Dúvida Ryzen 5 3600 - Barulho exagerado de ventoinha?

kornest

Power Member
Boas Malta.

Desde Novembro, que adquiri um novo desktop e até à pouco tempo, estava bastante contente com ele.
As specs principais são:
  • Ryzen 5 3600 com stock cooler
  • Asus TUF B450 Pro
  • Nvidia RTX 2070
  • 1 ventoinha traseira e 2 frontais
  • (caso seja necessário mais info digam)
Desde à um tempo para cá, que cada vez que navego no browser ou de cada vez que saio de um jogo, a ventoinha faz um barulho de 3 em 3 segundos, tipo a acelarar e a desacelarar, e começa a ser irritante, pois começou agora à pouco tempo.

As temperaturas são as que se deveriam esperar de um CPU Ryzen, já experimentei os vários profiles de ventoinha e continua igual

Algum feedback ou maneira de resolver?

Obrigado desde já
 
Acho que isso e um bocado cronico nesses coolers esse ruido de acelaracao, provavelmente ele passa uma certa temp e aumenta/diminui a velocidade da fan.

Acho que resolver isso so investindo msm num CPU cooler aftermarket.
 
Acho que isso e um bocado cronico nesses coolers esse ruido de acelaracao, provavelmente ele passa uma certa temp e aumenta/diminui a velocidade da fan.

Não me parece que seja isso, não é o cooler que geralmente controla a aceleração.

@kornest será algum conflito de software a controlar a fan?
Dois a tentar gerir em simultâneo?

Desinstala todo o software que tenhas e confere.

Algumas bords da Asus permite também defenir um tempo de reação da temperatura, mas testa primeiro sem nenhum software.
 
Tenho o mesmo processador e também noto isso. Às vezes do nada a ventoinha sobe imenso as rotações e parece um avião. Eu penso que esteja relacionado com a temperatura, mas de qualquer forma já estou a pensar comprar um cooler porque torna-se muito irritante
 
Isso e do controlo PWM que os fabricantes Mb's fazem, a certa temp aquilo ta programado para estar a X velocidade , qd passa/chega a essa temp a fan passa tipo de 20% para 60%, e ouves o arranque isto e um exemplo e depende do que esta programado pelo fabricantes...

E como as Bios das graficas tem estes valores ja definidos, mas MSI afterburner permiti controlar com o teu perfil...

Mas ate pode ter um cooler com fan defeituosa, nos nao tamos a ouvir simplesmente e o que acontece.
 
Isso e do controlo PWM que os fabricantes Mb's fazem, a certa temp aquilo ta programado para estar a X velocidade , qd passa/chega a essa temp a fan passa tipo de 20% para 60%, e ouves o arranque isto e um exemplo e depende do que esta programado pelo fabricantes...

E como as Bios das graficas tem estes valores ja definidos, mas MSI afterburner permiti controlar com o teu perfil...

Mas ate pode ter um cooler com fan defeituosa, nos nao tamos a ouvir simplesmente e o que acontece.

Já tentei gravar com o telemóvel para ver se conseguiriam ouvir, mas apenas ouve-se mais o som da ventoinha do que propriamante o que me estou a referir. Isso faz sentido sim, mas faz sentido ela estar de 3 em 3 segundos a acelerar e a desacelerar, caso esteja no browser por exemplo a ver sites como reddit ou youtube, ou até ter mais que 4 abas abertas?

Não me parece que seja isso, não é o cooler que geralmente controla a aceleração.

@kornest será algum conflito de software a controlar a fan?
Dois a tentar gerir em simultâneo?

Desinstala todo o software que tenhas e confere.

Algumas bords da Asus permite também defenir um tempo de reação da temperatura, mas testa primeiro sem nenhum software.

@DiogoAntunes que tipo de software te referes por exemplo?

O único que tenho instalado que me parece ser relacionado com isso, é o AI Suite 3
 
O único que tenho instalado que me parece ser relacionado com isso, é o AI Suite 3

Esse é um que permite controlar a curva.

Como disse mete tudo em defaut, e desinstala, mete a bios tambem em defaut e testa (salva o perfile primeiro para depois poderes restaurar).

Se continuares com problemas, no proprio AI Suite 3 (eu tenho isso para uma board com quase 10 anos, é mesmo esse?)
tens a opção FAN Xpert 3 -> CPU Fan -> Fam Spin Up/down time , controlar esses dois valores deve prevenir o ruido que descreves.

edit, é mesmo o AI Suite 3, fogo ainda é esse XD
 
A fan alterar constantemente a velocidade é normal nos Ryzen e já muita gente se queixou do mesmo.
O que acontece é o cpu variar muito os clock`s/temps e a fan acompanha essa subida/descida.
Eu alterei a curva na bios para uma linha na horizontal até aos 60º graus +- e já não tenho esse problema.
Até porque a ligação do cpu fan controla a bomba de agua e metade das fans.
 
A fan alterar constantemente a velocidade é normal nos Ryzen e já muita gente se queixou do mesmo.
O que acontece é o cpu variar muito os clock`s/temps e a fan acompanha essa subida/descida.
Eu alterei a curva na bios para uma linha na horizontal até aos 60º graus +- e já não tenho esse problema.
Até porque a ligação do cpu fan controla a bomba de agua e metade das fans.

E em relação à temperatura do CPU, estás contente com os resultados?
 
Sim, agora as fans/bomba não alteram a velocidade até passar os 60º graus.
Como a jogar não chega a essa temperatura, as fans estão com as rpm`s quase no mínimo, o que é benéfico para os meus ouvidos.
De ressalvar que tenho watercooling e 3 radiadores.
 
Back
Topo