Rumores - Nikon D400 e D3X

Status
Fechado a novas mensagens.
Daí que a batalha agora deveria era manter os megapixels na ordem dos 10-12 mp (no que toca a APC-C) e começar a melhorar os sensores e lentes...
 
Se pensares não é assim tão estranho, quando apareceram os sensores digitais pensou-se que o APS-C ou sensores ainda mais pequenos seriam a resposta definitiva e quase todas as marcas apostaram tudo ai.

Sendo o exemplo mais forte talvez o da Olympus que no inicio da década, investiu ienso a estudar qual seria a melhor alternativa para um novo formato completamente novo, cortando totalmente os laços com os antigos formatos analogicos e dedicado à fotografia digital. E a resposta foi que o ideal seria um sensor ainda mais pequeno do que os DX, ou os APS-C da Canon... Na altura pensava-se que fazia todo o sentido.. As lentes poderiam ser mais pequenas e baratas, os sensores conseguiam em menos espaço meter 6 ou 8 Mpixels sem problemas, o que para impressõs iguala ou supera o detalhe do filme de 35mm, etc.. etc..

...
...

Optimo post! Realmente fez-me pensar na possibilidade do MF a médio-longo prazo.

Mas o tamanho e preço das APS-C é que estão a dar vida ao mundo das reflex. Não se pode extinguir este formato. E basta estancar os megapixeis a 10-14 para não terem problemas com lentes.
 
Isso é o que vai acontecer quando o mercado das camaras fotograficas digitais começar a amadurecer... Convém lembrar que a explosão das máquinas digitais começou há apenas uns 10 anos.

Estas corridas aos numeros são tipicas de mercados ainda verdes.. Já aconteceu o mesmo em muitas outras areas, depois com o tempo as pessoas começam a esquecer os numeros e a ligar mais à qualidade..


Na decada de 70 por exemplo aconteceu algo exactamente igual quando começou a aparecer o som de alta fidelidade. Na altura a corrida era a ver qual era a aparelhagem que tinha o THD (Total Harmonic Distortion) mais baixo.. Até que a certa altura começaram a perceber que os aparelhos que na teoria seriam os melhores não eram os que soavam melhor. E amplificadores com valvulas, que tinham THD's muito superiores aos amplificadores totalmente electronicos que vinham do Japão, tinham um som que aos ouvidos soava MUITO melhor.. Eventualmente chegou-se a umaaltura em que começaram a ligar mais aos reviews de pessoas com "ouvidos de ouro" e menos aos números.. E actualmente ninguém dá um tostão furado que seja pelos numeros que os fabricantes apresentam quanto às distorções maximas dos aparelhos..

E qualquer dia chegaremos a um nivel de maturidade nas máquinas digitais semelhante... Será mais facil chegar a essa maturidade nas SLR's porque normalmente são vendidas a pessoas mais conhecedoras do que nas compactas, mas lá chegaremos...

Aliás, isso já se começa a notar bastante.. Actualmente por exemplo muita gente já entende e acha natural que uma Canon 50D não produza mais detalhe do que uma Nikon D90.. Simplesmente porque 15 megapixels já é demais para as lentes que temos e porque a Nikon emprega melhores tecnicas de remoção do ruido.. E por isso já ninguém se preocupa na hora de escolher se a sua SLR tem 12, 14 ou 15 Mpixels, porque já é +/- assumido, que a nivel de detalhe não vai representar nada que seja visivel, mas ao novel do tamanho dos ficheiros e do ruido provavelmente terá efeitos negativos..

Mas no mundo das compactas ainda é um pouco dificil explicar às pessoas que 12 MP não quer obrigatoriamente dizer que seja melhor do que 8 MP.. Simplesmente porque os Megapixels e as vezes de zoom são as unicas medidas de "qualidade" que muita gente conhece para avaliarem as máquinas.. Mas eventualmente, havemos de caminhar para maturidade também ai...
 
Isso é o que vai acontecer quando o mercado das camaras fotograficas digitais começar a amadurecer... Convém lembrar que a explosão das máquinas digitais começou há apenas uns 10 anos.

Estas corridas aos numeros são tipicas de mercados ainda verdes.. Já aconteceu o mesmo em muitas outras areas, depois com o tempo as pessoas começam a esquecer os numeros e a ligar mais à qualidade..


Na decada de 70 por exemplo aconteceu algo exactamente igual quando começou a aparecer o som de alta fidelidade. Na altura a corrida era a ver qual era a aparelhagem que tinha o THD (Total Harmonic Distortion) mais baixo.. Até que a certa altura começaram a perceber que os aparelhos que na teoria seriam os melhores não eram os que soavam melhor. E amplificadores com valvulas, que tinham THD's muito superiores aos amplificadores totalmente electronicos que vinham do Japão, tinham um som que aos ouvidos soava MUITO melhor.. Eventualmente chegou-se a umaaltura em que começaram a ligar mais aos reviews de pessoas com "ouvidos de ouro" e menos aos números.. E actualmente ninguém dá um tostão furado que seja pelos numeros que os fabricantes apresentam quanto às distorções maximas dos aparelhos..

