[Rumor] Nvidia GT300

Sim gostava de ver um salto em performance como foi com o R300 ou o G80, mas estou mais curioso em saber é se a Nvidia vai continuar a adoptar a mesma estratégia que sempre escolheu (lançar uma GPU grande, apenas com o objectivo de ser o melhor chip), ou se a nova estratégia que a ATI adoptou neste RV770 e que fez mossa, alterou em alguma coisa a mente do CEO da Nvidia. ;)
 
Última edição:
Espero bem que sim, já está a meter nojo não haver VGA que aguente o jogo no máximo.:005::005:

Se fosse só esse....

O que dizes do primeiro Neverwinter Nights, que é um jogo de 2002, salvo erro, que nenhuma placa gráfica ainda consegue correr com tudo no máximo a mais de 25fps?

Ou o Tomb Raider: Legend que também não há placa que consiga correr aquilo com tudo no máximo? (incluindo o "next-gen" effects, mind you!)

Antes de existir o Crysis, já haviam muitos outros "Crysis" por aí...

Cumps!

\w/
 
Se fosse só esse....

O que dizes do primeiro Neverwinter Nights, que é um jogo de 2002, salvo erro, que nenhuma placa gráfica ainda consegue correr com tudo no máximo a mais de 25fps?

Ou o Tomb Raider: Legend que também não há placa que consiga correr aquilo com tudo no máximo? (incluindo o "next-gen" effects, mind you!)

Antes de existir o Crysis, já haviam muitos outros "Crysis" por aí...

Cumps!

\w/

Mas mesmo as actuais não conseguem?


Quanto ao Crysis, penso que já vá correr já. Já que o problema do Crysis é o AA e esta GT300 vai ter 512SP, é muita coisa comparada com os 240SP da GT200.
 
Mas mesmo as actuais não conseguem?


Quanto ao Crysis, penso que já vá correr já. Já que o problema do Crysis é o AA e esta GT300 vai ter 512SP, é muita coisa comparada com os 240SP da GT200.

Não podes comparar e fazer logo essa associação de ideias.
Primeiro, nem sabes quantos SP's terá.
Segundo, se o rumor se confirmar, cada SP MIMD do core GT300 será capaz de muito mais do que cada SP SIMD do GT200.
É uma mudança da própria base de todas as GPU's alguma vez feitas, reflectindo a importância cada vez maior da computação generalista em GPU's (DirectX 11 Compute Shaders, OpenCL/CUDA, etc).
E isto até pode significar que a Nvidia está disposta a perder algum poder de cálculo em gráficos ao mudar para MIMD, em troca do benefício que o GPGPU lhe proporciona em mercados muito mais lucrativos por unidade, e por uma fatia do bolo de relevância do software dito "generalista" ou não-especializado, como é tudo o que não diga respeito a gráficos.
Por exemplo, com a mudança para MIMD, não é de todo descabido pensar em distro's Linux compiladas para correr totalmente em cima de uma GPU, sem intervenção de uma CPU x86 clássica.
 
Não podes comparar e fazer logo essa associação de ideias.
Primeiro, nem sabes quantos SP's terá.
Segundo, se o rumor se confirmar, cada SP MIMD do core GT300 será capaz de muito mais do que cada SP SIMD do GT200.
É uma mudança da própria base de todas as GPU's alguma vez feitas, reflectindo a importância cada vez maior da computação generalista em GPU's (DirectX 11 Compute Shaders, OpenCL/CUDA, etc).
E isto até pode significar que a Nvidia está disposta a perder algum poder de cálculo em gráficos ao mudar para MIMD, em troca do benefício que o GPGPU lhe proporciona em mercados muito mais lucrativos por unidade, e por uma fatia do bolo de relevância do software dito "generalista" ou não-especializado, como é tudo o que não diga respeito a gráficos.
Por exemplo, com a mudança para MIMD, não é de todo descabido pensar em distro's Linux compiladas para correr totalmente em cima de uma GPU, sem intervenção de uma CPU x86 clássica.

Porra mas se não der já começa a ser chato. Passou-se 3 gerações e nada. Serie 8, serie 9 e agora a GT200.
 
Porra mas se não der já começa a ser chato. Passou-se 3 gerações e nada. Serie 8, serie 9 e agora a GT200.

