Rune Factory Frontier é simultaneamente um jogo de simulação nas linhas de Harvest Moon, que lhe deu origem, e de Action-RPG desenvolvido pela Neverland/Marvelous Entertainment. Trata-se do primeiro jogo da série para uma consola caseira. O jogo saiu ainda em 2008 no Japão e está agora a sair na América, tem lançamento confirmado para a Europa por parte da Rising Star, que, infelizmente devido aos atrasos no lançamento dos Rune Factory's anteriores na DS (Rune Factory 1 DS só saiu na Europa em Fevereiro 2009) prevê o lançamento Europeu para Outubro de 2009. Plataforma: Nintendo Wii Developer: Neverland/Marvelous Editora: Marvelous Entertainment (JP), XSEED Games (US), Rising Star Games (EU) Datas de lançamento: Japão: 27 de Novembro de 2008 *já saiu* América do Norte: 17 de Março de 2009 *já saiu* Europa: 10 de Março de 2010 *já saiu* PVP: 49.99€ Features: Supporta 16:9 Widescreen e 480p Boxarts: Perguntas Frequentes: Sinopse: Mundo: Features: Screenshots: Videos: -> http://www.youtube.com/watch?v=pTAtKCXiSHM (FMV Opening) -> http://www.youtube.com/watch?v=y--8OdW6KwU (Official Japanese Trailer) -> http://www.youtube.com/watch?v=JKw8cquUYcU (Official US Trailer) -> http://www.youtube.com/watch?v=iTJ6gocgwT4 (Battle Gameplay) -> http://www.youtube.com/watch?v=Fjyjlg4qzhE (Character Interaction Gameplay) Mist: A vizinha do lado e a razão que trouxe Raguna a Trampoli. Amigável, acessivel e atenciosa mas aérea e por vezes estranha. Tem sonhos estranhos, ocasionalmente premonitórios em que age como medium. É a rapariga standard do jogo. Rosetta: Amiga de infancia de Mist que apesar de tudo a vê, por vezes, como rival. É filha do dono de uma general store o que faz com que tenha olho para o negócio. Normalmente amigável e bem intencionada, mas directa no que diz e por vezes áspera. Melody: A certa altura esteve numa jornada pelo mundo com o objectivo de apreciar as diferentes termas que este tinha para oferecer, mas decidiu fixar-se em Trampoli. Não se lembra dos seus pais. Lara: Enfermeira que veio para Trampoli com intenções de se tornar freira. Gentil e delicada, não brinca com a saúde e é ela que salva Raguna sempre que este colapsa, apenas para o reprimir depois. Bianca: Filha de um milionário chamado Viviaju. Mimada e indiferente ao que se passa à sua volta. A sua unica amiga e confidente é Tabatha a sua criada da qual Bianca tem alguns ciumes porque Tabatha sempre fez amigos mais facilmente. Não é fácil de a impressionar com a oferta de items pelo que é necessário falar muito com ela. Tabatha: Criada e a unica amiga de Bianca. Adora animais/monstros e gosta de os desenhar no seu tempo livre e sonha que um dia humanos, criaturas mágicas e monstros se dêem bem. Anette: A carteira da vila, rapariga alegre que carrega carrega uma mala que muitas vezes parece maior que ela. Tende a ser molestada por monstros no caminho das suas entregas pela sua baixa estatura, talvez precise da ajuda de alguém? Selphy: Uma geek otaku de livros que trabalha na livraria. Frequentemente se esquece de comer e dormir e é extremamente desarrumada. A sua personalidade é suave e gentil. Eunice: Filha dos donos da Pousada/Inn da vila, Turner e Rita pelos quais nutre um grande respeito. Adora cozinhar e fazer a lida da casa. Dependendo de certas acções do main player a sua morfologia poderá mudar devido à sua susceptibilidade e tendência de levar o que os outros dizem a peito. Cinnamon: De uma familia de académicos, quando pequena demonstrava talento intelectual latente por magia mas ao longo dos anos tornou-se preguiçosa e algo apática. Tal conduta fê-la atenuar algum do potencial que apresentava mas ainda assim é uma rapariga muito intelectual. vive na vidade com a sua irmã Candy e o seu avô Kanro. Não é muito sociável. Uzuki: De uma linhagem de samurais, treina todos os dias e sabe lutar, mas é assustadiça o que faz com que nunca consiga mostrar a sua tecnica da melhor forma. Veio a Trampoli acompanhada por Tsubute em busca do seu irmão mais velho. Black Iris: Tem a habilidade de comunicar com espiritos através do poder misterioso de uma canção. Partilha o nome e poderes com a sua irmã. O sitio onde vive e a razão da sua existencia está envolta em mistério. White Iris: Partilha o nome e poderes com a sua irmã, gosta muito de flores. Famitsu: 8/7/7/7 - 29/40 Nintendo Power: 7.5/10 GameZone: 90/100 Cheat Code Central: 84/100 IGN: 8.3/10
