Processador [Rumour] AMD prepares six-core desktop CPU

V3ctor

Moderador
Staff
AMD Readies “Thuban” Six-Core Desktop Processor.

Advanced Micro Devices is preparing a desktop processor with six processing engines, sources familiar with the company’s plans revealed. The new central processing units (CPUs) will not be available this year, but are likely to boost performance of AMD’s desktop platforms sometime in 2010.
AMD’s processor code-named Thuban is the company’s first desktop processor with six processing engines. The microprocessors will be compatible with socket AM3 infrastructure and will have integrated dual-channel PC3-10600 (DDR3 1333MHz) memory controller. It is very likely that Thuban processors will retain AMD Phenom II brand name as well as design of the code-named Istanbul chips for servers, thus, will feature 3MB L2 cache (512KB per core) and 6MB of L3 cache. The chips will be made using 45nm SOI fabrication process.
Thuban is a star in the constellation of Draco and it also means “dragon” in Arabian language. The new six-core chip should be compatible with existing AM3 infrastructure (and, quite possibly, even with AM2+ infrastructure with split power plane), it remains to be seen whether Thuban becomes a part of AMD’s current high-end desktop platform called Dragon, or will power the company’s next-generation Leo platform.
AMD’s Leo platform will be based on the AMD 890FX and 890GX core-logic sets. The new chipsets will offer better performance and functionality, e.g., they will support Serial ATA-600, 14 Serial ATA 2.0 ports and so on, but both will only hit mass production in April, 2010, and will be formally released in May next year, according to market sources.
Provided that AMD has its Thuban processors ready before May 2010, the company is likely to start shipping them as soon as possible so that to be able to compete for the high-end desktop segment. In fact, it is somewhat surprising that AMD will only be able to offer six-core desktop chip about a year after it started to ship six-core chips for servers. Nevertheless, based on currently available information, AMD Thuban is due only in Q3 2010.
At present AMD does not position its six-core Opteron processors even for single-socket workstations and recommends its customers among makers of dual-socket workstations to stick to quad-core chips due to their higher clock-speeds compared to existing six-core central processing units. At present AMD’s highest-performance six-core chips operate at 2.80GHz, meanwhile, the fastest quad-core CPUs function at 3.40GHz.
With six physical cores AMD will be able to demonstrate rather high performance in multi-tasking and applications that need to execute numerous threads at once. Moreover, as future video games that rely on DirectX 11 start to arrive, the advantages provided by six-core Thuban and Istanbul processors will be even more apparent.
Intel Corp., the larger rival of AMD, plans to unveil its six-core code-named Gulftown chips for desktops in Q2 2010.
Link: XbitLabs

Sinceramente... Não é algo que me surpreenda, neste momento os Phenom II estão a 3.4Ghz com 140w de TDP, acho que o unica maneira da AMD trazer novos cpu's era aumentar os cores e reduzir a frequência deles... Anyway... Cá estamos nós de braços abertos para uns bicharocos destes :D Imagino o OC para as bestinhas... pena isto ser só em 2010...
 
AMD Readies “Thuban” Six-Core Desktop Processor.

Link: XbitLabs

Sinceramente... Não é algo que me surpreenda, neste momento os Phenom II estão a 3.4Ghz com 140w de TDP, acho que o unica maneira da AMD trazer novos cpu's era aumentar os cores e reduzir a frequência deles... Anyway... Cá estamos nós de braços abertos para uns bicharocos destes :D Imagino o OC para as bestinhas... pena isto ser só em 2010...

Ao menos o socket mantém-se. Cada vez mais acho que AMD é a melhor aposta em termos de valor / performance (não estou a falar de performance bruta), e de possibilidade de upgrade.

Com um bocadinho de sorte e dependendo dos fabricantes das MoBO, com um update de Bios ainda se podem usar estes bichinhos em AM2+
 
Só não entendo o porquê de vir tão tarde...já têm o Opteron pronto a imenso tempo...deviam ter aproveitado para se porem na liderança do mercado high-end enquanto podiam...agora lança-lo ao mesmo tempo que o Core i9 não lhes vai dar essa chance de ganhar o mercado high-end...mas mesmo assim deve dar uma valente coça nos i5 e alguns i7.
 
AMD Readies “Thuban” Six-Core Desktop Processor.

Link: XbitLabs

Sinceramente... Não é algo que me surpreenda, neste momento os Phenom II estão a 3.4Ghz com 140w de TDP, acho que o unica maneira da AMD trazer novos cpu's era aumentar os cores e reduzir a frequência deles... Anyway... Cá estamos nós de braços abertos para uns bicharocos destes :D Imagino o OC para as bestinhas... pena isto ser só em 2010...

O oc para estas bestas não sei se será assim tão bom.. Como dizes os Phenom II estão a 3.4Ghz com 140w de TDP, mas são quads, mais [2] cores deve ser igual a cpu's mais quentes para os mesmos Mhz... E parece-me que AMD não se dá muito bem com temps mais elevadas..