Série 9 nem sequer é uma geração propriamente dita. Quanto ao Crysis não culpes apenas o Hardware. ;)

Ninguém garante que nesta nova geração que está para vir, a eficiência das shaders units vai continuar ser igual.

Esses rumores de números da GT300 assim como da RV870 baseiam-se sempre no presuposto de quando é lançada uma geração a performance por norma sobe para o dobro. Ou seja, estão a usar os números do GT200 ou do RV770, para lançar esses números cá para fora.
 
Mas mesmo as actuais não conseguem?


Quanto ao Crysis, penso que já vá correr já. Já que o problema do Crysis é o AA e esta GT300 vai ter 512SP, é muita coisa comparada com os 240SP da GT200.

Parece que é um tabu que querem correr crysis com AA como sem AA fosse uma porcaria :P

Já a algum tempo que o AA deixou de ser essencial para bons gráficos, a medida que a resolução dos ecrans foi subindo, logo o efeito de escadinha é cada vez menor.

E o crysis não é exemplo nenhum, isso é mal optimização do motor do jogo ponto! Nenhum jogo com um bom motor tem quebras de performance terríveis em meter AA.
 
Parece que é um tabu que querem correr crysis com AA como sem AA fosse uma porcaria :P

Já a algum tempo que o AA deixou de ser essencial para bons gráficos, a medida que a resolução dos ecrans foi subindo, logo o efeito de escadinha é cada vez menor.

E o crysis não é exemplo nenhum, isso é mal optimização do motor do jogo ponto! Nenhum jogo com um bom motor tem quebras de performance terríveis em meter AA.

Mas também realmente uma GTX 295 não o correr no máximo é defacto triste...

Acho que até o GTA IV é mais bem optimizado...
 
Nem Nvidia nem ATI. Não há € em lado nenhum. E ainda desconfio que os i5 só saiem este ano se os novos phenom II (que já estavam desenvolvidos e foram atradados por problemas com DDR3) forem melhores e mais baratos que os actuais 775 da intel.

Agora lançar as placas DX11 neste clima económico é estar a aumentar as despesas de produção quando o dinheiro vai entrar a conta gotas, isso seria a ruina de qualquer empresa. Têm ambas uma oferta estabelecida e já madura no mercado, não faz muito sentido, seria levar as empresas numa aventura...
Dou-te razão.
Aqui no meu pc, ver meu sistema, ainda cá mora uma nvidia 8800 GTX que "ainda" funciona bem nos jogos que eu de momento jogo. Não está nos meus planos evoluir a gráfica porque como disseste os tempos estão dificeis e os euros que se gastam tem de ser bem gastos.

Quando a board entregar a alma ao criador logo se vê mas não estou para pagar o mesmo que paguei antes pela 8800 GTX, quase na altura da sua saida, um pouco mais de 500 €.
 
A produção de gráficas não pode nem vai parar, isso sim era a falência garantida para estas companhias! Um ano sem lançamentos ia ser um desastre completo, simplesmente porque : quem tem gráficas das séries GTX200 e HD4800 não tinha nada para fazer upgrades, perdiam uns milhões, o pessoal que compra a gama média, ou seja serie 9000 e HD4700/HD4600 mais uma vez não ia ter nada para fazer um upgrade a menos que as gráficas da gama acima baixassem os preços para sub-100€, logo são mais uns milhões que a AMD e a Nvidia perdiam.
Não faz sentido olharem para as vossas gráficas e acharem que correm tudo nos máximos e que por ai não podem haver gráficas novas! Eu tenho uma HD4770 e corro tudo nos máximos a 1440x900, a resoluções mais altas não tinha hipóteses nenhumas de acontecer o mesmo já tinha de partir para uma gráfica da gama acima, e o mesmo para a Supernatalina, essa 8800GTX corre tudo a resoluções mais baixas, mas às mais altas é para esquecer.
 
