Rumores - Nikon D400 e D3X

Status
Fechado a novas mensagens.
Yep, uma eventual sucessora da D700 competirá com a 5D mkII e a alpha900.

Analisando os hábitos recentes da Nikon penso que não deve demorar muito até partilharem o sensor da D3x numa eventual D700x
 
É o mesmo efeito das 1Ds. Quem tem o melhor pode pedir o máximo.

Infelizmente para a Nikon acho que o preço não vai colar muito tempo. A própria 1Ds já está abaixo dos 8k onde sempre andou e actualmente existem opções de alta resolução por menos de metade do preço.
 
Temos o exemplo da Sony Alpha 900, que utiliza o mesmo sensor, e já se arranjam por volta dos 2600 euros, senão menos.

Mas infelizmente tem sérios problemas com ISO altas, entre outros pontos. Precisam de lançar um firmware novo urgentemente!
 
Rumor que gostava de ouvir da Nikon era da D90 ao preço da CAnon 450D, ou rumor de uma camara nova que preenchesse o vazio. A D60 não tem liveview (a mim faz-me falta)...
 
Rumor que gostava de ouvir da Nikon era da D90 ao preço da CAnon 450D,

Vai sonhando, para isso tens a D80, com a idade que tem. Portanto, é só fazer as contas, daqui a pelo menos 1 ano a D90 está ao preço da 450D ;) (e nessa altura a 450D está ao preço que está agora a 1000D) ... Isto teoricamente, porque a D90 nunca vai baixar dos 700 euros durante muito tempo, até chegar uma nova ...
 
Cleo isso são rumores que não vais ouvir só quando lá para a 550d lol

Raptor o sensor é quase o mesmo. Se leres bem as coisas o sensor não é bem o mesmo ou tão perto igual. o da d3x é, pelo que li algures, bem mais aperfeiçoado.
 
A diferença na qualidade de imagem deve estar mesmo no tratamento que é dado À imagem que chega ao sensor. Neste caso o Expeed faz toda a diferença.
 
Excto, o sensor é exactamente o mesmo, e não era a primeira nem a segunda vez que a Nikon utiliza sensores Sony.

Tal como o tetsuo disse e bem, o segredo está no processador de imagem.
 
Se é para falar de rumores da Nikon acho que este topico precisa de um refresh ao titulo...

E só para actualizar, os rumores mais quentes da Nikon são:


- Nikon D5000 - Possivel sucessora da D40/D60, que vem arrumar de uma vez por todas os nomes da Nikon por gamas (Dx gama alta, Dxxx gama semi-pro, Dxx gama amador avançado, Dxxxx gama entry-level) e que promete colocar a qualidade de imagem e a tecnologia de processamento dos JPG's da D90 no corpo da D40.


- Nikon D700x - Esta camara é obvio que mais tarde ou mais cedo vai sair. Mais cedo ou mais tarde, depede de quanto a Nikon vai querer rentabilizar as vendas da D3x ao preç ode lançamento.


- Nikon MX - Um formato completamente novo a juntar ao DX e FX, com sensorer, lentes e corpos médio formato. Diz-se que está praticamente pronta a sua apresentação.
Fala-se nestas lentes:

  • AF-S MX Nikkor 24 f4.0G
  • AF-S MX Nikkor 45 f2.8G
  • AF-S MX NIkkor 85 f2.8G
  • AF-S MX Nikkor 135 f2.0G ED
  • AF-S MX Nikkor 200 F2.8G ED
  • AF-S MX Nikkor 65-180 f2.8G ED IF
O sensor deverá ter uma area de 48mmx48mm, ou seja, 2304mm² (FX: 864mm² ; DX: 384mm²), e uma resolução de 40 MP.



As duas primeiras são quase certas, havendo apenas duvidas quanto aos nomes..

Quanto à Nikon MX agora que a D3x produz resultados que não envergonham ao pé do que os back's medio formato faziam há um par de anos, com uma flexibilidade e com uma gama de lentes que nenhum sistema medio formato chega sequer proximo, é uma grande duvida se verá a luz do dia ou não.. Mas pela quantidade de detalhes que circulam sabe-se que pelo menos a Nikon andou a desenvolver produtos medio formato, de qualquer forma, não seria a primeira vez que um produto praticamente pronto a entrar em produção seria cancelado, e então com a crise que estamos a viver, mais duvidas se levantam...
 
