Rumores e Especulação - Tópico Geral

Acho que o pessoal anda um bocado iludido no " puxar pelas consolas" .
Não há muito mais por onde puxar, esses saltos notavam se mais em gerações passadas, atualmente não.

Podem optimizar mais uns pozinhos mas nada de extraordinário.
Se calhar não puxaram nos pozinhos porque as consolas da geração passada estão a atrasar a que se chegue lá. Tivemos dois anos com poucos jogos exclusivos desta geração.

Só este ano é que se vai começar a descolar

Em relação às diferenças gráficas não espero as diferenças que haviam antes obviamente
 
Pois, o problema é esse, ainda para mais com as condições económicas a agravarem-se, seria o verdadeiro nicho.

Não perdem nada. Só ganham em vendas. Quem quiser jogar a 60 fps ou 120 fps com rts tem a Pro que vai ter um preço alto, quem quiser pagar pouco terá a versão sem disco. È uma boa jogada para ganhar mais uns trocos. Se os devs já lançam jogos para um modelo mais económico que é a Series S, podem perfeitamente adaptar tb para a Pro e a regular.
 
Se calhar não puxaram nos pozinhos porque as consolas da geração passada estão a atrasar a que se chegue lá. Tivemos dois anos com poucos jogos exclusivos desta geração.

Só este ano é que se vai começar a descolar

Podes (e acredito que certamente vais) estar errado.

Então vejamos, se neste momento com jogos que saem em PS4 e PS5, a PS5 não é nada mais que uma versão a 60 FPS ou a 4K. Em muitos casos não conseguem sequer fazer simultaneamente 4K e 60 FPS.

Quando se abandonar a PS4, e se começar a adicionar RT, motores de jogo com N funcionalidades e tudo mais, achas que a PS5 (e XSX) vão magicamente ter performance para isso?

A malta cai no erro de pensar que ainda estamos no tempo da PS2 ou da PS3 em que demorava-se uns quantos anos a habituar-se à arquitetura, e então havia sempre mais por onde puxar. A arquitetura da PS5 é a mesma da PS4, que por sua vez é a mesma do PC. A PS5 e XSX já são bem puxadas com os jogos que estão a sair. Quando saírem jogos apenas PS5/XSX muito depressa vais ver tudo ser varrido a 30 FPS ou então a 60 mas abaixo de 1440p, e aí vem a PS5 Pro para poder trazer RT a 60FPS e a resoluções decentes.
 
Podes (e acredito que certamente vais) estar errado.

Então vejamos, se neste momento com jogos que saem em PS4 e PS5, a PS5 não é nada mais que uma versão a 60 FPS ou a 4K. Em muitos casos não conseguem sequer fazer simultaneamente 4K e 60 FPS.

Quando se abandonar a PS4, e se começar a adicionar RT, motores de jogo com N funcionalidades e tudo mais, achas que a PS5 (e XSX) vão magicamente ter performance para isso?

A malta cai no erro de pensar que ainda estamos no tempo da PS2 ou da PS3 em que demorava-se uns quantos anos a habituar-se à arquitetura, e então havia sempre mais por onde puxar. A arquitetura da PS5 é a mesma da PS4, que por sua vez é a mesma do PC. A PS5 e XSX já são bem puxadas com os jogos que estão a sair. Quando saírem jogos apenas PS5/XSX muito depressa vais ver tudo ser varrido a 30 FPS ou então a 60 mas abaixo de 1440p, e aí vem a PS5 Pro para poder trazer RT a 60FPS e a resoluções decentes.

Não é bem assim, vais ter um jogo Nativo Next-Gen a sério o Forza Motorsport onde vais ter 4K60 RT.
Aí já vamos perceber que sacrifícios podem ter tomado para conseguir isso ou podemos estar finalmente a ver potencialidade desta geração.
 
Há RT e há "RT", nesta geração vamos ter "RT" mesmo com versões Pros das consolas e na próxima é uma incógnita.
O que o Spider Man Miles Morales conseguiu, com "4k" 60fps e "RT" já é surpreendente, espero que consigam mais uns pozinhos aqui e ali mais para o fim da geração.
 
jogo Nativo Next-Gen a sério o Forza Motorsport onde vais ter 4K60 RT.
Historicamente jogos de carros em circuito fechado sempre foram capazes de puxar melhor performance que outro tipo de jogos.

Isso na One X o Forza 7 também puxava 4K 60. Vias muitos jogos a serem capazes de fazer o mesmo nessa consola? O próprio Horizon não o fazia, só para nem entrar em outro estilo de jogos. Na própria PS3 o GT6 puxava 1440x1080p, a 60 FPS. Conta-se pelos dedos os jogos que corriam acima de 720p na PS3, e a esmagadora maioria não era a 60 FPS.

O problema está aí. Se a ideia é normalizar 1800p-2160p, 60FPS-120FPS, com algum RT, não é a PS5 ou a XSX que o vai fazer. No dia que sairem jogos puramente nativos e next gen, estas atuais consolas vais ter que optar por 60 FPS sem RT e com possíveis drops de resolução, ou pelo modo 30 FPS com mais bling gráfico. A pro tem espaço aqui para aparecer e dar-te a performance e os gráficos num só.