E qualquer dia chegaremos a um nivel de maturidade nas máquinas digitais semelhante... Será mais facil chegar a essa maturidade nas SLR's porque normalmente são vendidas a pessoas mais conhecedoras do que nas compactas, mas lá chegaremos...

Entao mas o vidro das compactas como consegue ter resolução para os sensores dessas maquinas?
 
Entao mas o vidro das compactas como consegue ter resolução para os sensores dessas maquinas?

Não tem... E também é por isso que ainda não vi nenhuma compacta que tire fotos tão boas como a Fujifilm F31Fd...

Aliás, a Fuji desenvolveu uma nova tecnologia de sensores, que são os Super CCd EXR, cuja grande caracteristica é que podem funcionar a 12MP para poderem imprimir na caixa da máquina que tem 12 Mp, e quando queres fotografar com qualidade o sensor automaticamente agrupa os photosensores 2 a 2, comportando-se como uma máquina de 6 MP.. E a Fuji afirma que com esta máquina será possivel voltar a ter fotos tão boas como as da Fuji F31fd, que é uma máquina que deixou de se vender há uma data de anos..

Só que o importante não é ser bom ou mau, é vender e sobreviver no mercado.. Como as pessoas que compram compactas em geral são menos informadas, escolhem as máquinas pelo numero de megapixels e pelas vezes do zoom.. Quem quiser vender, tem que apresentar numeros para imprimir na embalagem..
 
Simplesmente nao consegue. Dai a grande diferença de qualidade de imagem entre uma compacta e uma dslr. Alem dos sensores das compactas serem xeios demais de pixeis as lentes das mesmas tb nao ajudam. Nem podem.
 
Sim, as máquinas actuais têm uma densidade de pixeis absurda. E há que ver que isso tem efeitos negativos a vários níveis. Depois o médio formato sempre teve uma diferença significativa em termos de qualidade, especialmente no filme. Por isso há ainda alguns fotógrafos que continuam a usar MF em filme para trabalhos específicos.

Dito isto, quanto a mim faz todo o sentido investir em médio formato digital. Já está mais que provado que quanto maior for o sensor, mais fácil é obter mais qualidade.
 
Realmente esta provadissimo. O medio formato e superior em todos os aspectos,DR, noise,pixelagem...excepto na velocidde. E mesmo ai a back P65+ da phase one ja faz 3FPS o k e ***** coisa de fantastico para 1 output de 60mp.
E claro k se paga por isso. Mas tb nao e pra kem ker e pra kem pode e precisa. Uma coisa e certa,o medio formato e algo de fantastico.
 
Estava com ideias de comprar a D7000, assim terei de esperar e ver se a diferença de preço não for muito grande... quem sabe se não perco a cabeça hehe
 
Pelo que li, as dslr vão passar a ser todas ff, gradualmente (deve ser para não competirem com as mirrorless):

D400X ////////////////////////////////////////////
Sensor: 36 Megapixel full size CMOS

- ISO: 25-25600 ISO (Boost 51200, 102400, 204800, 409600)
- Shutter speeds: 60-1/16000sec
- Video recording: 30frames/sec UHD 3840x2160P & HD 1920x1080P quality AVCHD video
- Light metering: New type 36 Megapixel light metering sensor
- Ramerate: 9 frames/sec
- Price: Around 2000 USD
- Other features: Integrated grip; Thunderbolt High Speed I/O; Integrated GPS; New user and menu interfaces; Integrated Wi-Fi for uploading pictures, remote controllers, setting cameras settings from computer, for flash controlling etc de (http://camera.downloadatoz.com/news...ikon-d400x-featuring-36mp-coming-in-2012.html)

A D400 vem mais modesta a 1200usd se for a versão com 18M
A D800 já vem com FF, ao dobro do preço da D7000 e será a referência...só não sei onde fica a D400X. Mas pelos vistos vamos ter FF a menos que 2000euros.
 
Última edição:
Pelo que li, as dslr vão passar a ser todas ff, gradualmente

Ler na secção de ficção não vale :D

Este rumor do restaurante sueco tem umas belas "almôndegas":

"And now Automatic ISO is allowed to use in all metering modes even in the full manual." (que me lembre, todas as Nikons desde a D70 têm)

"IR and AA filters are detachable and they are in a detachable lens mount module" (o filtro IR vá que não vá, na Leica já teve de ser assim, mas o filtro AA?!)

"New type 36 Megapixel light metering sensor" (ou seja, dois sensores de 36 MPix na mesma máquina, um deles só para metering?)
 
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo