Se pensares não é assim tão estranho, quando apareceram os sensores digitais pensou-se que o APS-C ou sensores ainda mais pequenos seriam a resposta definitiva e quase todas as marcas apostaram tudo ai.
Sendo o exemplo mais forte talvez o da Olympus que no inicio da década, investiu ienso a estudar qual seria a melhor alternativa para um novo formato completamente novo, cortando totalmente os laços com os antigos formatos analogicos e dedicado à fotografia digital. E a resposta foi que o ideal seria um sensor ainda mais pequeno do que os DX, ou os APS-C da Canon... Na altura pensava-se que fazia todo o sentido.. As lentes poderiam ser mais pequenas e baratas, os sensores conseguiam em menos espaço meter 6 ou 8 Mpixels sem problemas, o que para impressõs iguala ou supera o detalhe do filme de 35mm, etc.. etc..
...
...
Isso é o que vai acontecer quando o mercado das camaras fotograficas digitais começar a amadurecer... Convém lembrar que a explosão das máquinas digitais começou há apenas uns 10 anos.
Estas corridas aos numeros são tipicas de mercados ainda verdes.. Já aconteceu o mesmo em muitas outras areas, depois com o tempo as pessoas começam a esquecer os numeros e a ligar mais à qualidade..
Na decada de 70 por exemplo aconteceu algo exactamente igual quando começou a aparecer o som de alta fidelidade. Na altura a corrida era a ver qual era a aparelhagem que tinha o THD (Total Harmonic Distortion) mais baixo.. Até que a certa altura começaram a perceber que os aparelhos que na teoria seriam os melhores não eram os que soavam melhor. E amplificadores com valvulas, que tinham THD's muito superiores aos amplificadores totalmente electronicos que vinham do Japão, tinham um som que aos ouvidos soava MUITO melhor.. Eventualmente chegou-se a umaaltura em que começaram a ligar mais aos reviews de pessoas com "ouvidos de ouro" e menos aos números.. E actualmente ninguém dá um tostão furado que seja pelos numeros que os fabricantes apresentam quanto às distorções maximas dos aparelhos..
E qualquer dia chegaremos a um nivel de maturidade nas máquinas digitais semelhante... Será mais facil chegar a essa maturidade nas SLR's porque normalmente são vendidas a pessoas mais conhecedoras do que nas compactas, mas lá chegaremos...
Entao mas o vidro das compactas como consegue ter resolução para os sensores dessas maquinas?
Pelo que li, as dslr vão passar a ser todas ff, gradualmente