Espero que esteja enganado e que os cpu's façam 3.8 ou 4 Ghz pelo menos, quanto mais/melhor estiver a concorrência melhor, mas parece-me difícil..

Só não entendo o porquê de vir tão tarde...já têm o Opteron pronto a imenso tempo...deviam ter aproveitado para se porem na liderança do mercado high-end enquanto podiam...agora lança-lo ao mesmo tempo que o Core i9 não lhes vai dar essa chance de ganhar o mercado high-end...mas mesmo assim deve dar uma valente coça nos i5 e alguns i7.

Na sequência do que disse acima, o facto destes cpu's passarem ou não o i5/i7 depende da utilização a dar ao pc. Apenas para jogos parece-me que i5/i7 [à partida...] fazendo o oc que fazem vão se safar muito bem..
Em programas multithread/pesados, é necessário esperar para ver o desempenho, se vai haver boost de performance ou não para a mesma velocidade de relógio, mas senão houver ou se esta for pouca e o cpu apenas tiver mais capacidade devido aos 2 cores extra parece-me dificil que apanhem um i7, que faz com bastante facilidade 3.8 Ghz para 24/7 e tem 8 threads, que não sendo 8 cores fisicos dão performance pelo menos idêntica caso o i7 tivesse 6 cores/6 threads como este AMD..
 
Última edição:
O oc para estas bestas não sei se será assim tão bom.. Como dizes os Phenom II estão a 3.4Ghz com 140w de TDP, mas são quads, mais [2] cores deve ser igual a cpu's mais quentes para os mesmos Mhz... E parece-me que AMD não se dá muito bem com temps mais elevadas..

Espero que esteja enganado e que os cpu's façam 3.8 ou 4 Ghz pelo menos, quanto mais/melhor estiver a concorrência melhor, mas parece-me difícil..



Na sequência do que disse acima, o facto destes cpu's passarem ou não o i5/i7 depende da utilização a dar ao pc. Apenas para jogos parece-me que i5/i7 [à partida...] fazendo o oc que fazem vão se safar muito bem..
Em programas multithread/pesados, é necessário esperar para ver o desempenho, se vai haver boost de performance ou não para a mesma velocidade de relógio, mas senão houver ou se esta for pouca e o cpu apenas tiver mais capacidade devido aos 2 cores extra parece-me dificil que apanhem um i7, que faz com bastante facilidade 3.8 Ghz para 24/7 e tem 8 threads, que não sendo 8 cores fisicos dão performance pelo menos idêntica caso o i7 tivesse 6 cores/6 threads como este AMD..
Tas a fazer muita futurologia. Vamos aguardar mais noticias
Eu acredito que estes bichinhos deiam luta ao i9.
 
Última edição:
O que me chama a atenção e acho que é a melhor aposta da AMD é produzir novos CPU's (mesmo que ligeiramente inferiores aos INTEL) mantendo o SOCKET. O que em termos de poupança (€€€€) serão sempre no mínimo uns 80€ a menos numa board nova, a INTEL vai ver-se sempre prejudicada pelo facto de uma mudança de CPU vai englobar a mudança de board, e em tempos de crise não me admira que muita gente prefira um pouco menos de performance mas + €€€ no bolso, ou em melhores componentes (+ RAM, SSD, gráfica + potente).

Para mim já lá vai o tempo em que o que interessava era + performance independente do preço, agora não,... e a minha próxima máquina será uma AMD, AM3 pq muito provávelmente se mais tarde aumentar a performance é só mudar o CPU.
 
Tas a fazer muita futurologia. Vamos aguardar mais noticias
Eu acredito que estes bichinhos deiam luta ao i9.

Não é futurogia é o raciocionio que se pode fazer com os dados disponíveis...
Pode lutar com i9 sim, até porque são cpu's para o mesmo cliente tipo à partida, mas a nível de performance.. Logo se verá.....
Mas mais uma vez espero estar enganado, ideal era que o i9 fosse comido à grande para obrigar a intel a lançar i10 com 8 cores/16threads com grande margem de oc e a bons preços, socket 1366 claro... O v-ray agradecia muito...
:D
 
Tópicos sobre Dúvidas e Suporte Técnico deverão ser colocadas na respectiva secção. As que forem colocadas neste fórum serão eliminadas. Veja o guia de participação acima para mais esclarecimentos.
Evite usar os tópicos existentes para pedir suporte.
 