Isso do MX é estranho... A nikon não tem nada medio formato anterior ao digital.

e depois os preços devem ser engraçados devem.
 
Isso do MX é estranho... A nikon não tem nada medio formato anterior ao digital.

e depois os preços devem ser engraçados devem.


Se pensares não é assim tão estranho, quando apareceram os sensores digitais pensou-se que o APS-C ou sensores ainda mais pequenos seriam a resposta definitiva e quase todas as marcas apostaram tudo ai.

Sendo o exemplo mais forte talvez o da Olympus que no inicio da década, investiu ienso a estudar qual seria a melhor alternativa para um novo formato completamente novo, cortando totalmente os laços com os antigos formatos analogicos e dedicado à fotografia digital. E a resposta foi que o ideal seria um sensor ainda mais pequeno do que os DX, ou os APS-C da Canon... Na altura pensava-se que fazia todo o sentido.. As lentes poderiam ser mais pequenas e baratas, os sensores conseguiam em menos espaço meter 6 ou 8 Mpixels sem problemas, o que para impressõs iguala ou supera o detalhe do filme de 35mm, etc.. etc..

Só que com o tempo, com as resoluções a aumentar, encontraram-se algums problemas:

1º O ruido.

2º A resolução espacial super alta que sensores pequenos obrigam as lentes a ter e estas não conseguem acompanhar. O que a partir de certos limites faz com que aumentar a resolução, mais do que aumentar o detalhe, aumenta é os defeitos da lente, porque exige-se que apenas uma parte muito mais pequena da lente do que a que é usada num sistema Full frame consiga resolver detalhe para "alimentar" 12 ou 15 MP...


E as máquinas estão a atingir o limite da resolução.. A Canon 50D em quase todas as reviews referem que não aproveita os 15 Mp porque as lentes não têm resolução para tal. E nas full frame, 20 e tal, ou 30 MP também começará a aproximar-se do limite.. Dai para a frente aumentos da resolução representam mais uma deterioração daqualidade do que um aumento da mesma..

Assim, para o mundo amador, o que existe é MUITO mais do que suficiente.. Mas para profissionais que estão a fazer uma campanha publicitaria orçada em milhões de dolares, ou para fotografos que precisam daquilo que existe de absolutamente melhor, o médio formato é a solução... E actualmente a luta no mercado de médio formato digital está mais feroz do que nunca, com a Hassellblad, Mamyia, Phase One, Leaf e afins a apresentarem produtos novos a um ritmo bastante elevado. E num mercado altamente lucrativo, uma vez que uma camara mais um back medio formato e duas ou tres lentes facilmente custam mais de 50 mil euros.. Só um back Phase One P65+ custa 40 mil USD, uma Hasselblad H3DII-50 que tem u msensor mais pequeno do que o prometido pela Nikon custa mais de 40 mil euros, etc.. etc..etc..


Uma marca como a Nikon parece-me que terá todo o interesse em aproveitar este mercado, onde apesar de se venderem relativamente poucas camaras, se vendem camaras com uma margem de lucro muito elevada. E se conseguir lançar um sistema, que alie as pretações dos MF do mercado, à flexibilidade de uma D3 um pouco maior, o que seria MUITO mais flexivel do que os backs existentes que são tudo menos praticos, então poderia ter uma receita de sucesso..

De resto a Nikon pode não ter fama nos MF, mas não é virgem na area.. Durante muitos anos fabricou lentespara vários sistemas médio e grande formato.


Quanto ao preço, é como já disse.. OS Backs e camaras actuais MF que existem vendem-se apreços que começam nos 25 ~ 30 mil euros.. Pelo que entre o preço da Nikon D3x e os preços dos sistemas existentes, a Nikon tinha muito por onde escolhe..
 
Última edição:
Supostamente, já existem protótipos do formato MX, mas tal como o mundano disse, não era a primeira vez que um projecto era desenvolvido ao ponto de chegar a esta fase e depois cancelado ou pelo menos posto em stand by por motivos circunstanciais. Eu curiosamente tenho algumas dúvidas é em relação à "d700x", e não me parece que venha com um preço que possa competir com a a900 ou com a 5d mkII, mas adoraria admitir que estou errado!
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo