Problema Ryzen 3700x velocidade fan inconstante

patCRUZ

Power Member
Montei ontem o meu PC. Aparentemente correu tudo bem, mas reparei numa situação que me está a chatear. A ventoninha do cooler do CPU, parece erratica... faz demasiado barulho e acelera, desacelera do nada, durante a utilização normal. Basta abrir um browser, copiar um ficheiro, etc.

A motherboard é um Gigabyte b450 Pro e o cpu é um 3700X.

O coolor é o que vinha de origem.

De todo o sistema actualmente o que se ouve mais é o cooler do CPU e faz bastante barulho.

O que pode ser?
 
Quando montei o meu cooler no meu 2600 só lá ficou uma semana, fazia barulho que era por demais.
Na BIOS tens as definições do cooler automatizadas ou manuais?
 
O cooler como referi é o que vem de origem com o 3700x. Pessoalmente estou a achar ruídoso.

Ainda está tudo em auto... Já alterei do modo "normal" para o modo "silent", mas a situação mantém-se. Ocorrem na mesma pequenas acelarações na ventoinha, do nada, em idle ou a fazer tarefas simples, embora o ruído pareça menor no modo "silent".

Que parâmetros meto se colocar em manual?
Conseguem dar uns valores de referência?

A caixa é uma Phanteks P400S, tem as fans de origem. Uma a meter ar a frente e outra a tirar na parte de trazeira.
 
Última edição:
O cooler como referi é o que vem de origem com o 3700x. Pessoalmente estou a achar ruídoso.

Ainda está tudo em auto... Já alterei do modo "normal" para o modo "silent", mas a situação mantém-se. Ocorrem na mesma pequenas acelarações na ventoinha, do nada, em idle ou a fazer tarefas simples, embora o ruído pareça menor no modo "silent".

Que parâmetros meto se colocar em manual?
Conseguem dar uns valores de referência?

A caixa é uma Phanteks P400S, tem as fans de origem. Uma a meter ar a frente e outra a tirar na parte de trazeira.

Boas amigo montei um sistema parecido, e realmente o cooler é muito ruidoso, no entanto ao montar as ventoinhas frontais noctua a coisa melhorou um pouco não sendo totalmente satisfatorio, para ser sincero ainda nao mexi na fan curve e pelo que investiguei é o mais acertado, no entanto a curto prazo se quiseres acabar com esses picos tao frequentes, metes tudo em silent, e vais as opções de energia e limitas a velocidade maxima do processador a 99%, e ele deixa de ter esses picos, isto é uma solucao a curto prazo, se quiseres orientar tudo já é a fan curve , controlando as temperaturas
 
Não há uma opção na BIOS/UEFI ou um programa/app da Gigabyte que faça calibração da curva da ventoinha automaticamente (fan tuning)? No meu caso, o AI Suite da ASUS tem feito bem essa calibração em motherboards B350/X370/A320.
 
Obrigado pelas várias sugestões.
Acabei por ajustar na bios a curvatura da fan do CPU.

Por agora deixei desta forma e parece ter melhorado.

qpWrQAD.jpg


Já não ocorrem as tais acelerações da ventoinha.

Não tenho feito um controlo apertado e ainda não fiz nenhum stress test, mas em idle parece andar normalmente pelos 45º e vai tendo uns picos aos 55º nalgumas tarefas. A jogar anda nos 70/72º e aqui já começo a achar de mais... Mas se aumento a rotação já acho que faz muito barulho acima dos 70%.
 
Está boa essa curva? Se estiver vou fazer no meu também.

Aparentemente sim... Ainda continuo a usar e pelo menos não faz-me tanta confusão o barulho e rotação inconstante da ventoinha.

