RX100, NEX-F3, NEX-6 ou 650D?

Koky

Power Member
Boas

A minha HX5V despertou-me curiosidade por fotografia e agora já não me chega...

A ideia era uma DSLR - 650D, mas acho que as dimensoes iriam ser um grande entrave para eu andar com a máquina.

Assim ando a ver a RX100, ou uma das NEX. Neste momento estou inclinado para a NEX-6 mas o preço não me agrada.

Vi uma NEX-F3 a 399 com lente 18-55 e bolsa, e acho que já me arrependi de não a ter comprado.

Há assim uma grande diferença de qualidade de imagem entre as NEX que justifique a diferença de preço? A RX100 perde em qualidade de imagem para as NEX?

Obrigado pela ajuda
 
Há assim uma grande diferença de qualidade de imagem entre as NEX que justifique a diferença de preço?
Não, salvo erro se forem da mesma geração até têm o mesmo sensor portanto têm todas a mesma imagem.
A diferença de preço é pelos controlos e pelo viewfinder. Atenção que uma NEX não sai propriamente pequena, o corpo é mais pequeno que uma DSLR mas as lentes têm o mesmo tamanho.

A RX100 perde em qualidade de imagem para as NEX?
Obviamente. A RX100 usa um sensor com 1/4 da área.
http://www.dpreview.com/reviews/sony-cybershot-dsc-rx100/
Devido a isto não consegue a profundidade de campo curta que uma NEX pode ter (com lentes de grande abertura, a 18-55 não dá para isso), ou seja, retratos com fundo desfocado todo bonito, isolar sujeitos, etc. Mas pelo contrário cabe no bolso e pode ser levada para todo o lado.
 
Não, salvo erro se forem da mesma geração até têm o mesmo sensor portanto têm todas a mesma imagem.
A diferença de preço é pelos controlos e pelo viewfinder. Atenção que uma NEX não sai propriamente pequena, o corpo é mais pequeno que uma DSLR mas as lentes têm o mesmo tamanho.

Obviamente. A RX100 usa um sensor com 1/4 da área.
http://www.dpreview.com/reviews/sony-cybershot-dsc-rx100/
Devido a isto não consegue a profundidade de campo curta que uma NEX pode ter (com lentes de grande abertura, a 18-55 não dá para isso), ou seja, retratos com fundo desfocado todo bonito, isolar sujeitos, etc. Mas pelo contrário cabe no bolso e pode ser levada para todo o lado.

A Nex sai pequena sim, sai bem mais pequena que qualquer SLR, e as abjectivas tb são mais pequenas, a 18-55 da Nex é mais pequena que qq lente de kit existente numa SLR, mas como os corpos são minúculos até parece grandes! e nem falemos, por exemplo da objectiva 16-50mm pancake, ou da 35/1.8 que são bastante pequenas, e há ainda outro pormenor, o peso, noutro dia peguei no meu saco com a Nex-5, 18-55 e 16/2.8 e tive de o abrir porque pensei que estava vazio! isto ao fim de um dia a fotografar faz MUITA diferença!
 
A vantagem nas dimensões das NEX é não parecer máquina 'Pro', tornando-se menos intrusiva para terceiros, para além de ser mais fácil 'passar' a máquina em eventos [concertos, estádios, ..] onde a entrada de máquinas dslr é limitada/proibida.

Em termos de lentes acabam por ser mais compactas sim, mas a diferença não é muita.
A excepção é mais 16-50 que 'recolhe' mas não sei como é a qualidade da mesma. Com a 16mm fica praticamente uma máquina compacta, mas a lente em si é fraca em termos de qualidade.

Por outro lado a Nex f3 em termos de focagem acaba por ser relativamente 'lenta', tal como as Nex C3/5/5n e 7. No geral é mais que q.b. mas cenas de 'acção'/desporto complica.
As novas Nex 5R e 6 têm sistema de foco em princípio mais evoluído, mas não sei se há muita diferença. Uma dslr neste capítulo deve continuar a ser superior.
 
Obrigado pelas dicas.

Acho que vou mesmo ficar pela NEX-6, mas vou esperar até que o preço seja mais agradavel.

Depois vou ter de começar a estudar o assunto das lentes pois quero uma lente porreira para filmar e para retratos com fundo desfocado.
Cumps
 
Back
Topo