamento.

Esta tecnologia permitirá, por exemplo, carregar os teus AirPods e Apple Watch sem recorrer ao powerbank. É um recurso de utilidade comprovada e que acolheremos, de bom grado, na próxima geração de smartphones iOS.

Por fim, caso a Apple não altere o seu tradicional calendário de lançamentos, os iPhone 15 serão apresentados durante o próximo mês de setembro de 2023.

Fonte: *****.pt
 
All iPhone 15 models to bring Dynamic Island, 16 Pro to hide it under display


According to a new report from The Elec, Apple is preparing to expand the Dynamic Island pill-shaped cutout from the iPhone 14 Pro series to all iPhone 15 models including the non-Pro iPhone 15 and 15 Plus. The new publication sites that Apple has already made orders to its component suppliers including Samsung Display which in turn ordered equipment worth KRW 24.1 billion ($19.3 million) from fellow South Korean company Philoptics. The order is reportedly for etching equipment used for the production of Dynamic Island displays.

Samsung Display is expected to contract more companies in the future to help manage the increased Dynamic Island display demand from Apple. Speaking of iPhone display tech, The Elec also believes that Apple may finally bring an Under Display (UD) Face ID solution for the iPhone 16 Pro series. No further details were shared on how the full-screen solution would be executed.

Older rumors suggested Samsung Display may partner with OTI Lumionics which is developing a new generation of UD camera with proprietary organic cathode patterning material for optimal clarity above the camera and sensors. These rumors speculated that we might see the UD Face ID solution on the iPhone 15 Pro series though that seems unlikely.

Apple has already begun trial iPhone 15 production in China according to recent rumors so we’ll likely get more details about them soon.

GSMArena.com
 

iPhone 15 Ultra chega com novidade muito desejada e Apple Watch traz nova tecnologia​

Atualmente, a Apple está em pleno desenvolvimento das novas séries iPhone 15 e Apple Watch Series 9, sendo que ambas devem ser lançadas em setembro deste ano.

De acordo com os últimos rumores, o novo smartphone 15 Ultra poderá finalmente integrar o tão ansiado sensor periscópio com zoom ótico melhorado enquanto o smartwatch pode trazer consigo a nova tecnologia MicroLED no ecrã.

iPhone 15 Ultra com sensor periscópio com zoom ótico de 6x​

Em setembro deste ano, como habitualmente, a Apple irá lançar a nova série de smartphones iPhone 15 que desta vez podem incluir um modelo Ultra. Este será o terminal mais avançado da família e terá recursos exclusivos.

Um deles será um sensor periscópio, o primeiro integrado num smartphone da Apple. Este é um pedido há muito feito pelos utilizadores, já para não referir que vários dos concorrentes diretos da empresa de Cupertino já integram este componente.

Mas parece que finalmente, a Apple vai incluir o referido sensor periscópio que terá um zoom ótico de 6x. Esta é uma melhoria significativa face ao iPhone 14 Pro Max que dispõe de um zoom ótico de apenas 3x.

Ainda assim, a Apple vai continuar atrás de alguns modelos do universo Android. O Samsung Galaxy S23 Ultra, que será revelado no dia 1 de fevereiro, vai apresentar na sua configuração de câmara traseira um sensor periscópio com resolução de 10 megapixéis e zoom ótico de 10x.

Claro que a Apple deverá melhorar as capacidades fotográficas do seu modelo Ultra através da adição de funcionalidades e software para captar melhor qualquer momento que deverá ser registado para a posteridade.

Apple Watch Series 9 com nova tecnologia MicroLED​

Outras notícias relacionadas com a Apple dão conta de que a empresa está também a preparar uma novidade para o seu smartwatch. De acordo com os rumores, Cupertino está a trabalhar num design personalizado para ecrã que será baseado na tecnologia MicroLED.

E o primeiro equipamento a usufruir desta novidade será a família de smartwatches, muito possivelmente a próxima série 9 que deve chegar em setembro deste ano. A informação chega através do conhecido jornalista Mark Gurman que adianta ainda que este projeto está em desenvolvimento há já cinco anos.