Embora agora tenha surgido um problema inesperado, mas acho que não estará em nada relacionado:

https://forum.zwame.pt/threads/blue-screens-a-torto-e-a-direito-build-nova.1039397/#post-16077939


Porque é que não mudas a ventoinha, ou mesmo o cooler?
Porque foi uma build nova, passei o orçamento inicial e não estava a contar ter que gastar num cooler novo...
Muito seguramente vou-o fazer, mas como agora também vem ai uma altura mais fria, vou ver se as temps estabilizam e consigo reduzir nas rotações sem penalizar na temp.
 
Aparentemente sim... Ainda continuo a usar e pelo menos não faz-me tanta confusão o barulho e rotação inconstante da ventoinha.

Embora agora tenha surgido um problema inesperado, mas acho que não estará em nada relacionado:

https://forum.zwame.pt/threads/blue-screens-a-torto-e-a-direito-build-nova.1039397/#post-16077939



Porque foi uma build nova, passei o orçamento inicial e não estava a contar ter que gastar num cooler novo...
Muito seguramente vou-o fazer, mas como agora também vem ai uma altura mais fria, vou ver se as temps estabilizam e consigo reduzir nas rotações sem penalizar na temp.
Só a ventoinha é barato.
 
Isso é uma questão de calibrar correctamente a curva da ventoinha e/ou melhorar a ventilação da caixa. E a não ser que tenhas o PC em cima da secretária ou sejas muito sensível a ruído, acho que estás a exagerar ao dizer que a jogar/a 70% já é demasiado ruidoso.

Aqui discutem-se temperaturas do 3700X.
 
Tenha o PC em cima da secretária... E sou meio sensível... mas o que incomodava mesmo era a variação, não sendo constante é mais difícil de criar um hábito...

Por acaso a minha mulher já sugeriu-me a meter o PC no chão, mas isso foi porque ela não quer aquela coisa lá em cima à mostra de toda a gente... Se calhar mato dois coelhos duma cajadada... :rofl:
 
Última edição:
Eu considero-me bastante sensível ao ruído de ventoinhas, já tive um Ryzen 1700 (95W) + Wraith Spire e achei o ruído bastante aceitável com o CPU a 100% (mas não tinha o PC ao lado/em cima da secretaria).

O 3700X (65W) + Wraith MAX tem tudo para ser ainda mais silencioso: os heatpipes transferem calor mais rapidamente que o núcleo/cilindro central de cobre do Wraith Spire, pelo que à partida seria necessária menor velocidade da ventoinha para dissipar a mesma potência calorífica. Esta review parece confirmar a minha intuição (no entanto, é usado um Ryzen 1600X).

Eu continuo a achar que conseguirias o que pretendes só com o ajuste da curva da ventoinha. Nota que, quanto mais inclinada (mais vertical) for a curva em certas gamas de temperatura, maior será a sensibilidade à temperatura.
 
Estou a fazer hijack desta thread para não criar uma nova, porque tenho um Ryzen 5 3600 com cooler stock e tenho o mesmo problema. Basta estar no Windows e fazer uma operação qualquer ou abrir um site, e a ventoinha acelera e abranda, acelera e abranda, constantemente, fazendo um zumbido audível. Ainda por cima parece que faz reverberância com a caixa em certas frequências enquanto sobe e desce e ouve-se mais ainda. Não me importo que esteja ligada mas preferia que fosse mais constante. Devo ajustar a curva na BIOS?
 
Em princípio sim... Eu consegui minimizar o problema. Entretanto já fiz uns ajustes na curvatura, mas segue como guia a imagem q coloquei mais a cima.

Vai depender um pouco do airflow da caixa e da relação ruído/temp.

O que eu fiz foi subir a rotação mínima base e minimizar a diferença entre os pontos de variação. Até aos 55 graus está sempre nos 50% de rotação e depois disso e que subo até aos 65% de rotação. Acima dos 70 roda a 100%.

Os 55 graus foi a temp. média que fui registando dos picos do CPU nas pequenas tarefas q ia fazendo e serve apenas de referência.

Não sei se é o ideal desta forma, mas foi como consegui minimizar o problema.
 
Back
Topo