Ryzen 2600 @4ghz instável só quando arranca OS

eduardo007

Power Member
Boas pessoal.
Estou aqui com um problema estranho, quer tenha este menino a 1.3v ou 1.35v e o LLC a 1 ou 7, acontece algo estranho. Quando ligo o pc e arranca o OS ele às vezes crasha simplesmente, fica ecrã preto e a luz do rato a piscar. Agora se isto não acontecer ele nunca crasha e posso jogar dia todo jogos tipo Tarkov e Hunt Showdown que são super exigentes no CPU e ele aguenta na boa. Alguém já teve este problema? Ele simplesmente é instável quando arranca o OS, depois a jogar e horas no prime ele está na boa e fazer bump da voltagem para 1.35v e llc a 1 não resolveu.
 
Nao tens OC estável.
Aconselho uns benchs de cinebench para começar, de seguida testar por volta de uma hora com prime95, depois também tens a asus real bench. Se isto tudo passar, tens um OC solido.
Não é a jogar jogos que vais verificar se o teu sistema está estável.

E dizes que fazes horas de prime, em que settings?
 
Nao tens OC estável.
Aconselho uns benchs de cinebench para começar, de seguida testar por volta de uma hora com prime95, depois também tens a asus real bench. Se isto tudo passar, tens um OC solido.
Não é a jogar jogos que vais verificar se o teu sistema está estável.

E dizes que fazes horas de prime, em que settings?

Já fiz cinebench também e tudo ok, o prime95 fiz custom 12/12 fft com 15 min run cada fft
 
Tenta desligar fast boot e atualiza a bios para a ultima versão se ainda não o fizeste.
Pode acontecer que um sistema estável se comporte um bocado como estas a descrever ao inciar mas eu pessoalmente não considero isso assim 100% estável.
 
Tenta desligar fast boot e atualiza a bios para a ultima versão se ainda não o fizeste.
Pode acontecer que um sistema estável se comporte um bocado como estas a descrever ao inciar mas eu pessoalmente não considero isso assim 100% estável.

A minha board não tem fast boot, secalhar vou fazer update á bios. É que eu já vi meter voltagem não resolve o assunto. Eu ponho a correr horas o prime95 ou cinebench e ele é estável, é só mesmo no arranque do OS e é raro.
 
Ve isto e verifica se não tens mesmo fast boot ligado.
Que antivirus usas? Usas o WD ou alguma solução 3rd party?
E um ponto que me esqueci de mencionar, essa voltagem é muito puxada para ryzen para OC manual (mesmo na area de perigosa), já alguma vez tentastes determinar a voltagem maxima segura do teu chip para OC manual? É que podes muito bem estar a degrada-lo e isso do startup pode ser um sintoma disso.
 
Ve isto e verifica se não tens mesmo fast boot ligado.
Que antivirus usas? Usas o WD ou alguma solução 3rd party?
E um ponto que me esqueci de mencionar, essa voltagem é muito puxada para ryzen para OC manual (mesmo na area de perigosa), já alguma vez tentastes determinar a voltagem maxima segura do teu chip para OC manual? É que podes muito bem estar a degrada-lo e isso do startup pode ser um sintoma disso.

Eu testei até 1.35v(offset -0,75) mas eu tenho ele a 1.3v(offset - .1) e quando está em bench vai para 1.27v(llc 4) estável. É por isso que duvido que seja a voltagem. Não tenho antivírus e esse fast mode no windows está bloqueado para mim, está cinzento. Pelo que andei a ver são voltagens seguras. O plano de energia que uso é o Ryzen Balanced.
 
Para determinar a tua voltagam maxima segura para OC manual tens que fazer isto: (Se ainda não o fizeste)

-Reset your BIOS to stock. (Turn PBO if your CPU supports)

-Run prime 95 small FFT’s for 5 minutes with HWINFO64 open.

-Look for the SVI2 TFN value and see what it’s max was.
Make sure you reset the min/max/avg values after starting prime95 and look at the max value BEFORE stopping prime95.

Ou seja, a voltagem reportada pelo SVI2 TFN depois de 5 minutos no prime95 é a tua voltagem maxima segura para OC manual.
 
Back
Topo