Ryzen 9000 series owners (granite ridge)

Canvas

Power Member
Decidi criar este fórum para todos os que possuem um CPU Granite Ridge e querem tirar o máximo partido dele.
Ao partilharmos ideias, aprendemos uns com os outros. Naturalmente, quem não possui estes CPUs também é muito bem-vindo.

Gostava de saber que rigs têm (hardware) e que settings têm.

Partilhem imagens das bios, cpuid's, benchmarks etc...

Obrigado.

Tenho este CPU há apenas dois dias e já estou impressionado com o potencial de overclock que ele oferece.

Consegui aplicar um undervolt (sem PBO) com vcore em 1.158V e frequência de 5400MHz (all core), refrigerado por um NH-D15, mantendo temperaturas aproximadas de ~45 °C.

Acredito que deve haver gente por aí a conseguir 5900MHz a 1.20V — adoraria receber algum feedback ou comparações.

Corri o Cinebench R20 por 3 loops e não tive erros. Claro, isso não garante estabilidade total, mas com alguns tweaks, acho que chego lá. Ah, e deixei o PPT e o TDP limitados a 120W.

Última edição:
Usa o PBO e CO, estás a perder performance com esse método "antigo".
mas eu não gosto da ideia de ter cores a subir e a descer a frequência. Prefiro ter um core clock mais baixo mas fixo do que ter 5900MHz que de vez em quando vai para 3.7GHz ou menos. Eu experimentei o PBO no meu 5900x e não gostei. Reconheço que é uma ferramenta boa mas não é para mim. Dito isto, ainda assim gostava de saber que settings vocês têm com ou sem precision boost overdrive.

São o esperado, só deves ter EXPO activado.

llI75ED.png

Como tens um dual CCD, a tua bandwidth vai ser bastante superior mas consegues baixar substancialmente a latência.

Se te quiseres entreter:

São o esperado, só deves ter EXPO activado.

Como tens um dual CCD, a tua bandwidth vai ser bastante superior mas consegues baixar substancialmente a latência.

Tens uma latência consideravelmente inferior... Eu conhecia era o DRAM Calculator for Ryzen do 1usmus mas estas ferramentas desconhecia. Vou experimentar. Obrigado por partilhares.

Última edição:
eu pus no meu 9950x3D, mas apenas porque uso liquid metal e a frame ajuda a evitar que o mesmo va para os smd que se encontram expostos... tirando isso não vejo vantagem nenhuma

Back