Espero bem que sim, já está a meter nojo não haver VGA que aguente o jogo no máximo.
Se fosse só esse....
O que dizes do primeiro Neverwinter Nights, que é um jogo de 2002, salvo erro, que nenhuma placa gráfica ainda consegue correr com tudo no máximo a mais de 25fps?
Ou o Tomb Raider: Legend que também não há placa que consiga correr aquilo com tudo no máximo? (incluindo o "next-gen" effects, mind you!)
Antes de existir o Crysis, já haviam muitos outros "Crysis" por aí...
Cumps!
\w/
Mas mesmo as actuais não conseguem?
Quanto ao Crysis, penso que já vá correr já. Já que o problema do Crysis é o AA e esta GT300 vai ter 512SP, é muita coisa comparada com os 240SP da GT200.
Não podes comparar e fazer logo essa associação de ideias.
Primeiro, nem sabes quantos SP's terá.
Segundo, se o rumor se confirmar, cada SP MIMD do core GT300 será capaz de muito mais do que cada SP SIMD do GT200.
É uma mudança da própria base de todas as GPU's alguma vez feitas, reflectindo a importância cada vez maior da computação generalista em GPU's (DirectX 11 Compute Shaders, OpenCL/CUDA, etc).
E isto até pode significar que a Nvidia está disposta a perder algum poder de cálculo em gráficos ao mudar para MIMD, em troca do benefício que o GPGPU lhe proporciona em mercados muito mais lucrativos por unidade, e por uma fatia do bolo de relevância do software dito "generalista" ou não-especializado, como é tudo o que não diga respeito a gráficos.
Por exemplo, com a mudança para MIMD, não é de todo descabido pensar em distro's Linux compiladas para correr totalmente em cima de uma GPU, sem intervenção de uma CPU x86 clássica.
Porra mas se não der já começa a ser chato. Passou-se 3 gerações e nada. Serie 8, serie 9 e agora a GT200.
Mas mesmo as actuais não conseguem?
Quanto ao Crysis, penso que já vá correr já. Já que o problema do Crysis é o AA e esta GT300 vai ter 512SP, é muita coisa comparada com os 240SP da GT200.
Parece que é um tabu que querem correr crysis com AA como sem AA fosse uma porcaria
Já a algum tempo que o AA deixou de ser essencial para bons gráficos, a medida que a resolução dos ecrans foi subindo, logo o efeito de escadinha é cada vez menor.
E o crysis não é exemplo nenhum, isso é mal optimização do motor do jogo ponto! Nenhum jogo com um bom motor tem quebras de performance terríveis em meter AA.
Dou-te razão.Nem Nvidia nem ATI. Não há € em lado nenhum. E ainda desconfio que os i5 só saiem este ano se os novos phenom II (que já estavam desenvolvidos e foram atradados por problemas com DDR3) forem melhores e mais baratos que os actuais 775 da intel.
Agora lançar as placas DX11 neste clima económico é estar a aumentar as despesas de produção quando o dinheiro vai entrar a conta gotas, isso seria a ruina de qualquer empresa. Têm ambas uma oferta estabelecida e já madura no mercado, não faz muito sentido, seria levar as empresas numa aventura...
A produção de gráficas não pode nem vai parar, isso sim era a falência garantida para estas companhias! Um ano sem lançamentos ia ser um desastre completo, simplesmente porque : quem tem gráficas das séries GTX200 e HD4800 não tinha nada para fazer upgrades, perdiam uns milhões, o pessoal que compra a gama média, ou seja serie 9000 e HD4700/HD4600 mais uma vez não ia ter nada para fazer um upgrade a menos que as gráficas da gama acima baixassem os preços para sub-100€, logo são mais uns milhões que a AMD e a Nvidia perdiam.
Não faz sentido olharem para as vossas gráficas e acharem que correm tudo nos máximos e que por ai não podem haver gráficas novas! Eu tenho uma HD4770 e corro tudo nos máximos a 1440x900, a resoluções mais altas não tinha hipóteses nenhumas de acontecer o mesmo já tinha de partir para uma gráfica da gama acima, e o mesmo para a Supernatalina, essa 8800GTX corre tudo a resoluções mais baixas, mas às mais altas é para esquecer.
Mesmo a 1440x900 duvido que corras mesmo TUDO nos máximos.
Tirando o Crysis. Mas também não percebo a obsessão de alguns com o Crysis, é um jogo engraçado e tal mas não é nada de especial, não é um jogão como os CODs, o Bioshock ou os HL. E sinceramente estou-me bem a lixar se as GT300 ou HD5000 correm bem ou mal o jogo, andam jogos muito melhores por ai e não vai ser por isso que estas gráficas vão ser melhores ou piores.
Quando se faz um jogo deve-se fazer para aproveitar o que as gráficas têm para oferecer, e não aproveitar o que elas não conseguem oferecer, que é o que acontece.
Fixed
Não é totalmente verdade quando se diz que o crysis está mal optimizado... muito longe disso... Se formos a ver a capacidade de comer geometria que o engine tem e as capacidades de iluminação o engine é uma besta e nesse aspecto é talvez dos mais optimizados
O que agora se pode dizer é que está mal optimizado é para o panorama de hardware actual mas isso já aconteceu n vezes na indústria e resolveram embirrar com este Vamos falar de quake3? O jogo quando saiu nenhuma riva tnt2 (que era a placa da altura) conseguia correr com ele decentemente mas toda a gente o adorava. Mais tarde saiu a GeForce 256 que embora já o corresse melhor ainda não estava completamente em condições (à volta de 10-15fps) em altas resoluções e com as volume shadows activas. Só quando saiu a GeForce 2 (mais propriamente as GTS PRO e ULTRA) é que finalmente se conseguiu jogar o jogo a grandes fps Mais tarde acabou por ser um dos engines mais usados pelas software houses Posso falar-te também do primeiro unreal engine que teve uma história ainda mais vergonhosa (praticamente só corria decentemente em glide) e foi talvez um dos que mais jogos teve com o seu engine
De certa forma o cryengine 2 tornou-se a crista de onda da tecnologia visual e é perfeitamente normal quando se especula sobre se a GT300 correrá ou não decentemente. Isto porque se não correr teremos praticamente mais do mesmo que já há (isto no campo dos jogos) e apenas corresponderá a mais um incremento
Tirando o Crysis. Mas também não percebo a obsessão de alguns com o Crysis, é um jogo engraçado e tal mas não é nada de especial, não é um jogão como os CODs, o Bioshock ou os HL. E sinceramente estou-me bem a lixar se as GT300 ou HD5000 correm bem ou mal o jogo, andam jogos muito melhores por ai e não vai ser por isso que estas gráficas vão ser melhores ou piores.
O que dá cabo de qualquer hardware actual no Crysis não são os gráficos (rendering) do jogo propriamente ditos, mas sim os efeitos de física in-game.
É um daqueles jogos onde o uso apropriado de geometry shaders e compute shaders faria toda a diferença, mas em vez disso só cria ainda mais geometria para conseguir o mesmo efeito visual.
É precisamente nesse tipo de tarefas que o DirectX 11 propõe melhorar as capacidades de computação do hardware, e é também por isso que o DX11 é compatível com hardware DX10 (com as devidas penalizações de desempenho, obviamente).
Discordo... põe a física no mínimo (nem a vegetação se mexe) e põe tudo o resto em very high com AA e AF e depois falamos