rx 580 crasha de forma random em jogos

pedrodbo

Power Member
Boas, desde que instalei a RX 580 AORUS XTR que reparei que esta gráfica crasha de vez em quando quando está em full load a jogar. Atenção não me aconteceu todos os dias, mas já me aconteceu 2-3 vezes. Estou a jogar e o ecrã fica preto durante uns segundos e volta passado uns segundos (parece que a gráfica reinicia). Não percebo porquê, temperaturas estão sempre nos 72-74º graus máximo, fonte é mais que suficiente (Seasonic 620w) e está 100% funcional, problema do monitor não é também de certeza. Será das drivers da AMD, devo aumentar o power limit da gráfica?

Atenção que isto não me acontecia nunca com a gráfica antiga há uns dias atrás (gtx 750ti) por isso será da gráfica nova. Eu quando instalei a rx 580 usei o DDU para remover drivers antigos e instalar os novos da AMD por isso também nao será daí
 
agora tive uma falha no sistema, ficou o ecra preto e não reiniciou....

tive que reiniciar eu...alguem me consegue ajudar?

EDIT: bem tive um blue screen com o erro THREAD_STUCK_IN_DEVICE_DRIVER e está relacionado com a gráfica...se alguem puder dizer o que fazer seria optimo. Era necessário actualizar a BIOS quando instalei a gráfica nova?
 
Normalmente não. Já tentas-te com drivers anteriores? Quando tinha a minha 270x, havia uma série de drivers que me impossibilitava de jogar o BF1. Tudo uma série qualquer de 17.xxx só me dava problemas. Procurei por antigos e voltei a instalar um de umas 6 ou 7 séries atrás até que funcionasse. Conntinuei assim durante bastante tempo até sair um novo que funcionasse bem.
Se eu fosse a ti experimentava vários drivers. Se mesmo assim não muda nada, então a gráfica poderá ser o problema. Mas é duro de poder constatar, porque é estranho o sistema inteiro crashar.
Não deve ser da fonte, mas não é impossivel que o seja.
Não deve ser da motherboard, mas igualmente, nada é impossível.
Coincidência enorme que isso não acontecia com a antiga gráfica, mas será o disco?

Seria bom experimentares com outra gráfica que seja igualmente moderna como a tua RX 580 para ter a certeza se vem ou não da gráfica.
 
@notario é suposto após dar update na BIOS me aparecer o ecrã para instalar o Windows 10 ou foi pela minha pen ter lá o ficheiro para instalar o Windows 10 na pen e se calhar o sistema deu Boo pela pen?


Eu fiz update da BIOS pq a versão que tinha era de 2014 e a mais recente era de 2016


Edit: sim foi por causa da boot priority
 
O que se tem de fazer é fazer update para a ultima bios da mb e da gráfica e instalar os drivers mais recentes. Se mesmo assim tiveres esse problema pode ser que tenhas algum ficheiro corrompido no windows ou entao algum componente avariado, se for esse o caso eu diria que ou é da motherboard ou da gráfica.
 
@palac3 duvido um bocado que tenha algum componente avariado só quando troquei de gráfica é que isto me começou a acontecer... No máximo a gráfica tem algum problema


Recomendas algum programa em especifico para ver os ficheiros corrompidos do windows? Ja tenho a versão mais recente da bios/gráfica e ja corri o SFC do windows e disse que tinha alguns ficheiros corrompidos mas não conseguia repará-los todos

Como é que vejo se é o disco já agora? Não percebo muito de troubleshooting admito hehe :D
 
Entao quase de certeza que é disso. Não sei, sei que existem muitas ferramentas de terceiros (windows revivers e repair tools) mas nao sei se realmente reparam ou fazem pior, eu formatava por sim por não.
 
Aqui: http://support.amd.com/en-us/download/desktop/previous?os=Windows 7 - 64

Mesmo assim eu tentava. Demora 20minutos no máximo a desinstalar os drivers que tens agora e a instalar um antigo. Se depois não der pronto. Mas é simplérrimo e vale a pena tentar.

Com a minha 270x sempre funcionou tudo perfeito até à versão 16.12.xx. Quanto comecei a instalar as versões 17.x.x, aí é que começou os problemas. Então andei com a antiga versão 16.12.2 uns valentes meses, tudo sempre na boa.
Depois de um tempo pensei que já devia estar resolvido, então instalei 17.6.1, e com essa versão já estava tudo bem também. mas entre 17.1.x e 17.3.x, não funcionava. Expermentei todos um a um, e nunca dava para jogar BF1 ou Mass Effect Andromeda. Fiquei bem contente por poder coninuar a jogar com o antigo driver.

edit: opa, tens aqui para windows 10. não tenho a certeza que no site da AMD se encontre para windows 10, vi que dava para windows 7 agora 10 não sei: http://www.guru3d.com/files-categories/videocards-ati-catalyst-vista-win-7.html

clicas em "read more" e em baixo depois tens os links diferentes para cada windows


abraço
 
Última edição:
Obrigado era isso, essa do windows 7 ja tinha encontrado mas obrigado por esse link do guru3d vou experimentado então

abraço

EDIT: @notario no forum da loja onde comprei o PC disseram me para instalar as 17.4.4 mas acabou por acontecer o mesmo e continua a crashar

Se calhar nao vale a pena mandar para a garantia? Ja falei com a loja vamos ver o que eles dizem
 
Última edição:
Tens a gráfica ligada como? Se for com HDMI, experimenta com outro cabo.

Tinha o mesmo problema com a minha RX 580 ligada por HDMI, mudei o cabo e nunca mais aconteceu.
 
@reiszink um dos monitores com HDMI outro com DVI-D. mas dava jeito conseguir ligar com HDMI e DVI-D porque nenhum dos meu monitores tem displayport (a grafica tem 3 conexoes DP)

de qualquer forma se não der para ligar com HDMI é uma bosta porque o Freesync so funciona no HDMI e nao no DVI-D. se eu comprar adaptador de HDMI para Displayport vai funcionar na mesma o Freesync certo?
 
Não estou a dizer para trocares de conexão na placa, mas sim o cabo por outro.

Eu continuo a usar a mesma saída de vídeo na placa, só troquei o cabo HDMI.
 
@reiszink Agora ao retirar os cabos da gráfica para trocar por outro não me dá imagem ao ligar o PC...

acho que nem está a dar boot o pc, as ventoinhas ligam-se e assim e a gráfica também se liga mas nao da mesmo imagem

gg
 
Última edição:
Back
Topo