A produção de gráficas não pode nem vai parar, isso sim era a falência garantida para estas companhias! Um ano sem lançamentos ia ser um desastre completo, simplesmente porque : quem tem gráficas das séries GTX200 e HD4800 não tinha nada para fazer upgrades, perdiam uns milhões, o pessoal que compra a gama média, ou seja serie 9000 e HD4700/HD4600 mais uma vez não ia ter nada para fazer um upgrade a menos que as gráficas da gama acima baixassem os preços para sub-100€, logo são mais uns milhões que a AMD e a Nvidia perdiam.
Não faz sentido olharem para as vossas gráficas e acharem que correm tudo nos máximos e que por ai não podem haver gráficas novas! Eu tenho uma HD4770 e corro tudo nos máximos a 1440x900, a resoluções mais altas não tinha hipóteses nenhumas de acontecer o mesmo já tinha de partir para uma gráfica da gama acima, e o mesmo para a Supernatalina, essa 8800GTX corre tudo a resoluções mais baixas, mas às mais altas é para esquecer.


Mesmo a 1440x900 duvido que corras mesmo TUDO nos máximos.
 
Mesmo a 1440x900 duvido que corras mesmo TUDO nos máximos.

Tirando o Crysis. Mas também não percebo a obsessão de alguns com o Crysis, é um jogo engraçado e tal mas não é nada de especial, não é um jogão como os CODs, o Bioshock ou os HL. E sinceramente estou-me bem a lixar se as GT300 ou HD5000 correm bem ou mal o jogo, andam jogos muito melhores por ai e não vai ser por isso que estas gráficas vão ser melhores ou piores.
 
Tirando o Crysis. Mas também não percebo a obsessão de alguns com o Crysis, é um jogo engraçado e tal mas não é nada de especial, não é um jogão como os CODs, o Bioshock ou os HL. E sinceramente estou-me bem a lixar se as GT300 ou HD5000 correm bem ou mal o jogo, andam jogos muito melhores por ai e não vai ser por isso que estas gráficas vão ser melhores ou piores.

E GTA IV corre no máximo também?

PS - Correr quase no máximo já é possível como correr com Enthusiast e 4xAA também já é. Mas mesmo tudo tudo no máximo não é possível.

Mas é que os outros jogos correm todos no máximo até com uma GTX 260, este Crysis nem com a GTX 295. lol
 
Última edição:
O crysis está mal feito, é por isso que não corre ao máximo. A culpa não é das gráficas... Também não percebo a obsessão com jogo, a empresa que o fez é que deve estar contente, fe-lo mal optimizado e por isso ainda leva louros. Como se fosse UM JOGÃO, uau, não há nada que consiga dar os 100fps... Quando se faz um jogo deve-se fazer para aproveitar o que as gráficas têm para oferecer, e não sub aproveitá-las, que é o que acontece. Quanto às GT300 espero que realmente seja um salto da nvidia, desde a 8800GTX que não lança nada de jeito. Por um lado estou contente, deu hipoteses a ATI de acompanhar, hoje em dia estão ela por ela. E apesar da crise, a evolução não pode parar, estagnar o mercado sem ofertas so iria piorar as coisas, há que estimular o consumo para acabar com crise.
 
Quando se faz um jogo deve-se fazer para aproveitar o que as gráficas têm para oferecer, e não aproveitar o que elas não conseguem oferecer, que é o que acontece.

Fixed :D

Não é totalmente verdade quando se diz que o crysis está mal optimizado... muito longe disso... Se formos a ver a capacidade de comer geometria que o engine tem e as capacidades de iluminação o engine é uma besta e nesse aspecto é talvez dos mais optimizados :P

O que agora se pode dizer é que está mal optimizado é para o panorama de hardware actual mas isso já aconteceu n vezes na indústria e resolveram embirrar com este :P Vamos falar de quake3? O jogo quando saiu nenhuma riva tnt2 (que era a placa da altura) conseguia correr com ele decentemente mas toda a gente o adorava. Mais tarde saiu a GeForce 256 que embora já o corresse melhor ainda não estava completamente em condições (à volta de 10-15fps) em altas resoluções e com as volume shadows activas. Só quando saiu a GeForce 2 (mais propriamente as GTS PRO e ULTRA) é que finalmente se conseguiu jogar o jogo a grandes fps :rolleyes: Mais tarde acabou por ser um dos engines mais usados pelas software houses :o Posso falar-te também do primeiro unreal engine que teve uma história ainda mais vergonhosa (praticamente só corria decentemente em glide) e foi talvez um dos que mais jogos teve com o seu engine :P

De certa forma o cryengine 2 tornou-se a crista de onda da tecnologia visual e é perfeitamente normal quando se especula sobre se a GT300 correrá ou não decentemente. Isto porque se não correr teremos praticamente mais do mesmo que já há (isto no campo dos jogos) e apenas corresponderá a mais um incremento :P
 
