Dúvida Ryzen 2700x + Aegis 3000 mhz

mythi

Power Member
Bom dia :)

Desta vez sou eu a precisar de uma ajudinha vossa.
Irei ter estes dois componentes, nunca tive ryzen e vou desta vez entrar nessa Gama, os produtos são:

- Ryzen 2700x
- Mobo Tuf b450-plus gaming

As memórias que tenho e que ia querer aproveitar do pc que tenho de momento são as G.Skill Aegis de 16GB (2x 8GB) DDR4 3000 mhz
F4-3000C16D-16GISB
Acham que vai haver algum problema na sua compatibilidade ou vão funcionar nessa frequência? Sei que tenho que ter a Bios actualizada e ativar o xmp, mas tenho ficado com dúvidas relativo a sua compatibilidade.

Desde já obrigado
 
Com um ryzen de segunda geração e uma chipset 4xx não deveras ter nenhum problema em atingir os 3000mhz mesmo que te calhe um cpu com um IC menos bom e apesar dos chips dessa ram não serem os melhores :)
 
Muito Obrigado pela informação :D

Eu tinha visto nessa lista de memórias, existia umas com números parecidos mas como não eram exatamente os mesmos
Espero que não haja problema pois vai ser difícil agora comprar umas novas.

Segunda feira em principio já devo ter a maquina e irei testar :P
 
Muito Obrigado pela informação :D

Eu tinha visto nessa lista de memórias, existia umas com números parecidos mas como não eram exatamente os mesmos
Espero que não haja problema pois vai ser difícil agora comprar umas novas.

Segunda feira em principio já devo ter a maquina e irei testar :P

Como correu? Queria um Ryzen 2700x com rams AEGIS de 3000 mas tenho medo que não consiga essa frequência, rams com samsung b die custam até 150 euros mais caras. (kits de 32GB)
 
Como correu? Queria um Ryzen 2700x com rams AEGIS de 3000 mas tenho medo que não consiga essa frequência, rams com samsung b die custam até 150 euros mais caras. (kits de 32GB)
Correu tudo bem consigo colocar a velocidade de 3000 mhz sem problema, activei o xmp do ryzen e ele automaticamente me colocou a padrão das memoria que é os 3000 mhz :)
Não testei ainda se dá para chegar aos 3200, pois estas memorias não têm dissipador e podem aquecer demasiado.
 
Boas mais uma vez,

Pelo desculpa de estar novamente a escrever neste tópico mas como também tem a ver com o assunto.

Ao fim de algum tempo de utilização, noto que não sei se é muito normal, a jogar é nesta altura de inverno, a temperatura do cpu anda na casa dos 85 graus.

O Ryzen 2700x vai apenas até aos 3.850/3.90 de frequência.
Não chegando a atingir o boost de 4.3.
Tenho que fazer alguma alteração na bios?
Estou com o stock cooler que o ryzen trouxe que pelo que tinha lido chegava para dar conta do assunto para ter uma temperatura até Boa.

Se me poderem dar uma ajuda :/

Obrigado ;)
 
@mythi
Isso não é normal, mesmo com stock cooler isso devia dar mais.

Para teres temperaturas tão altas com essas frequências baixas (para o cpu que é) algo está mal.
Ou tens o cooler/pasta térmica mal montados/aplicados ou então o cpu anda a receber demasiada voltagem.

Quando o cpu está em load atinge que voltagem?
Mexeste em alguns settings da board?
 
@mythi
Isso não é normal, mesmo com stock cooler isso devia dar mais.

Para teres temperaturas tão altas com essas frequências baixas (para o cpu que é) algo está mal.
Ou tens o cooler/pasta térmica mal montados/aplicados ou então o cpu anda a receber demasiada voltagem.

Quando o cpu está em load atinge que voltagem?
Mexeste em alguns settings da board?
Quando está em load ele atinge 1.5V ou um pouco mais.
Uma coisa que noto é quando estou algum tempo a jogar e que a temperatura aumenta, a frequência do cpu baixa, fica nos 3.8/ 3.7 .
Nos loadings de jogos é que o cpu chega aos 4.1.
Nunca tinha tido ryzen e achei isto um pouco estranho.
Quando tinha a board da msi com Intel na bios conseguia colocar a voltagem manual, agora com esta da asus não entendo muito bem como isto funciona que é um pouco diferente.
Está tudo em default :/

Isto foi tudo montado numa loja bastante conhecida , mas está tudo bem montado.
 
Última edição pelo moderador:
Quando está em load ele atinge 1.5V ou um pouco mais.
Acho que o problema é este^
Não deve ser normal toda essa voltagem num 2700X stock/default.
Por algum motivo o cpu deve estar a receber demasiada voltagem.

Se não quiseres andar a mexer/procurar muito na BIOS/UEFI experimenta fazer reset, na BIOS deve lá ter opção para fazer isso.
Se não tens a ultima versão da BIOS/UEFI, aproveita para depois de fazer reset também fazer update.


Se está tudo em default é estranho esse comportamento.
Algumas boards têm algumas opções para 'optimizar performance', tipo opções para aumentar performance no Cinebench. Poderá estar activo um desses perfis na BIOS, que forneça voltagem a mais ao cpu, não sei.
Faz reset à BIOS e depois update, como disse.


É normal a frequência ir baixando, com temperaturas tão altas o cpu faz throttling (reduzir automaticamente a frequência) para que a temperatura não aumente ainda mais e o cpu 'derreta'.

Não recomendo usares muito o pc em jogos ou outra coisa qualquer que puxe pelo cpu enquanto isto não estiver resolvido. Se o cpu está realmente com voltagem de 1.5v e mais, vai começar a degradar-se rapidamente.
 