Rune Factory Frontier: FAQ 1 -- Onde arranjo as ferramentas standard? 2 -- Como fazer dinheiro depressa? 3 -- Como recupero RP? 4 -- Até que horas posso ficar fora de casa sem consequências negativas? 5 -- Como chego à Whale Island? Rega o "pé de feijão" que está à entrada da Clock Tower. Porque é que Whale Island não está no céu em certos dias? como chego lá nesses dias? No segundo feriado de verão é possível ter uma conversa com o Lute (na praça da vila) que permite criar um novo pé de feijão, desta vez em Lake Poli, tornando Whale Island acessivel em qualquer dia da semana Como abro portas trancadas em Whale Island? 6 -- De que me serve cultivar coisas em dungeons? Porquê as hortas? Então porquê cultivar na horta com a potencial mudança de estações? 7 -- Como fico apto a capturar monstros? Como trato/para que servem os monstros capturados? Aparei o Feno/Fodder mas quando vou à entrada do Celeiro/Barn do lado esquerdo é-me dito que não tenho Fodder, o que lhe aconteceu? Como obtenho/para que serve/o que faz o Elefante que tenho no Celeiro? - Construir o Celeiro, para tal falar com o Kross, 1.000g e 10 unidades de madeira (unidades de madeira requerem machado) - Explorar a Whale Island dungeon pouco além da zona onde encontraram a Melody pela primeira vez para desencadear a cutscene do elefante bébé - A seguir à cutscene o elefante estará no hall de entrada do celeiro, não é possivel interagir com ele. - No verão (verão do primeiro ano, se o celeiro for construído antes do verão) Tabitha e Bianca vêm para a cidade (a casa delas ficará a norte da casa do Erik) - Tabatha vai escrever uma carta a dizer que ela gostaria de ver os teus monstros/o teu celeiro, a resposta deverá ser afirmativa - Agora num dos dias 10, 11, 14, 26 ou 27 de Verão ir a casa da Bianca enquanto ela está lá dentro e desencadeia-se o resto (se isto for feito a Bianca fica na cidade após o Verão, em vez de se ir embora) 8 -- Como faço upgrade ao meu equipamento? Onde encontro Metais para a forja? Onde posso encontrar <inserir tipo de ferro>? - Scrap Iron: Pedras de qualquer dungeon, mediante uso do martelo nelas. - Iron: Primeiro segmento de Whale Island e as Green dungeon. - Copper: Segunda metade da Green dungeon e em Whale Island. Deixado pelo Boss de Green dungeon. Também pode ser encontrado em baús de Whale Island Fin e primeiros andares da Lava dungeon. - Silver: Lava dungeon, a começar no 3º andar. Também pode ser encontrado em baús no mesmo sitio. - Gold: Parte inferior de Lava dungeons. Deixado pelo boss de Lava dungeon. Também pode ser encontrado em pedras e baús da Snow dungeon. - Platinum: Pedras da Snow dungeon e Whale Island Floating Chambers. Deixado pelo ultimo boss de Snow Ruins. 9 -- Como cozinho? 10 - É feriado e não encontro o Lute, cadê ele?
Bom aspecto, de todos os Harvest Moons darei sem duvida prioridade a este a contar pelo feedback que tive da versão DS. Se chegar aos calcanhares dela (e tem aspecto disso) temos um óptimo RPG em mãos. EDIT: Tidbits:
ate que enfim o Harvest para Wii ^^ o Rune do DS é da hora e parece seguir a mesma ideia, a maioria dos harvest foram bom
Há um Harvest Moon para a Wii mesmo; o Tree of Peace (que ainda vem aí, mas no Japão já saiu há uns meses) e na Europa ainda saiu o Magical Melody que aí na América é jogo de GC (de 2006) mas a nós só nos chegou em Fevereiro 2008 Harvest Moons em 3D não me interessam muito, mas este sim
Nao sabia que tinha saido um nao, valeu pela informação Nao gosto muito dle em 3d tb , o do play2 nao gostei nao, o do 64 tb esse parece ser interssante pelo que agente viu no DS..XDD
Sim o da N64 tambem gostei. Na PS2... depende do harvest moon; o mais popular é a port do primeiro da GC, o Wonderful life; mas antes dele em 2001 tiveste o Save the Homeland e mais recentemente o Innocent Life (port da PSP) Mais um Scan: [clicar para ver maior] Devo dizer que estou impressionado com este jogo... Rune Factory na DS foi óptimo mas este está mais maduro, não aposta em representações chibi (usadas nos harvest moons e algo presentes no Rune Factory 2 DS) e o vibe que o jogo me no que toca à direcção artistica (e os graficos parecem acompanhar isso, parecem bons) é algo reminiscente do Zelda TP. A Marvelous esta geração e na Wii está em grande; desejo-lhes o melhor.
vamos ver, nao curti muito os 3d nao, pra falar a verdade os que eu mais vicei foi o do Super Nes, o harvest moon 3 do GBC e o mineral Tower do GBA o os dois rune do Ds curti muito, espero que esse sjea muito bom mesmo
Este jogo é outro exclusivo, certo? O que é um facto é que ultimamente quase todos os dias temos anuncio de anuncio de pelo menos um jogo interessante e não-shovel ware.
Harvest Moon... Não consegui jogar nenhum da GameCube, e sempre adorei esta saga. Tanta hora passei a jogar o da SNES e o da N64! Este tem um visual muito agradável, e tenho ouvido maravilhas sobre o Rune Factory da DS, se este conseguir ser melhor... temos jogo!