Não será concorrente contra o Gulftown (Westemere 32nm) e seus 6 núcleos fisicos.
Tomando como base um sistema com 2 Xeon X5550 (8 núcleos fisicos) e 2 Opteron 2435 (12 núcleos fisicos) que possuem praticamente o mesmo clock, um AMD Thuban a 2,8GHz perderia ou empataria com um Core i7 860; dependendo da aplicação.
http://www.techreport.com/r.x/opteron-2435/x264-2.gif
http://www.techreport.com/r.x/opteron-2435/valve-vrad.gif
http://www.techreport.com/r.x/opteron-2435/pov-chess2.gif
http://www.techreport.com/r.x/opteron-2435/folding-total.gif
Até mesmo em x264 que é um codec muito bem otimizado para multiplos núcleos (pode usar até 36 deles em resolução 1080p) e que sobe de forma linear quando tem adição de mais núcleos, a AMD continua perdendo para Intel. Sendo a mesma arquitetura, se as aplicações não usufruirem dos 6 núcleos, o desempenho no mesmo clock será igual aos atuais Phenom II X4. Ou mesmo dos X2 no pior cenário.

Aliás, um Core i7 860 custará 284 dólares. Não acho que este Thuban em 45nm, caso venha a ver a luz do dia, seja capaz de ter um preço igual ou abaixo disto. A menos que a AMD queira ter prejuizo, o que tampouco seria sensato pois a Intel tem maior margem de alterar preços para baixo.

Bem, nem sei que preço ele terá. Quando ele tiver um preço e clock fixado, e demonstrado em reviews diversas o seu comportamento em função desktop, eu volto a comentar sobre ele. Até então são meras suposições com base nos atuais Istambul e Xeon Nehalem. Mas a principio um CPU de 6 núcleos da atual arquitetura da AMD é concorrente em desempenho a um Core i7 45nm com 4 núcleos fisicos e do mesmo clock.
 
Última edição:
Também não estou a imaginar que eles lancem um CPU com 6 cores em 45nm... esse tipo de "experiências" é mais para o mercado de servidores. Mas posso estar enganado.
 
Não é futurogia é o raciocionio que se pode fazer com os dados disponíveis...
Pode lutar com i9 sim, até porque são cpu's para o mesmo cliente tipo à partida, mas a nível de performance.. Logo se verá.....
Mas mais uma vez espero estar enganado, ideal era que o i9 fosse comido à grande para obrigar a intel a lançar i10 com 8 cores/16threads com grande margem de oc e a bons preços, socket 1366 claro... O v-ray agradecia muito...
:D

Pois é como eu.. ando a ver o que se vai passar pelo mesmo motivo.. renders! Muitos e cores e multithreading são mesmo bem vindos.

Agora para o comum utilizador vai ser sempre uma boa aposta, ainda por cima parece que a AMD vai-se ficar algum tempo com o mesmo socket, o que é o que realmente rende, eles que olhem bem para o que o 775 rendeu à Intel e ao consumidor como exemplo.
 
Também não estou a imaginar que eles lancem um CPU com 6 cores em 45nm... esse tipo de "experiências" é mais para o mercado de servidores. Mas posso estar enganado.

A Amd não tem muito para onde se virar. Nova arquitectura só em 2011 e 32 nm ainda está longe.
Por isso ou continuam a baixar preços ou aumentam o número de cores, provavelmente diminuindo o clock.

Eu por mim quantos mais cores, melhor. Duvído é que isso se aplique a mais de 90% do mercado.

E quem acha que o hexa core da Amd pode competir com o hexa core da Intel, a nível de performance, acho que está totalmente enganado.
Não o vejo nem chegar perto na maior parte dos casos, a não ser que aconteça um milagre na Amd a nível de clocks e o lançamento do Gulftown seja um autentico desastre.
 
AMD announces consumer 6-core CPU

Codenamed Thuban



We've written
about this before, but now it's official as AMD has confirmed that its six-core CPU codenamed Thuban will hit the consumer market in 2010, all the while being compatible with the current crop of AM3 and AM2+ motherboards.

Apparently, this 45nm CPU is an offshoot of the company’s upcoming six-core server CPU, Istanbul and will come with an integrated DDR3 controller, 3MB of L2 and 6MB of L3 cache. AMD also said that we should expect lower clocks than on current quad-cores, and while it’s been suggested that it’s due to the thermals, we’ll wait for the actual product before we say anything.

Curiously enough, we can’t shake the feeling that the name was maybe a typo, as we thought would’ve made more sense for Istanbul’s little brother to end up dubbed Turban – that coupled with the fact that it was announced on the Muslim holiday Eid ul-Fitr.

A Wikipedia entry reveals that CPU is named after “a star in the constellation of Draco” which was in ancient times revered as the North Pole star and we hope this gives AMD the “guiding light” they sometimes oh-so desperately need. Unfortunately, this star has since wandered off its ancient position and is no longer the North Pole star so it won't guide you anywhere, but fear not, as it will be back in position once again in the year 20346. Maybe then we'll see AMD looking down on Intel. (Just in time for the Duke Nukem Forever launch. sub.ed.)

This CPU launches in 2010 and will compete with Intel’s Gulftown, but the backwards compatibility might prove to be a significant edge.

Fonte:http://www.fudzilla.com/content/view/15619/1/
 
Back
Topo