Acho que o problema é este^
Não deve ser normal toda essa voltagem num 2700X stock/default.
Por algum motivo o cpu deve estar a receber demasiada voltagem.

Se não quiseres andar a mexer/procurar muito na BIOS/UEFI experimenta fazer reset, na BIOS deve lá ter opção para fazer isso.
Se não tens a ultima versão da BIOS/UEFI, aproveita para depois de fazer reset também fazer update.


Se está tudo em default é estranho esse comportamento.
Algumas boards têm algumas opções para 'optimizar performance', tipo opções para aumentar performance no Cinebench. Poderá estar activo um desses perfis na BIOS, que forneça voltagem a mais ao cpu, não sei.
Faz reset à BIOS e depois update, como disse.


É normal a frequência ir baixando, com temperaturas tão altas o cpu faz throttling (reduzir automaticamente a frequência) para que a temperatura não aumente ainda mais e o cpu 'derreta'.

Não recomendo usares muito o pc em jogos ou outra coisa qualquer que puxe pelo cpu enquanto isto não estiver resolvido. Se o cpu está realmente com voltagem de 1.5v e mais, vai começar a degradar-se rapidamente.
Tenho que fazer isso, será por ter o PBO activo?
Ele veio por default auto.
Será que influencia assim tanto as voltagens?
 
Olá!
Já tive essa situação aqui numa máquina para o escritório.

A solução foi mesmo o reset na BIOS e depois fiz o update para a ultima versão.
Depois fiz a configuração e ficou top!

Nota: Também tenho mais inclinação pela Intel, mas de facto com a AMD consigo ter sempre uma melhor solução preço/qualidade, visto que não procuro ter topos de gama , que para mim não irão ter aproveitamento. :)
 
Tenho que fazer isso, será por ter o PBO activo?
Ele veio por default auto.
Será que influencia assim tanto as voltagens?
Sim, então é disso.

Para ter isso activo deves fazer offset negativo da voltagem, para a voltagem não subir tanto.
O quanto não lembro ao certo, li no outro dia mas não lembro valores.

Se não tiveres noção de +/- quanto, não inventes, desliga o PBO e vai ler um pouco sobre o assunto.
 
A voltagem no 2700X é muito granular, tal como os seus clocks. Voltagens altas são comuns quando parte dos núcleos sobem acima dos 4GHz. Picos de ~1,5V são normais a acompanhar os picos de 4,3GHz single-core, por exemplo.
Agora, em situações de carga continua em todos os núcleos, ele deveria rondar os 4GHz (mais 50, menos 50) com menos de 1,3V.
Se isso mete 1,5V no CPU com todos os núcleos em carga e sem passar dos 3,9GHz, algo não está bem. Acho que ainda só vi all-core boost abaixo de 3,9Ghz no Prime 95 e no blender. E nunca com 85ºC.
Tens boa ventilação na caixa? A zona do socket recebe ar fresco?
Experimenta desligar o PBO e vê se tem algum efeito.
 
@mythi
Se percebes inglês, pesquisa no Google por 'Ryzen 2700 and 2700x owners club', vê o primeiro resultado e faz umas leituras pelos comentários das últimas semanas/meses.

Vais ver alguns resultados/configurações de pessoal que tem acima de 4.1GHz em todos os cores e temperaturas/voltagens decentes com o PBO.

Como disse, é preciso fazer offset negativo para teres voltagens boas/aceitáveis.
 
Quando sair do trabalho vou colocar o PBO em off, porque ele por default veio com auto
Como ainda não entendo muito bem destas bios com ryzen não quis nem quero estar a inventar :/
A minha caixa é uma Nox Hummer TG Preto LED RGB
Mais logo dou novidades de como ficaram as coisas ;)
Agradeço a todos pela ajuda :D
 
Última edição:
Cheguei a casa e vim testar então desligando o PBO, a temperatura ao fim de uma hora chegou aos 80c, e o clock do CPU ficou nos 3.8/3.75.
Lembrei me de retirar o vidro lateral da caixa e a temperatura parece "normal" por volta dos 65c / 75c a jogar, ficando com um clock de 3.9 / 3.85 ( para um Ryzen 2700x é o normal ? ) e em loadings durante o jogo ( BF V ) chegava aos 4.2.
Ao que parece é a caixa que tem um péssimo AirFlow... Claro que também penso eu, que visto que se trata de um stock Cooler que não faz milagres, mas acho que principalmente passa pela caixa.

Na Bios eu fiz a calibração das Fans, será que tenho que fazer algum ajuste manualmente?
 
Olhando para o topico... o meu 2600X tambem anda sempre no 1.40v e nos 4.1 4.2 raramente aos 3.9 e ta tudo automatico... como tenho um noctua D15 nunca me preocupei com as temperaturas mas também acho que nao é normal....
 
Secalhar já não vou a tempo mas essa board so tem 4 fases nas vrm, para um 2700x vao aquecer como uma fornalha.

Desculpem escavar este topico mas, tenho uma Aorus X470 com o mesmo CPU (e curiosamente a mesma ram) e em stress test do prime (small FFTs) as temperaturas da VRM MOS vao para os 110 (e provavelmente nao foi mais porque parei) eo CPU nuns calmos 65º.
Ja fartei de procurar e nao consigo encontrar o range de temps das VRM, cada um diz uma coisa diferente. :s
O CPU faz throttle caso as temps da VRM sejam demasiadas?

PS: Sei que os stress tests sao irrealistas e em uso comum nao chegam a tal.
 
Back
Topo