Ryzen 5 3600 Temperaturas

Ricardo Novais

Power Member
boas a todos .. a pedido de um colega meu , ele tem um Ryzen 5 3600 com stock cooler e ele disse-me hoje que as temperaturas dele aumentaram muito .. ele sem estar a fazer nada chega aos 60 graus e a jogar é 80/85 graus.
o que poderá ser ? pasta térmica ? ele diz que já não mexe naquilo á provavelmente 1 ano.
 
o meu 3700x com stock cooler está exatamente igual, mudei a pasta e mesmo assim nada, a solução é comprar um cooler decente
 
Infelizmente devido ao calor essas temperaturas são normais.
Eu tenho 1 CPU igual e as temperaturas são essas para stock cooler ou ate mesmo air cooler devido a temperatura ambiente. a solução definitiva para quem não se quiser chatear mais e comprar um WaterCooler a mim resolveu me o problema. 29/30 em idle e 71/73 Max em jogos.
 
Nunca usei stock cooler nos meus Ryzen, mas isso é demasiada temperatura mim.
O meu em idle está assim e a jogar anda nos 55/58º graus ( custom watercooling).
 
o rapaz já trocou de cooler , foi para um watercooler e pelo que já me disse em idle fica nos 35/38º graus e a jogar não chega aos 60º graus.
Desde já muito obrigado pela ajuda que lhe deram.
 
Não precisava de watercooling como disseram aí, há coolers a ar mais eficazes do que os chamados "watercooler" que muitas vezes são os AIO.

O meu 3600 com um coolermaster de 30€ faz idle de 32 graus, em jogo 50-55 graus e em 100% load chega aos 65 graus.

Como vez, não é preciso gastar uns fortuna para ter boas temps.
 
Não precisava de watercooling como disseram aí, há coolers a ar mais eficazes do que os chamados "watercooler" que muitas vezes são os AIO.

O meu 3600 com um coolermaster de 30€ faz idle de 32 graus, em jogo 50-55 graus e em 100% load chega aos 65 graus.

Como vez, não é preciso gastar uns fortuna para ter boas temps.

Desligaste o Precision boost certo? E quando digo precision boost não é o PBO (precision boost overdrive), Todos os zen2 oscilam cerca de 20C em idle, só se estiveres a falar da temperatura mínima.
No meu caso oscila constantemente entre 35c e 55c em idle, já tive vários zen2 e são todos igual.
 
Para ver as temps reais do Ryzen 5 3600 usa o ryzen master, o meu a nunca passa dos 75 em jogos com stock cooler, o msi afterburner tambem me confirma isso, passo horas a fio 4.2GHz e nunca passa dos 75.

Software como hwinfo ou core temp nao dao temps reais para zen 2, pelo que tenho lido é este o consenso. O core temp dava - me 95°c e o hwinfo la perto.
 
Esse deve ser mais quentinho que o meu 2600. A jogar nao me passa dos 60c com stock cooler.


Cumps

Eu ja ganhei medo e comprei um Arctic Freezer 7 X, desci de 75c em jogos e 95c em prime para 60/80 respetivamente, estou muito mais descansado, secalhar ha melhores solucoes mas por 20 euros este modelo é excelente para substituir o wraith stealth.
 
Eu ja ganhei medo e comprei um Arctic Freezer 7 X, desci de 75c em jogos e 95c em prime para 60/80 respetivamente, estou muito mais descansado, secalhar ha melhores solucoes mas por 20 euros este modelo é excelente para substituir o wraith stealth.
Ainda assim nao acho normal. Cpu quer se é a menos de 60c. Sempre que possível. Se a pasta térmica foi trocada e tem cooler como deve ser nao existem motivos para aquecer tanto.
 
Ainda assim nao acho normal. Cpu quer se é a menos de 60c. Sempre que possível. Se a pasta térmica foi trocada e tem cooler como deve ser nao existem motivos para aquecer tanto.

Eu tenho OC a 4.2Ghz em todos os cores (nao confundir com o turbo para 4.2Ghz que se nao me engano é só um core) com PBO ligado que ainda puxa os cores até 4.5ghz quando há necessidade. Consigo baixar as temps em 10/15c se desligar PBO e ligar o AMD cool and N quiet mas comprei o cooler exatamente para ter habilidade de ter mais performance com temps aceitáveis.
 
Como é que tens OC manual e PBO ativado? OC manual tens que trancar a voltagem fazendo com que PB2 e PBO não sejam possíveis

Eu nao mexi em voltagens, é tudo OC genie da MSI dentro da bios e o PBO funciona

Isto sao os meus números
ZAlzsBK.png


Observo o boost em benchmarks como userbenchmark ou cinebench, em situações de carga normal ou mesmo jogos mantem-se sempre nos 4.2Ghz.

Edit: Só para acrescentar que a opcao de PBO que escolhi na minha board nao foi "enabled" ou "auto", mas sim "Enhanced mode 4"
 
Última edição:
Back
Topo