Fixed :D

Não é totalmente verdade quando se diz que o crysis está mal optimizado... muito longe disso... Se formos a ver a capacidade de comer geometria que o engine tem e as capacidades de iluminação o engine é uma besta e nesse aspecto é talvez dos mais optimizados :P

O que agora se pode dizer é que está mal optimizado é para o panorama de hardware actual mas isso já aconteceu n vezes na indústria e resolveram embirrar com este :P Vamos falar de quake3? O jogo quando saiu nenhuma riva tnt2 (que era a placa da altura) conseguia correr com ele decentemente mas toda a gente o adorava. Mais tarde saiu a GeForce 256 que embora já o corresse melhor ainda não estava completamente em condições (à volta de 10-15fps) em altas resoluções e com as volume shadows activas. Só quando saiu a GeForce 2 (mais propriamente as GTS PRO e ULTRA) é que finalmente se conseguiu jogar o jogo a grandes fps :rolleyes: Mais tarde acabou por ser um dos engines mais usados pelas software houses :o Posso falar-te também do primeiro unreal engine que teve uma história ainda mais vergonhosa (praticamente só corria decentemente em glide) e foi talvez um dos que mais jogos teve com o seu engine :P

De certa forma o cryengine 2 tornou-se a crista de onda da tecnologia visual e é perfeitamente normal quando se especula sobre se a GT300 correrá ou não decentemente. Isto porque se não correr teremos praticamente mais do mesmo que já há (isto no campo dos jogos) e apenas corresponderá a mais um incremento :P

O que dá cabo de qualquer hardware actual no Crysis não são os gráficos (rendering) do jogo propriamente ditos, mas sim os efeitos de física in-game.
É um daqueles jogos onde o uso apropriado de geometry shaders e compute shaders faria toda a diferença, mas em vez disso só cria ainda mais geometria para conseguir o mesmo efeito visual.
É precisamente nesse tipo de tarefas que o DirectX 11 propõe melhorar as capacidades de computação do hardware, e é também por isso que o DX11 é compatível com hardware DX10 (com as devidas penalizações de desempenho, obviamente).
 
Tirando o Crysis. Mas também não percebo a obsessão de alguns com o Crysis, é um jogo engraçado e tal mas não é nada de especial, não é um jogão como os CODs, o Bioshock ou os HL. E sinceramente estou-me bem a lixar se as GT300 ou HD5000 correm bem ou mal o jogo, andam jogos muito melhores por ai e não vai ser por isso que estas gráficas vão ser melhores ou piores.

Quanto ao topic, como dizes, é necessário criar e recriar vgas. Trata-se de sobreviver no mercado. Mas, quem tem uma 4800 ou 2xx, não tem neessidade (a não ser aparente), em querer saltar já para um novo topo.
 
Última edição pelo moderador:
O que dá cabo de qualquer hardware actual no Crysis não são os gráficos (rendering) do jogo propriamente ditos, mas sim os efeitos de física in-game.
É um daqueles jogos onde o uso apropriado de geometry shaders e compute shaders faria toda a diferença, mas em vez disso só cria ainda mais geometria para conseguir o mesmo efeito visual.
É precisamente nesse tipo de tarefas que o DirectX 11 propõe melhorar as capacidades de computação do hardware, e é também por isso que o DX11 é compatível com hardware DX10 (com as devidas penalizações de desempenho, obviamente).

Discordo... põe a física no mínimo (nem a vegetação se mexe) e põe tudo o resto em very high com AA e AF e depois falamos :rolleyes:
 
Discordo... põe a física no mínimo (nem a vegetação se mexe) e põe tudo o resto em very high com AA e AF e depois falamos :rolleyes:

Essa comparação não tem ponta por onde se lhe pegue.
Tu não podes "ver" a física a funcionar, mas apenas os seus efeitos nos gráficos que já lá estão.
Qual é o sentido de fazer o contrário do que tu dizes (física no máximo, gráficos no mínimo) ?
Quando está tudo em Very High + AA + AF e física "desactivada", estes efeitos físicos estão lá na mesma a ser processados, apenas não "vês" os seus efeitos no movimento das estruturas... :rolleyes:
 
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