Recorde-se que a Apple, tem como fornecedores de ecrãs a Samsung, BOE e a LG. Mas para este novo design personalizado pode estabelecer contrato com uma empresa diferente. Infelizmente, não foram adiantados mais pormenores sobre o que podemos esperar ver no próximo smartwatch Apple.

Fonte: *****.pt
 
O design das câmaras atrás é feio para o que a Apple nos habituou: minimalista, requintado, refinado. Nunca seria aprovado esse design. Será algo mais elegante e refinado. Esse parece de um típico Android chinês.
 
iPhone 15 Pro renders show thinner bezels, curvier design, USB-C port

The iPhone 15 Pro is expected to launch alongside the Pro Max and two other models this fall, most likely in September. And yet, here we are in mid-February and we already seem to have the first speculative renders of the upcoming phone. These are CAD-based, so they're pretty rough around the edges, but still better than nothing.

Such CAD files are sent by Apple to accessory makers in Asia ahead of the launches of new products, so they can have their products ready when the new iPhone becomes official. In this case (pun intended - read on), the CAD files these renders are based on are said to originate at a Chinese case maker, which apparently got them first.

iPhone 15 Pro renders show thinner bezels, curvier design, USB-C port


Okay, introduction aside, let's see what's new. The USB-C port is finally making it to iPhones this year, as you can see, and as has been rumored a lot of times. Then there's the new design, which makes the frame a little bit curvier, and also seems to curve the glass into the frame. If this pans out, it will make the phone much easier to hold.

iPhone 15 Pro renders show thinner bezels, curvier design, USB-C port


The camera bump on the back is apparently thicker than the iPhone 14 Pro's, which may signify that we'll be in for further improvements in this space, with possibly bigger sensors. The arrangement of the three cameras and the LiDAR scanner inside the camera island remains unchanged from last year.

iPhone 15 Pro renders show thinner bezels, curvier design, USB-C port


The volume buttons may not be proper buttons anymore, but capacitive ones, as rumored before. The mute switch got a redesign too, being smaller and rounder than before. The iPhone 15 Pro's screen size and resolution are expected to be similar, if not identical, to those of its predecessor, but the panel will have thinner bezels, so overall the new device will be marginally smaller. The Dynamic Island is still there, and looks the same as the one in the iPhone 14 Pro.

iPhone 15 Pro renders show thinner bezels, curvier design, USB-C port


These renders may not reflect "all aspects of Apple's final design", according to their source, so keep that in mind.
 
É oficial que este ano terão USB-C? Ou é apenas mais um rumor?
É que recordo-me que a Apple é obrigada até ao fim de 2024 (não de 2023) deixar de ter lightning nos iPhones, mas nada indica que tenham que ter USB-C.
 
É oficial que este ano terão USB-C? Ou é apenas mais um rumor?
É que recordo-me que a Apple é obrigada até ao fim de 2024 (não de 2023) deixar de ter lightning nos iPhones, mas nada indica que tenham que ter USB-C.

That’s cute. Anyway, here’s an actual close up of the USB-C port on the iPhone 15 Pro. No imagination or rendering required.

Will probably do a closeup of a corner - showcasing the slight curve of the 15 Pro display, the bezel width, and case difference, with an iPhone 14 Pro for comparison.
 
A mim não me incomodava que cabos Lightning arranja-se muito baratos na Amazon, mas percebo que tenha limitações para quem dê outro uso ao iPhone.

Mas ainda dei muitos “25eur” por cabos Lightning originais de 1 metro, mas depois vi que os da Amazon são excelentes e baratos.
 
Tenho um iPhone xr do trabalho, meu pessoal é Android. De tudo o que tenho, em viagem : camera fotográfica, ipad pro, headphones android, macbook air M1, android da Maria mais headphones dela. Levo 2 cabos USB e um carregador duas saídas. Lá vai depois um cabo extra para um iPhone.
 
Têm sido pura e simplesmente teimosia da Apple ou então uma questão de faturar mais com os cabos. Nos dias de hoje não há justificação quando temos quase que uma generalidade dos equipamentos tudo com type c , e até mesmo a Apple já com alguns C , não colocar no IPhone.
 
Back
Topo