A meu ver, torna-se tão essencial como a PS4 Pro. Portanto, não obrigatória mas uma boa opção para quem liga a isto. Sei de muita gente que quer 60 FPS e não se importa com os cortes graficos, e de outra tanta que quer é gráficos e não se importa de jogar a 30 FPS. Para essas pessoas as atuais consolas estão otimas. E só vão ficar melhores, uma Pro saindo a PS5 tem que descer de preço. Não é sustentável que durante toda a sua vida, a PS5 não saia dos 500 euros. É algo que nunca aconteceu em gerações de consolas anteriores, e não é como se estivéssemos a passar pela primeira crise financeira da história da humanidade.
 
A questao é se vao focar-se nisso ou vai haver devaneios de 8K. A Sony fabrica tvs,logo é uma candidata a essa estupidez.

Fabricam, mas a userbase de TV's deles é cada vez menor. Porque se ha uns anos ter uma TV Sony ja era ter um produto premium, fará agora...

A menos que vás para uma OLED de topo, que custa um rim, todos os outros modelos mais acessíveis deles são batidos aos pontos pelas Samsungs e LGs...

Adiante, 8K não tem mal que se aposte nele, se o fizerem de uma forma inteligente. Se o FSR 3.0 não for suportado pela GPU da atual PS5, a ideia de uma PS5 Pro pode passar por uma gráfica que inclua isso e tenha performance bruta que chegue para 4K nativos. Daí aos 8K o salto faz-se com o FSR 3.0. Pela lei dos ganhos mínimos, uma TV 8K não se vai notar assim tanta diferença para 4K como se nota do 1080p para o 4K, então o 8K via FSR por muito que não seja tão bom como 8K nativo, vai correr suficientemente bem.

Basta isso. Venderem 8K e 4K 60 FPS com melhorias significativas de Ray Tracing. Não fugia muito da formula da PS4 Pro, que também fazia "4K" à base de malabarismo.
 
Fabricam, mas a userbase de TV's deles é cada vez menor. Porque se ha uns anos ter uma TV Sony ja era ter um produto premium, fará agora...

A menos que vás para uma OLED de topo, que custa um rim, todos os outros modelos mais acessíveis deles são batidos aos pontos pelas Samsungs e LGs...

Adiante, 8K não tem mal que se aposte nele, se o fizerem de uma forma inteligente. Se o FSR 3.0 não for suportado pela GPU da atual PS5, a ideia de uma PS5 Pro pode passar por uma gráfica que inclua isso e tenha performance bruta que chegue para 4K nativos. Daí aos 8K o salto faz-se com o FSR 3.0. Pela lei dos ganhos mínimos, uma TV 8K não se vai notar assim tanta diferença para 4K como se nota do 1080p para o 4K, então o 8K via FSR por muito que não seja tão bom como 8K nativo, vai correr suficientemente bem.

Basta isso. Venderem 8K e 4K 60 FPS com melhorias significativas de Ray Tracing. Não fugia muito da formula da PS4 Pro, que também fazia "4K" à base de malabarismo.

Eles atrasaram VRR nas consolas até as tvs deles terem VRR...
E espera sentado se achas que vamos ver 4K60 massificar se a ideia for 8K upscaled. Até parece que nem te lembras da Pro.
 
Eles atrasaram VRR nas consolas até as tvs deles terem VRR...
E espera sentado se achas que vamos ver 4K60 massificar se a ideia for 8K upscaled. Até parece que nem te lembras da Pro.
Então, mas uma coisa pode levar a outra.

Para fazer 8k30 já a atual podia fazer se suportasse FSR3.0.

Se se derem ao trabalho de melhorar o hardware para aquilo aguentar o 8k30, os 4k60 vem de arrasto, mesmo sem ser o foco deles.
 
Então, mas uma coisa pode levar a outra.

Para fazer 8k30 já a atual podia fazer se suportasse FSR3.0.

Se se derem ao trabalho de melhorar o hardware para aquilo aguentar o 8k30, os 4k60 vem de arrasto, mesmo sem ser o foco deles.

Vai ver quantos jogos sairam com 2 modos diferentes entre 2016 e 2020. Ou vá 2017,porque a Pro nem foi desenhada para mais que atingir a resolucao ideal para checkerboard.
 
Vai ver quantos jogos sairam com 2 modos diferentes entre 2016 e 2020. Ou vá 2017,porque a Pro nem foi desenhada para mais que atingir a resolucao ideal para checkerboard.

Era diferente.

O CPU da PS4 Pro era uma batata, pouco melhor que o da PS4 base. O CPU era também muito o que impedia os jogos de correr a 60 FPS. O CPU da PS5 não é assim tão mau, e entretanto como muitos jogos passaram a ter esses modos, e viu-se que é algo que as pessoas gostam, não vão deixar de oferecer isso numa Pro.

Até porque isso acaba por ser uma decisão dos devs, portanto...
 
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Se for verdade, diria que a nova consola será lançada entre os próximos 12 a 18 meses.

EDIT: Esqueçam. Esse rumor é falso.
 
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